Buscar

Governança em Tecnologia da Informação - Priscila Magalhaes Canel - AVA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
 
 
 
 
 
PRISCILA MAGALHÃES CANEL 
(matrícula: 20201300121) 
 
 
 
 
 
PROJETO DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA XYZ
 Avaliação da disciplina Governança em Tecnologia da Informação (AVA2) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rio de Janeiro 
2020 
 A busca por tornar a empresa XYZ mais sustentável no ramo de bebidas engloba como principal desafio a adaptação as novas tendências que vai do cuidado desde a captação de matéria prima até a etapa do transporte (uso do combustível utilizado nos caminhões), as necessidades do mercado e dos consumidores para agregar valor para empresa e aos seus produtos. 
O que é sustentabilidade e porque ela é tão importante para as empresas?
A fim de melhorar a forma como a sociedade lida com o meio ambiente, o homem desenvolveu maneiras de reduzir nossos impactos no mundo. O termo Sustentabilidade engloba um conjunto de ações e atividades humanas que ajudam a garantir o futuro das próximas gerações. Por isso, a sustentabilidade empresarial é tão importante pois ajuda a empresa a se posicionar positivamente perante seu público consumidor, trazendo conscientização para a população sobre o uso e descarte de materiais e/ou resíduos gerados pela empresa na natureza.
É muito importante que a equipe de tecnologia compreenda a operação da empresa para que possa dar suporte a ela da melhor forma possível. Ao mesmo tempo, os gestores devem ter ferramentas para apontar os esforços da TI na mesma direção que a organização como um todo, com os processos e técnicas descritas no COBIT é mais fácil aproximar a TI e a gestão, estabelecendo uma linguagem comum entre as duas áreas. 
As decisões a respeito de produtos a comercializar, uso de materiais e recursos de fornecedores sustentáveis precisam expressar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, como parte da ética empresarial e precisam ser representadas no BSC (Balanced Scorecard) da empresa ou em outra ferramenta de implantação de estratégias. A consequência é que fica mais fácil identificar quais são as reais demandas de tecnologia do negócio e como a TI pode solucionar esses problemas.
Na camada de governança, há cinco processos agrupados no domínio: “avaliar, direcionar e monitorar (Evaluate Direct and Monitor – EDM) ”. Estes processos divididos entre EDM01 à EDM05 ditam as responsabilidades da alta direção para a avaliação, direcionamento e monitoração do uso dos ativos de TI para a criação de valor. Este domínio cobre a definição de um framework de governança, o estabelecimento das responsabilidades em termos de valor para a organização, fatores de risco e recursos, além da transparência da TI para as partes interessadas (stakeholders).
EDM01 - Garantir a manutenção e características de um framework de Governança 
Analisa e articula os requisitos para a governança corporativa de TI; 
Cria e mantém estruturas, princípios, processos e práticas, com clareza de 
responsabilidades e autoridade para alcançar a missão, as metas e os objetivos da organização. 
EDM02 - Garantir a geração de benefícios 
Otimiza a contribuição de valor para o negócio a partir de processos de negócios, serviços e ativos de TI resultantes dos investimentos realizados pela TI a custos aceitáveis. 
EDM03 - Garantir a otimização de riscos 
Assegura que o apetite e tolerância a riscos da organização sejam compreendidos, articulados e comunicados; 
Assegura que o risco para o negócio relacionado ao uso de TI é identificado e controlado. 
EDM04 - Garantir a otimização de recursos
Assegura capacidades adequadas e suficientes relacionadas à TI (pessoas, processos e tecnologia), disponíveis para apoiar os objetivos da organização de forma eficaz a um custo ótimo. 
EDM05 - Garantia a transparência para o acionista
Assegura medição e relatórios de desempenho e conformidade da TI corporativa que sejam transparentes para stakeholders aprovarem metas, métricas e ações corretivas necessárias. 
Metas e Objetivos da Empresa para Sustentabilidade
Do ponto de vista da qualidade, os objetivos estratégicos, metas e alvos da empresa devem ser analisados no contexto da sustentabilidade como fator totalmente integrado nas práticas de governança e responsabilidade e do programa de gestão de riscos da empresa (ERM). Alguns exemplos do impacto da sustentabilidade como critério de segurança estariam nas fusões e decisões de aquisição, na composição da junta de diretores, nas operações globais e nos mercados em potencial. 
As medidas de qualidade das operações e da gestão devem conter processos e procedimentos que garantam:
 
• Controle seguro e eficaz das operações cotidianas; 
• Reação robusta de emergência à eventos imprevistos, inclusive eventos extremos como terremotos, tempestades e enchentes; 
• Mudanças de comportamentos; 
• Integração da sustentabilidade nos sistemas já existentes de contabilidade e informática. 
Quem São as Partes Interessadas? 
Externas – Governo, órgãos reguladores, sociedade em geral (incluindo a sociedade future), acionistas, parceiros de negócios, clientes, fornecedores, terceiros e auditores externos. 
Internas – Os executivos C, o Conselho de Diretores, executivos de negócios, proprietários de processos de negócios, gerentes de TI e usuários, gerentes de compliance, gerentes de recursos humanos, auditores internos e funcionários. Inclui também, a coordenação da sustentabilidade e responsabilidade social relacionada aos aspectos de TI em todos os comitês gestão de riscos, compliance ou auditoria, cargos e salários, além de comitês de sustentabilidade ou responsabilidade. Chegar a um acordo com a gestão de sustentabilidade ou gestor executivo na direção de estabelecer uma liderança pelo compartilhamento de informações e compromisso. As ferramentas tradicionais de gestão de riscos, em conjunto com os critérios de sustentabilidade, oferecem às empresas a capacidade de fazer avaliações bem fundamentadas de desvantagens e riscos de oportunidade em uma diversidade de situações que abrange, mas dimensões social, econômica e do ecossistema. A agregação dos fatores de sustentabilidade no processo decisório da empresa promove a consideração dos riscos atuais e dos riscos emergentes, bem como dá uma perspectiva mais holística à estratégia de negócios, e eficácia e eficiência das operações. A sustentabilidade fazendo parte da estratégia e à ética empresarial geral ajudam a garantir a sensibilidade empresarial aos interesses inter-relacionados dos investidores e da clientela mais ampla da empresa sob o princípio do objetivo triplo.
Referencias:
Afinal de contas, o que é COBIT?
Disponível em: https://www.itsmnapratica.com.br/conceitos-cobit-2019/
Acesso em: 01/12/2020
Principais tendências sustentáveis no setor de alimentos e bebidas
Disponível em: https://allonda.com/blog/alimentos-e-bebidas/principais-tendencias-sustentaveis-no-setor-de-alimentos-e-bebidas/
Acesso em: 01/12/2020
Ideias de como colaborar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Disponível em: https://institutonacaodevalor.org.br/ideias-de-como-colaborar-com-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentaveal/
Acesso em: 01/12/2020

Continue navegando