Buscar

Ações culturais e sociais em Biblioteconomia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ações culturais e sociais em Biblioteconomia
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Ações culturais e sociais em Biblioteconomia (19554)
	
	
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A origem da palavra Cultura vem do latim culturae, que significa ato de plantar e cultivar e com o passar do tempo adquiriu o sentido de cultivo de conhecimentos. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura envolve conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes, hábitos e as capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
(    ) A cultura tem como característica ser inseparável da realidade social, estando presente toda vez que os seres humanos se organizam em sociedade, então é uma construção mítica e produto coletivo da vida humana.
(    ) A cultura é a reprodução dos saberes e tradições produzidos pela interação social entre os membros de uma comunidade ou sociedade.
(    ) A cultura também pode ser entendida como a produção e a criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos e formas de trabalho, das formas de habitação, vestuário e culinária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Bibliotecas públicas, escolares, especializadas, comunitárias, centros de documentação, entre outros, são espaços abertos para o desenvolvimento de ações culturais e sociais. Essas unidades informacionais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade à qual pertencem. Pensando nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dentre as ações culturais praticáveis nesses ambientes informacionais, a promoção da leitura é um dos objetivos almejados.
(    ) O papel do profissional da informação como mediador dessas ações culturais pode ser transformador da realidade social.
(    ) As atividades e equipamentos culturais presentes nos municípios não estão prontos para receber ações culturais, diferentemente do objetivo central de organizar informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	A cultura faz parte do processo social concreto, composto por costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas como festas, danças, cantigas, lendas, fazendo sentido enquanto parte de uma cultura específica. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestações culturais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade a qual pertence.
(    ) A cultura tem aspecto dinâmico, ou seja, ela é vista como um processo que se modifica e não como algo estagnado, exceto quando falamos em culturas de sociedades tradicionais.
(    ) As culturas não são iguais para todas as sociedades, cada sociedade origina culturas diferentes.
(    ) Ao analisarmos a espécie humana, percebe-se que existe uma variedade de diferenças culturais, e as diferenças culturais podem ser explicadas em termos de diferenças geográficas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	A cultura, em suas vertentes erudita, popular e de massa, se destaca pela vinculação direta com a realidade social. Sociedades distintas vão necessariamente originar culturas diferentes, que possibilitam diferentes formas de orientar e interpretar essa realidade. Podemos destacar, segundo Guerra (2018), características da cultura. A respeito dessas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer.
(    ) Pode ser associada às tradições herdadas do passado e que permanecem no presente.
(    ) Se estabelece por meio de um caráter simbólico.
(    ) É produzida não apenas para comunicar, mas, principalmente, para vender e se tornar altamente lucrativa.
FONTE: GUERRA, L. A. Cultura. Infoescola. 2018. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/cultura/. Acesso em: 25 set. 2019.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	A mediação da informação, como objeto de estudo da ciência da informação e da biblioteconomia, se faz presente no fazer bibliotecário, ou seja, nas atividades realizadas pelo profissional. A mediação da informação é classificada em três tipos, segundo Silva (2015). Sobre os tipos de mediação da informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mediação técnica da informação.
II- Mediação pedagógica da informação.
III- Mediação institucional da informação.
(    ) Refere-se aos procedimentos heurísticos a serem utilizados no processo de mediação.
(    ) Refere-se aos procedimentos do profissional da informação na busca de recursos para concretizar as ações.
(    ) Refere-se às ações de organização na representação da informação, estimulando seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, G. da. Ação cultural em bibliotecas: o caso da Biblioteca Pública. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, 2015.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	A palavra mediação tem sua origem no latim mediatione, que indica originalmente intervenção humana entre duas partes. O conceito de mediação foi adotado por diversas perspectivas, que são estabelecidas nas relações humanas por meio de um elemento mediador. Sobre a mediação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Osvaldo de Almeida Júnior defende que a mediação da informação deve ser o principal objeto da Ciência da Informação.
(    ) A mediação da informação é um processo encadeado e articulado que envolve tanto questões pedagógica como culturais.
