Buscar

TCC GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA UM PROBLEMA SOCIAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA ENFERMAGEM
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA : UM DESAFIO SOCIAL
BELÉM – PA 2020
CINTHIA DE FREITAS FAVACHO ROSEMERE BARBOSA DE MENEZES VALÉRIA CRISTINA MARTINS BRAGA PAULO ROBERTO VALENTE DIAS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA : UM DESAFIO SOCIAL
Justificativa apresentada ao curso de enfermagem, da Universidade Paulista, como requisito parcial para apresentação dos objetivos, metodologias do tema proposto para realização do pré-projeto visando o Trabalho de Conclusão de Curso no grau de bacharel em enfermagem.
Orientador (a) : JÉSSICA CARDOSO
BELÉM – PA 2020
 4- METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste trabalho cientifico foi a de pesquisas bibliográfica e pesquisa narrativa, haja vista, que esses metodos permitiram a reflexão de forma qualitativa e análitica de informações que objetivaram elucidar os diversos fatores e problemáticas que ocorrem na gravidez na adolescência e os impactos sociais que esta temática tem descrito, em um contexto da investigação subjetiva do referido tema. Também de forma quantitativa, pois apresentamos dados estatísticos que mostram o percentual de grávidas adolescentes em cada região do Brasil e o nivel de conhecimento recebido nas escolas a cerca de assuntos relacionados a sexualidade, IST, uso de preservativo e outras formas de prevenção.
Portanto, a busca constante por essas variáveis, foi fundamentada na realidade impactante pelo qual vivemos, associada a pressupostos conceituais de autores que nos permitiram a maior concepção do cenário enfrentado por estas adolescentes e o papel da enfermagem neste âmbito. 
5-REFERENCIAL TEÓRICO
As Transformações na Adolescência e as Implicações de Gravidez nesta Fase.
A palavra adolescência é originada do latim significa “crescer” pois segundo  Valle LELR, Mattos MJVM.(2010) A adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. É neste período em que ocorrem várias mudanças no corpo, que repercutem diretamente na evolução da personalidade e na atuação do individuo em sociedade. Há muita preocupação com essa etapa, especialmente com os seus aspectos comportamentais e adaptativos, alertados já em 1904, quando Stanley Hall, um dos primeiros estudiosos sobre o tema, definiu a adolescência como um período de tempestade e tensão negativas. Fundamentado nestas prerrogativas, compreendemos adolescência, como uma fase que envolve uma transformação intensa no corpo do indivíduo, sobretudo na mente e na sua forma de relacionamento com a sociedade. Discorrendo expressivamente afirmamos que a adolescência é a etapa da vida do ser humano onde ocorre a maturidade sexual, conflitos em suas diversas formas tanto na formação de seu caráter, por meio da consolidação de seus valores comportamentos e atitudes, quanto no seu desenvolvimento físico, psicológico e social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua adolescência como período que vai dos 10 aos 19 anos, já o Estatuto da Criança e Adolescente enuncia a faixa etária que vai dos 12 aos 18 anos.
Os reflexos psicológicos, biológicos, sociais, econômicos e culturais são fatores diretamente relacionados à gravidez na adolescência, sendo esta temática desafiadora para sociedade, haja vista que, aflora diversas questões peculiares. Abrangendo uma visão conceptiva de multidisciplinaridade onde a convergência principal é uma conclusão por meio destas diferentes análises.
A formação de uma família de forma não intencionada é traumático e completamente desfavorável para a sucessão natural desta etapa da vida, haja vista, que as próprias alterações físicas e emocionais são eventos desafiadores para este período de transição onde a criança se tornará adulto. Sendo que este fenômeno de gravidez na adolescência tem obtido crescimento exponencial nos últimos anos, e despertado a atenção e a inquietação de diversos segmentos sociais, especialmente pela fragilidade e vulnerabilidade que estas jovens se submetem. Risco de doenças sexualmente transmissíveis-DST/AIDS, falta de preparo da mãe para cuidar do filho, menarca precoce, uso de álcool, uso de drogas, maus tratos, baixa auto- estima elevam esta mazela, para um patamar de problema social e de saúde pública. Outras consequências como aborto,morbidade e mortalidade materna também contribuem para a necessidade de criação de estratégias que remetam para uma imensa reflexão e prevenção de gravidez na adolescência.
Utilizei esse artigo para embasamento:
Gurgel, Maria Glêdes Ibiapina; Alves, Maria Dalva Santos; Vieira, Neiva Francenely Cunha; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Barroso, Grasiela Teixeira GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: TENDÊNCIA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol. 12, núm. 4, diciembre, 2008, pp. 799-805 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil
 Rev. psicopedag. vol.28 no.87 São Paulo  2011

Continue navegando