Buscar

RELATORIO DE ESTAGIO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSTIÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CRISTIANO PERATELLI VITOR, 1951805
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – RECREAÇÃO
COVID-19
Laranjeiras do Sul
2020
1.INTRODUÇÃO
	Analisando as propostas da disciplina de estágio Recreação neste momento de pandemia devido ao COVID-19, percebi a necessidade em fazer o plano de ação voltado para uma recreação que as pessoas possam fazer em casa. Trazendo atividade física funcional que proporciona inúmeros benefícios a saúde e também auxilia a manter as pessoas ativas equilibrando seu sistema imunológico e além dos benefícios físico a diminuição da ansiedade.
	Portanto a proposta do plano de ação foi proporcionar para que qualquer pessoa que tenha acesso à redes sociais conseguisse seguir o treino de atividades físicas orientadas mas de uma forma recreativa utilizando utensílios, acessórios, que todos tem acesso em casa. A ideia é trazer um momento de distração, diminuir a ansiedade e trazer de uma forma recreativa atividade física para o cotidiano das pessoas que estão principalmente em quarentena em suas casas respeitando o isolamento social. 
	Durante as atividades físicas serão todas orientadas com demonstração de cada movimento a ser executado para que todos possam fazer com segurança em casa sem riscos de lesões, trazendo um treino para iniciantes. Após o plano de ação montado então chegou o momento de gravar o vídeo para demonstração dos exercícios. Um pouco difícil para quem tem timidez em frente à câmera, mas pensando assim que percebi a importância de realizar este trabalho, fazendo assim passar por experiências que me fariam crescer como pessoa e profissionalmente, pois um dia em minha profissão posso necessitar fazer treinos online, então já é uma preparação.
	Após montagem do vídeo, fiz a postagem no canal do youtube onde qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode acessar e repetir várias vezes o vídeo, então ela poderá utilizar dele para realizar suas atividades físicas sempre que lhe achar interessante e acessar ao vídeo. 
	Os comentários e participações que obtive no vídeo foram todas positivas, e foi muito bom ter esse contato com o público que assistiu ao vídeo sabendo que estou ajudando as pessoas que não podem sair de casa, se manter ativos praticando atividade física mesmo nessa época de pandemia do novo corona vírus onde as pessoas em grandes cidades não podem sair de casa para ir à uma academia, clube, parques, praças para praticar sua atividade física. 
	Esse foi o intuito deste estágio em trazer as pessoas a oportunidade de praticar atividade física em casa, com segurança sobre essa pandemia e de uma forma recreativa, utilizando materiais que qualquer pessoa possa ter em sua residência. Trouxe uma experiência de vida muito grande para mim em ter que gravar vídeo em frente câmeras para um público aberto e bem variado, fazendo assim valer a importância de passar por esse estágio, para acrescentar em minha futura profissão, aprendendo a trabalhar com o improviso de materiais, público diversificado e montando treinos recreativos para serem atrativos à quem vai assistir ao vídeo. 
2.DESENVOLVIMENTO
De acordo com Ale Shimizu, (2011, pg.1)
No Brasil o treinamento funcional tem seu primeiro expoente o professor Luciano D´Elia, que começou o trabalho na academia Única em São Paulo no final da década de 1990. Essa academia tinha um público mais focado nas lutas e em um primeiro momento o treinamento funcional era focado a especificidade dos esportes de lutas e depois de algum tempo se expandiu para os demais alunos. E atualmente o Professor Luciano D´Elia é o lider do Core360.
Em 2004 é lançado o Treinamento Funcional Resistido, primeiro livro sobre o treinamento funcional escrito por autores Brasileiros. Nele os professores: Maurício de Arruda Campos e Bruno Coraucci Neto apresentam uma versão de atividade física ligada a capacidades funcionais do dia a dia e a reabilitação, fazendo muito uso dos exercícios integrados e seguindo mais a linha do que encontramos em artigos científicos.
Podemos concluir que no Brasil temos três linhas metodológicas que são chamadas de treinamento funcional uma mais voltada a especificidade esportiva, outra que vem do pilates que é focada no Power house (que no treinamento funcional chamamos de core) e por último temos a visão dos exercícios integrados para melhoria das capacidades funcionais. Cabe a quem for prescrever os treinos saber qual dos três linhas de trabalho é mais adequado para as necessidades, funcionalidades e objetivos de cada aluno.