(    ) A mediação da informação é dividida em implícita e explícita, sendo que a mediação implícita são as práticas pedagógicas de estímulo à cultura, e a explícita são práticas técnicas de estímulo à cultura.
(    ) A mediação da informação é a interferência realizada pelo profissional da informação, de forma direta ou indireta, que permite a apropriação de informação pelos usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Com base na classificação cultural de Rasteli (2019) - Cultura Erudita, Cultura Popular e Cultura da Massa -, assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais são os desafios que se apresentam como mais proeminentes na atuação do bibliotecário como mediador dos processos:
FONTE: RASTELI, Alessandro. Mediação cultural em biblioteca: contribuições conceituais. 2019. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2019.
	 a)
	Colocarem-se como elementos de cultura material, possibilitando as descobertas de novas linguagens e de novas formas artísticas.
	 b)
	A atuação do bibliotecário como mediador é desafiada pelo choque entre a cultura erudita e a cultura de massa.
	 c)
	Aprender como lidar, com critério, com os elementos de cultura imaterial, procurando diferenciar o desenvolvimento de perspectivas críticas.
	 d)
	Recuperar e difundir a cultura popular, que se encontra, muita vezes, esquecida e deteriorada pela indústria cultural.
	8.
	A mediação da informação está presente nas atividades do bibliotecário, desde o processo de formação e desenvolvimento de coleções e acervos até nas palavras que são utilizadas no momento de indexação do acervo nas bases de dados, bem como na definição de políticas que podem discriminar ou não os usuários, e quando o profissional se posiciona ou não frente a debates políticos de questões relevantes para a área. Sobre a mediação dainformação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mediação da informação pode ser do tipo: técnica, pedagógica e institucional.
(    ) A mediação institucional da informação está relacionada com a atividade do profissional da informação de buscar recursos fora e dentro a da instituição para concretizar suas ações e interferências.
(    ) A mediação técnica da informação pode ser compreendida como uma complementaridade, pois seu foco é mais intenso em um tipo de mediação em detrimento das demais.
(    ) A mediação pedagógica da informação diz respeito às ações de organização e representação da informação envidadas pelo profissional, estimulando o seu uso, seja em ambiente físico ou virtual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	O objeto da ciência da informação é a informação propriamente dita. Nesse sentido, levamos em conta que não só a informação registrada é relevante, e sim toda informação disponível. Dessa forma, as ações culturais realizadas em unidades de informação passaram a ter mais sentido, por trabalharem a informação por diferentes perspectivas. Sobre a ação cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é uma dimensão do processo social da vida de uma sociedade, sendo que a cultura de uma sociedade é imutável, pertencendo a todos contextos sociais. Por isso, a mediação da informação é essencial no trabalho de ação cultura.
(    ) A ação cultural e/ou social tem como intuito desenvolver o processo de criação, beneficiando meios para que os sujeitos sejam criadores e façam suas próprias escolhas.
(    ) A ação cultural possibilita a troca de experiências entre diferentes grupos, contribuindo para o debate sobre o multiculturalismo que deve estar presente nos ambientes informacionais.
(    ) Para o bibliotecário desenvolver ações culturais no ambiente, ele precisa estar preparado para que o usuário participe opinando, possibilitando o favorecimento de diversos usurários e potenciais usuários que têm a oralidade como principal fonte de informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A produção cultural pode ser classificada como erudita, popular ou de massa. Cada uma delas atinge um segmento social e cultural diferente, e considera a possibilidade de expandir para os demais. Segundo Rasteli (2019), sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RASTELI, Alessandro. Mediação cultural em biblioteca: contribuições conceituais. 2019. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2019.
	 a)
	Produzida pela música clássica, ópera, escultura, pintura, quadros, leituras, obras de arte, ballet, alta gastronomia, moda e alta costura.
	 b)
	Produzida pelos meios de comunicação como imprensa, rádio, cinema, música, televisão e internet.
	 c)
	Engloba as artes, as expressões materiais e imateriais, os trabalhos manuais e também aquelas de interesse de uma parcela econômica da sociedade.
