Buscar

ATIVIDADE 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 3 (A3)
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Destarte, apesar do art. 35 da Lei nº 4.320/1964 referir-se ao regime orçamentário, ressalte-se que o regime contábil (patrimonial) deve ser aplicado ao setor público em sua integralidade para reconhecimento de fatos contábeis.
No estudo e acompanhamento de seu objeto – o patrimônio público –, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve evidenciar as variações patrimoniais, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária, conforme prevê a Lei nº 4.320/1964 [...].
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP. 8. ed. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/manual-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-mcasp/2019/26. Acesso em: 7 jul. 2020.
Considerando a contextualização aqui efetuada e todo o conteúdo estudado na unidade, apresente e discuta sobre as variações patrimoniais, suas classificações e como a contabilidade aplicada ao setor público as evidencia em consonância com a prestação de contas e a transparência na sociedade.
Resposta:
As variações patrimoniais são todas as modificações ocorridas que impactam, direta ou indiretamente, os itens que compõem o patrimônio da entidade, alterando seus valores. Essas alterações podem ser derivadas de incorporações, desincorporações ou baixas. Pode ser considerada como transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu Patrimônio Líquido, e devem ser classificadas em quantitativas e qualitativas.
São exemplos de fatos que alteram o patrimônio:
· alienação;
· aquisição;
· depreciação;
· amortização;
· superveniência.
As variações patrimoniais podem ser qualitativas ou quantitativas. 
Variações qualitativas provocam alterações no patrimônio, mas não alteram a situação líquida patrimonial. E as variações patrimoniais quantitativas interferem e alteram a situação líquida patrimonial e são decorrentes de fatos modificativos.
Podem ser classificadas:
Variações patrimoniais aumentativas: são aquelas que alteram a situação líquida provocando um acréscimo patrimonial.
Variações patrimoniais diminutivas: são aquelas que alteram a situação líquida patrimonial, reduzindo-a. São consideradas despesas sob o enfoque patrimonial, e, do mesmo modo que as receitas, não devem ser confundidas com as despesas orçamentárias tratadas na Lei 4.320/64.
No plano de contas aplicado ao setor público – PCASP, as variações apresentam-se organizadas nas informações de natureza patrimonial, assim como o ativo e o passivo. As variações patrimoniais aumentativas – VPA estão alocadas no lado do passivo e as variações patrimoniais diminutivas – VPD estão alocadas no lado do ativo. As variações patrimoniais são apuradas e evidenciadas pela contabilidade aplicada ao setor público com o intuito de se resguardar a transparência nos fatos ocorridos no patrimônio público. Com isso, os resultados apurados são demonstrados em demonstrativo contábil específico para esse fim.
A importância de se evidenciar essas variações no setor público reside no fato de que os saldos apresentados em balanço patrimonial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais