Buscar

Orientação Vocacional e Mercado de Trabalho

Prévia do material em texto

Relação entre o mercado de trabalho e a orientação de trabalho
R: Existe, pois orientação vocacional é surgiu por uma necessidade do mercado de trabalho sendo influenciada, à medida que as profissões vão se modificando e surgindo novas profissões e novas demandas dentro do mercado de trabalho de qualificação, a proposta de orientação vocacional vai mudando também para poder atender as exigências do mercado.
Contexto histórico de surgimento da orientação vocacional 
R: Surgi com uma necessidade de identificar-se e separar, buscando uma mão de obra qualificada, desenvolver primeiro cargos na indústria. Tendo uma necessidade de seleção e de mão de obra, que surgi a possibilidade, do sujeito ver escolha de forma antecipada como habilidade ou interesse. Podendo preencher de forma adequadas as vagas da indústria. 
Relação entre educação e orientação vocacional
R: Vinculada diretamente adicionada à educação modo geral, pois para pensar em profissão temos que pensar na educação anterior básica, como ensino fundamental e médio, sendo quanto o melhor for esse processo educacional, maiores serão as possibilidades de escolha profissionais. Tendo uma maior qualificação, consegue mais possibilidades de escolhas dentro do mercado de trabalho, orientação vocacional facilitar nesse processo. Maior escolaridade e educação de qualidade, mais facilidade no processo de escolha da profissão. Ex: quem pode mais, pode menos! (Não ficando presa). Sendo as iniciativas, dentro da escola que temos principal público para orientação, por ser os adolescente. 
3 pontos=> tempo de escolaridade, qualidade de ensino, público adolescente. 
Público de orientação vocacional 
R: Adolescentes, adultos (principalmente processo de carreira), sem restrição e idade. Adolescente podendo fazer antes, para que se tenha de forma madura, sobre orientação sobre sua escolha.
Relação entre construção da identidade e escolha profissional (considerando adolescente)
R: É processo de criando suas próprias referências, tentado construção do seu próprio caminho. Reformulando essas experiências comparação contexto social, tendo dentro dessa construção à escolha profissional. Identificar os pontos que o identifique-o, são identificação de habilidade e interesses, ressignificação com contexto familiar, escolha profissional. Os aspectos que vão facilitar e influenciar, a escolha profissional. 
Aspectos do desenvolvimentos do adolescente que se relaciona com a orientação vocacional.
R: Contexto histórico, vivência familiar, influencias com os amigos, relacionamentos, relacionamentos com os amigos, história de vida, escolaridade, processo de construção identidade, condições socioeconômicas. ( dependência da família, pois ele tem autonomia)
Influência da família no processo escolha
R: Maior fator de influência no processo da escolha, com própria vivência da criança no meio familiar, pois à família apresenta sua profissão ao meio, por exemplos deles, estabilidade financeira, vínculo emocional, história de vida.
O que considerar na tomada de decisão na orientação vocacional 
R: Possibilidade financeira, possibilidade emocional, da informação, e autoconhecimento. Quais suas habilidades e suas interessantes. 
O adulto e escolha profissional
R: tem influência da família subsistência (mas sendo provedor), menor influência no grupo de amigos, já tendo suas características do conhecimento fixas, por não está mais em construção, escolha consciente e consistente. 
O ‘sucesso profissional’ e o sucesso de escolha
R: COMO definitivas e sucesso. SUCESSO, mas pode está satisfeito ou ganhar muito dinheiro, satisfação é fundamental para orientar seu sucesso. Sucesso é subjetiva e valor que todos vão alcançar. Ajuda criar meta, que ai irá alcançar. 
Prova
1-Interferem Uns dos fatores são: 
# Escolaridade, pois para pensar em profissão temos que pensar na educação anterior básica, como ensino fundamental e médio, sendo quanto o melhor for esse processo educacional, maiores serão as possibilidades de escolha profissionais. Tendo uma maior qualificação, consegue mais possibilidades de escolhas dentro do mercado de trabalho, isso interfere muito nas escolhas das pessoas.
# Financeiro, pois vendo possibilidade que aquele sujeito ou família terá como financeiramente de sustentar, aquela escolha profissional, por ser mais uma dívida fixa de um curso ou faculdade. Por muitas das vezes mesmo podendo ser, curso ou faculdade municipal ou federal, contém gastos por fora que são alto. (Passagem, comida, luz, água, material, etc.)
Aspectos devem ser trabalhos ou esclarecidos com adolescentes
R: Possibilidade financeira, possibilidade emocional, da informação, e autoconhecimento. Quais suas habilidades e suas interessantes. VOCACIONAL. Ajudando nos aspectos que vão facilitar habilidade e qual é influência que à profissional. Orientado na construção da escolha profissional, no estilo de vida que terá. Financeiro em mensalidade, material didático família trabalhando essa vivência com adolescente, trazendo de uma forma positiva as possibilidades.
2- Esclarecia= > Que toda escolha tem uma consequência, que ele teria que ver escolha vinculada as suas condições e possibilidade confiável para o seu futuro, pois existe os contratempos, haverá responsabilidades, maturidade, estabilidade emocional, lembrando da dependência que haverá com família, pois ele tem autonomia e não independência, podendo ligar com isso tudo longe de sua família. 
3- Influencia família na escolha profissional
Família é maior fator de influência no processo da escolha, com própria vivência da criança no meio familiar, pois à família apresenta sua profissão ao meio, por exemplos deles mesmo, estabilidade financeira para bancar escolha do filho, vínculo emocional como filho se afaste dele por não receber aprovação em sua escolha ou aproximando para que ele escolha mesmo profissão, história de vida demostrando o quanto o trabalhar é importante e a atenção que é dada mais à família ou no trabalho.
4- Como Identidade, trabalho e escolha profissional se relacionam?
Se relacionam pôr os três são interligação, identidade processo de ter suas próprias referências, construção do seu próprio caminho tendo sua vocação. Trabalho traz estilo de vida, estabilidade financeira, condições perante à sociedade. Escolha profissional são identificação de quais são habilidade e interesses, trazendo aspectos da identidade e trabalho vivido pela pessoa. Sendo um balança dos dois.
5- Tem marco de origem a criação 1924, a orientação profissional brasileira nasceu ligada à psicologia aplicada que via desenvolvendo no país, junto com medicina, e logo depois se ligou à educação. Obtendo lei sobre a organização do ensino secundário, e também deu grade salto desenvolvimento a partir década 1940. Foi criada a Fundação Getúlio Vargas no RJ, que estudava a organização racional do trabalho e a influência da psicologia. *Tendo uma necessidade de identificar-se e separar, buscando uma mão de obra qualificada, desenvolver primeiro cargos na indústria. Tendo uma necessidade de seleção e de mão de obra, que surgi a possibilidade, do sujeito ver escolha de forma antecipada como habilidade ou interesse. Podendo preencher de forma adequadas as vagas da indústria.

Continue navegando

Outros materiais