	 d)
	Produz expressões populares como grafite, festas populares diversas, criações folclóricas, manifestações de rua e danças regionais, comidas típicas, artesanatos.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Mattos (2020), ações sociais e culturais são valiosos meios de atuação contra discriminação e preconceito, em suas mais variadas formas. O bibliotecário pode oportunizar aos usuários diversas formas de reflexão a respeito do tema com atividades na biblioteca. Considerando o que corresponde diretamente com essas ações, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Ações culturais e sociais em biblioteconomia. Indaial: UNIASSELVI, 2020.
	 a)
	Ação cultural - Semana do troca-troca de livros.
	 b)
	Ação cultural - Semana da Consciência Negra com atividades que buscam trazer uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
	 c)
	Ação cultural - Semana da diversidade, com a valorização e o respeito pela diversidade.
	 d)
	Ação cultural - Projeto baú cultural, com contação de histórias e outras atividades para inserção da temática africana/afro-brasileira na sala de aula.
	2.
	Painéis interativos são propícios como metodologia para desenvolvimento de projetos de ação cultural. Esse tipo de trabalho com painéis traz articulação da Biblioteca com outros profissionais, oportuniza interação entre os usuários e, ainda, oportuniza divulgação pelos desdobramentos em redes sociais. Sobre as vantagens trazidas para a biblioteca nos projetos de painéis interativos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ação interdisciplinar.
II- Ação individualizada.
III- Ação de extensão.
(    ) Objetiva a expansão da experiência dos usuários e organizadores em ações extramuros da biblioteca, apoiando atividades de cunho social e cultural.
(    ) Estabelece vínculos de solidariedade e cooperação entre os envolvidos na ação cultural que sejam participantes de várias áreas do conhecimento.
(    ) Ação exclusiva da biblioteca, sem participação de outros agentes e instituições parceiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	Um projeto bem elaborado tem maior condição de receber recursos e financiamentos em qualquer área que se desenvolva. Nas bibliotecas, com a elaboração de projetos para ações culturais, a situação não é diferente, e ainda se amplia, pois os projetos passam por vários produtores. Pensando na produção de projetos de ação cultural e educativa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento e autorização.
II- Criação de arte.
III- Elaboração de regras.
(    ) O registro escrito dá credibilidade ao processo.
(    ) O planejamento de um projeto exige o reconhecimento prévio das necessidades que a instituição quer atender.
(    ) Profissionaliza o material, tornando sua divulgação mais atrativa e profissional
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	4.
	Espaços públicos que estejam ociosos podem ser aproveitados para a execução de inúmeras atividades culturais e educativas. As vantagens desse aproveitamento dos espaços são destacadas por Mattos (2020). Entretanto, para a autora, o incentivo e o aproveitamento devem ter um objetivo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta tal objetivo:
FONTE: MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Ações culturais e sociais em biblioteconomia. Indaial: Uniasselvi, 2020. 150 p.
	 a)
	Integração com os usuários, divulgação da biblioteca, marketing da instituição nas redes sociais.
	 b)
	Aproximação de novos usuários, incentivo ao uso das redes sociais e atualização da informação.
	 c)
	Confecção de mobiliário novo e aquisição de novos materiais para divulgação nas mídias.
	 d)
	Estímulo à escrita, visando à divulgação do trabalho do bibliotecário como gestor da biblioteca.
	5.
	O manejo sustentável, como tema para populações rurais, também é uma possibilidade que os bibliotecários podem desenvolver. O projeto Biblioagrorrural, criado pela Biblioteca Municipal Wilson Marques, de Tomé-Açu, no Pará é uma das iniciativas respeitáveis na promoção da cidadania por meio de uma unidade de informação. A respeito da importância do trabalho exemplar dessa biblioteca, analise as sentenças a seguir:
I- A oferta de oficinas e palestras sobre a agricultura de subsistência serviu como incentivo de aproximação para famílias de agricultores locais aproximarem-se da Biblioteca.
II- A parceria com entidades públicas como a Secretaria Estadual de Agriculturafoi fundamental na consecução dos objetivos.