	
Percebe-se em alguns estudos propostas de treinos livres, para se realizar sem ajuda de acessórios, como método tabata. O professor Givanildo Holanda Matias, cita “O treino tabata em si tem uma duração total de 4 minutos, sendo 20 segundos realizando o máximo de repetições de um exercício que conseguir e 10 segundos de descanso. Esse procedimento deve ser repetido por oito vezes. Devemos lembrar que a proposta inicial foi apenas para o exercício agachamento livre, mas o método pode ser adaptado e realizado através da execução completa de outros exercícios que envolvam uma grande quantidade de massa muscular como a flexão de braço, por exemplo” (17/07/2015).
	Dentre outros métodos podemos ver também o conhecido Treinamento Funcional. “O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia”. Por Grupo VOLL, 9 de Maio, 2017.
	Principalmente nesse momento de pandemia, podemos ver a importância do treinamento Funcional que pode ser realizado sem acessórios ou aparelhos de academias. Por tanto ele se tornou uma prática fácil e eficaz trazendo benefícios à saúde das pessoas que estão de quarentena sem poder ir até um local físico específico de prática de atividade física. 
	Portanto vimos a importância de aproximar de forma recreativa e que cada pessoa tendo acesso à internet pudesse executar em sua própria casa os exercícios utilizando utensílios domésticos, alimentos, garrafas plásticas, etc. Então na montagem do vídeo tem a explicação dos benefícios da prática do Treinamento Funcional e como ele engloba trabalho do corpo como um todo. Importância de praticar atividade física mesmo estando em casa, até porque neste momento com doença do novo corona vírus, devemos nos manter com imunidade alta, com nosso metabolismo, organismo o mais saudável possível, para ter mais chances em combater qualquer contágio de doenças.
	Durante o vídeo demonstro o que vamos utilizar para execução dos exercícios, desde os utensílios e acessórios. Sobre o espaço que pessoa deve separar em sua casa para execução do treino e a importância de fazê-lo pelo menos 3 vezes na semana. Também enfatizo a importância e sobre os benefícios que praticar atividade físicas diariamente, regularmente orientadas podem propiciar para saúde de cada pessoa. Não só neste momento de pandemia mas em todos os momentos o quanto é importante nos manter saudáveis sempre.
	Quando praticamos atividade física ela nos trará equilíbrio do organismo e nosso metabolismo funcionando acelerado e equilibrado não somente nossa imunidade aumenta, mas também a liberação de vários hormônios que são benéficos para nosso organismo. Nos propiciando à uma vida mais saudável e com imunidade alta nosso organismo estará mais apto a se defender de doenças virais e infecciosas. 
	Assim como afirma no site do Ministério da Saúde os benefícios da Atividade Física para saúde:
As atividades físicas e as práticas corporais são importantes aliadas da saúde e do bem-estar. Veja alguns benefícios da prática regular de atividades físicas:
· Fortalecimento dos ossos e músculos;
· Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
· Redução do risco de doenças cardiovasculares,diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
· Melhora da saúde mental e do humor;
· Redução do estresse;
· Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
· Melhora em quadros de depressão;
· Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;
· Aumento da expectativa de vida;
· Melhora da qualidade do sono;
· Controle de peso;
· Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.
Conclui-se com este estágio a importância da atividade física na vida das pessoas para se manter saudáveis e também como proteção que ela uma das maiores aliadas quando se trata de se proteger de doenças virais e infecciosas. Entendi a importância em se ter criatividade para montar treinos adaptáveis e recreativos de forma acessível para que todos possam praticar em sua casa em épocas difíceis como a que vivemos agora de pandemia.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ale Shimizu, (2011, pg.1), Site: www.aleshimizu.com.br (acessado em 09 de Junho de 2020)
MATIAS, Givanildo. Método Tabata Consiste em Treinos Curtos e Intensos. São Paulo: 17 de Julho de 2015.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA. Ministério da Saúde, Brasília, 25 de Maio de 2017, 17:15hrs. Disponível em: https://www.saude.gov.br/artigos/781-atividades-fisicas/40394-beneficios-da-atividade-fisica Acesso em: 09 de Junho de 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina