Buscar

Esportes e Jogos: História e Tipos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*ESPORTES
 
 
Sabe-se que o esporte moderno surgiu no século XVIII e veio da transformação de jogos populares realizados com outros significados, como por exemplo, celebrações públicas, festas de colheita etc.
A partir do século XIX e XX devido ao crescimento das cidades e a industrialização, as classes burguesas e emergentes, criaram novas modalidades ou se organizaram e criaram as federações.
Com a organização das federações, as modalidades se tornaram esportes com regras pré-estabelecidas, criaram-se equipes e essas equipes começaram a participar de competições.
A partir do século XX o esporte serviu como demonstração de poder político de alguns países e atualmente tornou-se um dos maiores fenômenos econômicos do mundo, sendo responsável por grande mobilização de pessoas e de dinheiro e alvo importante de exposição nos meios de comunicação.
 
ESPORTES: são práticas de cunho individual ou coletivo, em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e profissional.
 
Para a prática esportiva são exigidas condições especiais no que diz respeito a locais e equipamentos, por exemplo: campo, piscina, pista, ringue, ginásio, bicicleta, bola, etc.  
Os esportes são atividades bem elaboradas, que podem ser individuais ou coletivas, com regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. Suas regras não podem ser alteradas, pois são universais. A medida que adaptamos as regras de um esporte ele passa a ser jogo. Nos esportes, os atletas sempre estarão uniformizados, e sempre há benefícios, medalhas, troféus ou dinheiro. Nas Olimpíadas, Copas do Mundo, as regras são iguais para todos, e os participantes são obrigados a aceitá-las.
A busca pela vitória e a competitividade também sempre estarão presentes nos esportes. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo bem claro é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Nas aulas de educação física, tanto as atividades esportivas como os jogos e brincadeiras são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Seja individual, seja em equipe, os esportes estão entre as principais atividades físicas praticadas pelo homem moderno. As modalidades dos esportes mais comuns variam conforme a região, pois as condições climáticas influenciam bastante a prática. Na China, por exemplo, o esporte mais popular é o tênis de mesa; na Austrália, é o rúgbi; no Quênia, é o atletismo; e no Canadá, o hóquei no gelo. Já no Brasil a paixão nacional é o futebol, uma das práticas esportivas mais populares do mundo.
O gosto pelos esportes reúne, periodicamente, os principais atletas de diversos países. Com origem na Grécia, por volta de 770 a.C., os Jogos Olímpicos acontecem a cada dois anos, revezando-se entre Olimpíadas de Inverno e Verão, e contam com a participação de aproximadamente 200 países. Outro evento popular do esporte, em especial no Brasil, é a Copa do Mundo de Futebol, que acontece a cada quatro anos e reúne 32 seleções.
 
TIPOS DE ESPORTES:  
1-Esportes Coletivos: sua prática requer a participação de duas ou mais pessoas em oposição a outra equipe. Ex: Voleibol, basquetebol, futebol, etc.
2-Esportes Individuais: são aqueles onde só competem um adversário em oposição a outro adversário. Ex: Ciclismo, natação, boxe, etc.
3-Esporte de Aventura ou Esporte de Natureza: aquele que implica em alto nível de risco físico, por ser praticado em condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes. Para alguns é sinônimo de esporte radical, mas para outros restringe-se às modalidades de alto risco praticadas em contato com a natureza. Ex: Paraquedismo, surf, alpinismo, etc.
4-Esporte Radical: aquele que implica em alto risco físico, incluindo as modalidades praticadas em zonas urbanas. Ex: Skate, parkour, automobilismo, etc.
5-Esporte de Alto Rendimento ou Esporte de Alta Performance: é praticado com o objetivo principal de alcançar o desempenho máximo, mediante o estabelecimento de desafio dos próprios limites na busca de vitórias e de recordes e, em alguns casos, com finalidades econômicas e/ou políticas bastante claras. A prioridade é oferecer espetáculos como fonte de entretenimento ao público (daí a necessidade de buscar resultados). Ex: Todos os esportes.
6-Esporte Amador: aquele praticado por amor ao esporte, sem remuneração. Ex: Todos os esportes.
7-Esporte de Inverno: são esportes praticados na neve ou no gelo. Ex: Esqui alpino, hóquei no gelo, patinação artística, etc.
*JOGOS
 
A arqueologia registra a presença de competições e jogos desde 2600 a.C.. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.      
 
JOGOS: são atividades que podem ter uma flexibilidade maior nas suas regulamentações, ou seja, as regras podem ser adaptadas em função das condições de espaço, material disponível, número de participantes, etc.
 
