Buscar

Fatores câncer de próstata

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fatores:
Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco
Se uma pessoa com câncer de próstata tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:
As justificativas que norteiam a detecção precoce da doença, assim como de qualquer outro tipo de câncer é que, quanto mais inicialmente for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo e mutilante. Confira alguns fatores de risco!
Hereditariedade
Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles. Principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade.
A doença é definida como hereditária, quando:
- Três ou mais parentes de primeiro grau são afetados.
- Dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos de idade.
- Quando acontecer em três gerações consecutivas (avô, pai e filho)
Na precença de alguns desses critérios, o risco de desenvolver a doença é de 50%.
 Idade
Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.
Alimentação A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos pelos quais ela pode influenciar o desenvolvimento da doença 
Hábitos de vida , consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.
Histórico Familiar Se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de desenvolver a doença é ainda maior.
Obesidade Homens com sobrepeso ou obesos além daqueles que fazem abuso de álcool e tabaco, tem mais chances de contrair a doença.
prevenção
Essas dicas não vão impedir que uma pessoa tenha câncer de próstata, mas ajudam a diminuir os riscos de se adquirir a doença
 a isso, o indicado é que seja feita um levantamento do perfil de saúde dos beneficiários para identificar os homens que apresentam um ou mais fatores de risco para o câncer (idade, sobrepeso, histórico familiar).
A recomendação é que homens a partir de 50 anos realizem o exame de sangue PSA, que mede a dosagem do antígeno prostático específico, ingrediente do sêmen produzido pela próstata.
Quem tiver histórico de câncer na família deve iniciar o acompanhamento mais cedo.
Caso haja alguma alteração no PSA, é indicado o exame de toque retal.
Mesmo assim, o diagnóstico definitivo só ocorre após a realização de uma biópsia.
Nestas ações, é preciso deixar claro que trata-se de um exame rápido (no máximo 15 segundos) e praticamente indolor, que é fundamental para identificar a presença de um tumor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando