Buscar

Enfermagem Interdisciplinar I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enfermagem Interdisciplinar
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
(ESAF, 2012) Assinale a opção que expressa o objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra.
Escolha uma:
a. Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades.
b. Incluir os temas Racismo e Saúde da População Negra no processo de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
c. Articular as condições específicas que afetam a saúde da população negra com as demais políticas que integram a Política de Saúde no Brasil.
d. Reconhecer o racismo e as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde da população negra.
e. Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e nos serviços do SUS.
Questão 2
Texto da questão
(IF-RS, 2016) A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Brasil, 2009) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios. Em relação a essa Política, considere as seguintes afirmativas:
I. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 1.944, de 27/08/2009, está direcionada à população masculina com idade compreendida entre 20 e 65 anos.
II. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem deve considerar a heterogeneidade das possibilidades de ser homem. As masculinidades são construídas histórica e socioculturalmente, como um processo em permanente transformação.
III. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como objetivo geral promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.
IV. Uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está em entender a saúde do homem como um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde; executado nos diferentes níveis de atenção.
V. Cabe aos municípios a responsabilidade de fomentar técnica e financeiramente a implementação e acompanhar em seu território a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) incorreta(s):
Escolha uma:
a. Apenas I.
b. II, III e IV.
c. II e III.
d. III e IV.
e. I, II, III, IV e V.
Questão 3
Texto da questão
(CESGRANRIO, 2016) A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são homens.
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, essa ocorrência é explicada da seguinte forma:
Escolha uma:
a. A saúde no Brasil é péssima no Nordeste.
b. Os homens buscam menos serviços de atenção primária.
c. Os homens no Brasil trabalham diariamente.
d. Os hormônios da maioria dos homens brasileiros são excessivos.
e. A ingestão de agrotóxicos é grande nos meios rural e urbano.
Questão 4
Texto da questão
(IBFC, 2016) Considerando a Resolução do COFEN 210/1998 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de Enfermagem que trabalham com quimioterápicos antineoplásicos, analise as afirmativas e dê valores verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
São competências do enfermeiro em quimioterapia antineoplásica:
( ) Ministrar quimioterápico antineoplásico, conforme farmacocinética da droga e protocolo terapêutico, sob supervisão médica.
( ) Realizar consulta com base no processo de Enfermagem direcionado a clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico.
( ) Elaborar protocolos terapêuticos de Enfermagem na prevenção, no tratamento e na minimização dos efeitos colaterais em clientes submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico.
( ) Formular e implementar manuais educativos aos clientes e aos familiares, adequando-os à sua realidade social.
Escolha uma:
a. F, V, F, F.
b. V, V, V, V.
c. F, V, V, V.
d. V, F, F, F.
e. V, F, V, V.
Questão 5
Texto da questão
(INSTITUTO AOCP, 2013) Sobre os cuidados paliativos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O cuidado visa a proporcionar conforto para que o doente possa vivenciar o processo de morte com dignidade.
b. A enfermagem tem atuação limitada e passiva, sendo pouco efetivos os cuidados prestados, sendo necessária a abordagem por profissionais especializados.
c. Durante o processo de cuidados paliativos, o indivíduo deve permanecer sedado para evitar o sofrimento e a dor.
d. A família deve ser afastada e não participar dessa etapa do cuidado por estar emocionalmente abalada.
e. O principal objetivo das terapias aplicadas é aumentar a sobrevida do indivíduo de forma significativa, promovendo um ambiente saudável.
Parte inferior do formulário