III- Os desdobramentos do projeto geraram para a biblioteca a possibilidade de controle ambiental interno e a comercialização de produtos da própria horta, onde os alunos das escolas públicas agora têm aulas de educação ambiental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	O profissional da informação precisa se manter em constante preocupação com a atualização de suas concepções e práticas. No que se refere ao desenvolvimento de práticas de ação cultural, as inovações são frequentes, pois a criatividade humana é ilimitada. Ainda mais frente às possibilidades tecnológicas, que estão sempre se renovando. A respeito dos projetos realizados em redes sociais, é preciso ter objetivos. Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Incentivar, integrar, divulgar são itens obrigatórios no projeto para redes sociais.
(    ) O marketing institucional é o ponto central dos projetos de ação cultural em redes sociais.
(    ) Para ser criativo, o profissional deve estar atento às novidades sociais e tecnológicas de projetos de incentivo à leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	7.
	O "Dia da Consciência Negra" (20 de novembro) é uma oportunidade de realização de atividades, reflexões e conscientização voltadas para esse tema. Muitas são as possibilidades de ação nesse sentido, envolvendo diferentes públicos. Considerando as atividades sugeridas de serem utilizadas nessa ocasião, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Ações culturais e sociais em biblioteconomia. Indaial: Uniasselvi, 2020.
	 a)
	Exposições, rodas de conversa e oficinas que valorizem aspectos culturais da cultura afrodescendente.
	 b)
	Exposição de fotografias biográficas sobre representantes de eventos históricos da cultura no Brasil e no mundo.
	 c)
	Oficina Abayomi, de turbante e tranças, em celebração à tradição escravista.
	 d)
	Exposição de obras bibliográficas de autores estrangeiros com obras literárias.
	8.
	O desenvolvimento de uma biblioteca para a diversidade é um grande avanço para aceitação e valorização da diversidade. A Biblioteca da Diversidade nasce, portanto, como uma tentativa de combater esse quadro de violência física e simbólica, alimentado pela ignorância. A criação de uma proposta de desenvolver uma associação que englobe bibliotecas que atendam à temática, sem estereótipos e preconceitos, está em pauta. Quanto aos objetivos de uma associação de bibliotecas para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Oferecer um acervo bibliográfico destinado a atender às necessidades das minorias sexuais e religiosas.
(    ) Oferecer comércio de produtos que sejam voltados a difundir e angariar recursos para campanhas em favor das diversidades.
(    ) Promover eventos de discussão e orientação que atendam às necessidades de aprofundamento dos temas envolvendo gênero e orientação sexual.
(    ) Reproduzir bibliotecários nus para desmentir o preconceito e a neutralidade dos profissionais frente ao tema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	As políticas culturais e sociais brasileiras têm como característica de sua gênese, a participação e as demandas de grupos diretamente interessados. É o caso do Movimento Negro que, entre outras conquistas, transformou em lei o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A data é um marco na preocupação de trazer reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A respeito do assunto, as bibliotecas desenvolvem eventos no sentido de contribuírem com essa luta. A respeito de algumas possíveis ações sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exposição de obras bibliográficas com obras literárias, históricas, fotográficas e biográficas sobre grandes figuras da cultura afrodescendente.
(    ) Realização de oficinas, seminários e cursos abordando faces da temática.
(    ) Desenvolvimento de passeatas e assembleias, fortalecendo o vínculo político que a abordagem exige.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	Houve época na história da educação em que associava-se os espaços angulares das escolas como lugares de castigo e até humilhação. Felizmente, os tempos mudaram, e atualmente podemos utilizar os cantos das salas de aula ou das paredes dos colégios como oportunidades de divulgação e incentivo à leitura. As bibliotecas escolares podem desenvolver projetos estimulando o usuário a frequentá-la mais, e uma das opções é o Cantinho da Literatura de Lazer. A respeito dessa ação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mobiliários confortáveis e divertidos, coloridos nas paredes, são possibilidades de encantamento do espaço como forma de atrair os leitores para a adesão ao projeto.
(    ) A denominação desse tipo de projeto deve ser seriamente levada em consideração, correndo o risco de comprometer a proposta.