O jogo transita entre a brincadeira e a competição. Há momentos que ele será lúdico, outros que será competitivo. A principal característica do jogo é o poder de adaptação das suas regras.
Exemplo: No jogo de futebol, num campinho, no final de semana, as regras devem ser ditas antes de começar o jogo para que não haja desentendimentos. Mas elas serão determinadas de acordo com os participantes.
Podem-se incluir como jogos, as brincadeiras regionais (ex: pular corda e passa-anel), os jogos de salão (ex: dentro e fora e esconde objeto), de mesa (ex: pega-varetas e dominó), de tabuleiro (ex: xadrez e damas), de cartas (ex: uno e pôquer), de rua (ex: esconde-esconde e cabo-de-guerra), eletrônicos (ex: playStation 4 e Xbox One),  bem como as brincadeiras infantis de modo geral (ex: amarelinha e adoleta).
 
CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS:
1-Competitivos: têm como principal finalidade estimular a competição entre os participantes de forma educativa, ensinando às crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim trabalhar por um objetivo em comum. Ex: briga de galo e estafetas.
2-Cooperativos: são jogos que têm por objetivo despertar o espírito de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre os participantes, libertando da competição, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa nesse jogo, e sim o processo como um todo, reforçando a noção de grupo. Ex: queimada cooperativa e vôlei de lençol.  
3-Jogos Pré-desportivos: são aqueles que requerem destreza e habilidades próprias dos desportos (deslocamentos, lançamentos, recepções, etc.). A sua prática é recomendável como preparação para as crianças que começam a praticar qualquer desporto, já que lhes proporcionam uma série de recursos físicos e técnicos. Ex: queimada e jogo dos sete passes.
4-Sensoriais: são jogos que trabalham com sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato), capazes de desenvolver nas pessoas o sentido da ordem, do movimento, da simetria, da harmonia, do equilíbrio, ritmo, forma, cor, tamanho, etc. Ex: cabra cega e música mágica.
5-Teatrais, Dramáticos ou de Interpretação: são utilizados no teatro, sejam dramáticos (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Ex: trava-línguas e imagem e ação.
*BRINCADEIRAS
 
O brincar sofreu diversas mudanças com o passar dos séculos devido ao progresso das grandes cidades e a mudança de hábitos da educação da civilização. Desde os primórdios da história da humanidade, o brincar é uma atividadedas crianças e dos adultos, porém sua realização perdeu seus vínculos comunitários com o passar do tempo tornando-se individual.
A brincadeira é uma parcela importante da vida da criança, é a partir dela que a mesma constrói sua personalidade, desenvolve suas capacidades físicas, verbais e intelectuais, e tem a possibilidade de tornar-se um adulto equilibrado, consciente e afetuoso.
BRINCADEIRAS: são atividades lúdicas com ou sem regras pré-estabelecidas e sem objetivos definidos.
 
As brincadeiras que foram criadas regras e institucionalizadas, viraram um esporte.
As brincadeiras produzem alegria, divertimento, desenvolvimento e são a principal ocupação infantil. Têm o fim em si mesmas, ou seja, se brinca por brincar, apenas pelo prazer, são espontâneas, não têm hora de começar ou terminar, não visam resultados, não se preocupam com a razão ou com a sua formatação, apresentam ausência de tensão, liberdade na sua construção e enorme dimensão simbólica, criando ponte entre os mundos: imaginário e real. As brincadeiras distinguem-se dos jogos por terem regras simples e flexíveis, não se necessitando de quadras, tabuleiros, instruções, treinamento, peças ou dispositivos especiais para delas se participar. No mais das vezes, devido à sua simplicidade, as brincadeiras são feitas por crianças, somente umas poucas, como a mímica, são, ocasionalmente, realizadas, também, por adolescentes ou adultos. É através delas que a criança apropria-se do mundo, relaciona-se com as pessoas e objetos ao seu redor, aprendendo o tempo todo com as experiências que pode ter. A brincadeira de criança, por ser livre de regras e objetivos pré-estabelecidos, é solta e despreocupada, o que proporciona uma certa liberdade.
 
EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS: Plantar bananeira, carrinho de mão, fazer o colega dar risada, olhar no olho do colega sem piscar, estátua, mímicas, pião, pipa, brinquedos cantados, pular corda, brincar de boneca, passa anel, ciranda, esconde-esconde, pega-pega, cabra cega, etc.
 
Observação: Fazendo distinção entre jogo e brincadeira pode-se dizer que o jogo é a atividade com regras que definem uma disputa “que serve para brincar” e brincadeira é o ato ou efeito de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo (objeto utilizado para brincar) ou jogo.

Continue navegando