(    ) A divulgação da ação a ser realizada no canto da leitura e lazer, é fundamental para o seu sucesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	1.
	Com base na classificação cultural de Rasteli (2019) - Cultura Erudita, Cultura Popular e Cultura da Massa -, assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais são os desafios que se apresentam como mais proeminentes na atuação do bibliotecário como mediador dos processos:
FONTE: RASTELI, Alessandro. Mediação cultural em biblioteca: contribuições conceituais. 2019. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2019.
	 a)
	Colocarem-se como elementos de cultura material, possibilitando as descobertas de novas linguagens e de novas formas artísticas.
	 b)
	Recuperar e difundir a cultura popular, que se encontra, muita vezes, esquecida e deteriorada pela indústria cultural.
	 c)
	A atuação do bibliotecário como mediador é desafiada pelo choque entre a cultura erudita e a cultura de massa.
	 d)
	Aprender como lidar, com critério, com os elementos de cultura imaterial, procurando diferenciar o desenvolvimento de perspectivas críticas.
	2.
	Bibliotecas públicas, escolares, especializadas, comunitárias, centros de documentação, entre outros, são espaços abertos para o desenvolvimento de ações culturais e sociais. Essas unidades informacionais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade à qual pertencem. Pensando nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dentre as ações culturais praticáveis nesses ambientes informacionais, a promoção da leitura é um dos objetivos almejados.
(    ) O papel do profissional da informação como mediador dessas ações culturais pode ser transformador da realidade social.
(    ) As atividades e equipamentos culturais presentes nos municípios não estão prontos para receber ações culturais, diferentemente do objetivo central de organizar informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	3.
	A cultura faz parte do processo social concreto, composto por costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas como festas, danças, cantigas, lendas, fazendo sentido enquanto parte de uma cultura específica. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestaçõesculturais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade a qual pertence.
(    ) A cultura tem aspecto dinâmico, ou seja, ela é vista como um processo que se modifica e não como algo estagnado, exceto quando falamos em culturas de sociedades tradicionais.
(    ) As culturas não são iguais para todas as sociedades, cada sociedade origina culturas diferentes.
(    ) Ao analisarmos a espécie humana, percebe-se que existe uma variedade de diferenças culturais, e as diferenças culturais podem ser explicadas em termos de diferenças geográficas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	A produção cultural pode ser classificada como erudita, popular ou de massa. Cada uma delas atinge um segmento social e cultural diferente, e considera a possibilidade de expandir para os demais. Segundo Rasteli (2019), sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RASTELI, Alessandro. Mediação cultural em biblioteca: contribuições conceituais. 2019. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília, 2019.
	 a)
	Produzida pelos meios de comunicação como imprensa, rádio, cinema, música, televisão e internet.
	 b)
	Produzida pela música clássica, ópera, escultura, pintura, quadros, leituras, obras de arte, ballet, alta gastronomia, moda e alta costura.
	 c)
	Produz expressões populares como grafite, festas populares diversas, criações folclóricas, manifestações de rua e danças regionais, comidas típicas, artesanatos.
	 d)
	Engloba as artes, as expressões materiais e imateriais, os trabalhos manuais e também aquelas de interesse de uma parcela econômica da sociedade.
	5.
	A mediação da informação, como objeto de estudo da ciência da informação e da biblioteconomia, se faz presente no fazer bibliotecário, ou seja, nas atividades realizadas pelo profissional. A mediação da informação é classificada em três tipos, segundo Silva (2015). Sobre os tipos de mediação da informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mediação técnica da informação.
II- Mediação pedagógica da informação.
III- Mediação institucional da informação.
(    ) Refere-se aos procedimentos heurísticos a serem utilizados no processo de mediação.
(    ) Refere-se aos procedimentos do profissional da informação na busca de recursos para concretizar as ações.
(    ) Refere-se às ações de organização na representação da informação, estimulando seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, G. da. Ação cultural em bibliotecas: o caso da Biblioteca Pública. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, 2015.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	A cultura, em suas vertentes erudita, popular e de massa, se destaca pela vinculação direta com a realidade social. Sociedades distintas vão necessariamente originar culturas diferentes, que possibilitam diferentes formas de orientar e interpretar essa realidade. Podemos destacar, segundo Guerra (2018), características da cultura. A respeito dessas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer.
(    ) Pode ser associada às tradições herdadas do passado e que permanecem no presente.
(    ) Se estabelece por meio de um caráter simbólico.
(    ) É produzida não apenas para comunicar, mas, principalmente, para vender e se tornar altamente lucrativa.
FONTE: GUERRA, L. A. Cultura. Infoescola. 2018. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/cultura/. Acesso em: 25 set. 2019.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Cultura tem uma definição ampla e complexa. Vários pesquisadores já conceituaram o termo cultura sob diversas perspectivas disciplinares. Numa perspectiva antropológica, como a cultura foi definida pelo autor britânico Edward Tylor (1832-1917)?
	 a)
	Definiu o termo cultura como todo o complexo que envolve o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, os hábitos e as capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade.
	 b)
	Definiu o termo cultura como produção nas relações sociais e da criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos de forma de trabalho, de forma de habitação, do vestuário da culinária, das expressões de lazer, da música, da dança.
	 c)
	Definiu o termo cultura como um termo de grande importância para as ciências materiais em geral.
	 d)
	Definiu o termo cultura como representação do conjunto de tradições produzidas pela interação social entre membros de uma sociedade.
	8.
	O objeto da ciência da informação é a informação propriamente dita. Nesse sentido, levamos em conta que não só a informação registrada é relevante, e sim toda informação disponível. Dessa forma, as ações culturais realizadas em unidades de informação passaram a ter mais sentido, por trabalharem a informação por diferentes perspectivas. Sobre a ação cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é uma dimensão do processo social da vida de uma sociedade, sendo que a cultura de uma sociedade é imutável, pertencendo a todos contextos sociais. Por isso, a mediação da informação é essencial no trabalho de ação cultura.
(    ) A ação cultural e/ou social tem como intuito desenvolver o processo de criação, beneficiando meios para que os sujeitos sejam criadores e façam suas próprias escolhas.
(    ) A ação cultural possibilita a troca de experiências entre diferentes grupos, contribuindo para o debate sobre o multiculturalismo que deve estar presente nos ambientes informacionais.
(    ) Para o bibliotecário desenvolver ações culturais no ambiente, ele precisa estar preparado para que o usuário participe opinando, possibilitando o favorecimento de diversos usurários e potenciais usuários que têm a oralidade como principal fonte de informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	A palavra mediação tem sua origem no latim mediatione, que indica originalmente intervenção humana entre duas partes. O conceito de mediação foi adotado por diversas perspectivas, que são estabelecidas nas relações humanas por meio de um elemento mediador. Sobre a mediação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Osvaldo de Almeida Júnior defende que a mediação da informação deve ser o principal objeto da Ciência da Informação.
(    ) A mediação da informação é um processo encadeado e articulado que envolve tanto questões pedagógica como culturais.
(    ) A mediação da informação é dividida em implícita e explícita, sendo que a mediação implícita são as práticas pedagógicas de estímulo à cultura, e a explícita são práticas técnicas de estímulo à cultura.
(    ) A mediação da informação é a interferência realizada pelo profissional da informação, de forma direta ou indireta, que permite a apropriação de informação pelos usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	A origem da palavra Cultura vem do latim culturae, que significa ato de plantar e cultivar e com o passar do tempo adquiriu o sentido de cultivo de conhecimentos. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura envolve conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes, hábitos e as capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
(    ) A cultura tem como característica ser inseparável da realidade social, estando presente toda vez que os seres humanos se organizam em sociedade, então é uma construção mítica e produto coletivo davida humana.
(    ) A cultura é a reprodução dos saberes e tradições produzidos pela interação social entre os membros de uma comunidade ou sociedade.
(    ) A cultura também pode ser entendida como a produção e a criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos e formas de trabalho, das formas de habitação, vestuário e culinária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.

Continue navegando