Buscar

Laboratório de Gestão - Atividades 1,2,3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1:
GRA1149 LABORATÓRIO DE GESTÃO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL GR1784202 - 20202
 (Entrega dia 29/11) 
Pergunta:
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre o ciclo PDCA das etapas do Design Thinking.
Resposta:
O ciclo PDCA foi criado na década de 40, e mesmo assim mostra-se muito atual nos dias de hoje, principalmente quando falamos em design thinking. Este processo consiste em sete passos de design thinking a serem observados:
1. Definir: Primeira etapa do ciclo, sendo a definição do que se espera com a contratação do desing thinking, o chamado briefing
2. Pesquisar: Coleta de informações que possam alimentar o processo criativo para geração de ideias.
3. Gerar ideias: é utilizado as informações coletadas na pesquisa, e conforme definição do objetivo esperado é utilizados algumas técnicas como brainstorming, esboço ou rafe de ideias, afim de realizar uma abordagem analítica top-down com foco no produto/serviço e/ou empresa, ou abordagem bottom-up direcionada ao consumidor ou usuário.
Do
4. Testar protótipos: teste de viabilidade técnica das ideias selecionadas, onde é verificado se de fato elas funcionam.
Check
5. Selecionar: escolha da proposta a ser desenvolvida, após a identificação de sua funcionalidade e eficiência.
Action
6. Implementar: indicação para implementação do projeto efetivamente na empresa.
7. Aprender: feedback do que funcionou e o que precisa melhorar.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre o ciclo PDCA
Definir; pesquisar; gerar ideias; testar protótipos; selecionar; implementar; aprender. Que são pré-definidas em planejar, fazer, verificar e agir.
O design thinking pode ser compreendido como uma forma não tradicional de pensar estrategicamente; tem como principal objetivo construir estratégias direcionadas ao bem-estar de todos os envolvidos, para isso, utiliza uma metodologia sistematizada em etapas que lembram o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action).  A capacidade de questionar está no centro das atenções do design thinking. Pois, com a elaboração de questões acerca de um problema, com base na observação do ambiente e de todos os envolvidos, buscam-se respostas adequadas ao bem-estar de todos.
Atividade 2:
GRA1149 LABORATÓRIO DE GESTÃO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL GR1784202 - 20202
 (Entrega dia 04/12) 
Pergunta:
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre a importância da gestão estratégica para o empreendedor e como ela se encaixa no empreendedorismo social.
Resposta:
A gestão estratégica se faz necessário para o bom andamento e acompanhamento do plano estratégico das organizações.
Toda organização deve ter seu planejamento estratégico, isso é primordial.
No planejamento estratégico onde deve constar sua missão, visão, valores e as estratégias para alcance dos objetivos. 
No mundo corporativo de grande competitividade, esse processo deve ser dinâmico e constante, fazer parte da gestão integrada das corporações; ainda falando sobre a gestão estratégica nos negócios, ela é capaz de transformar sua meta de negócio em valor real para todos os acionistas da empresa, diante a um plano de ação que permita o cumprimento de todas as metas que movem a empresa aos lucros, competitividade e a permanência no mercado.
Ela é importante para a elaboração e acompanhamento do desenvolvimento de todas as atividades da organização e seus resultados, acompanhando o mercado e promovendo de forma dinâmica, alternativas para a sobrevivência e crescimento do negócio. A gestão estratégica é tão importante para o empreendedorismo social, quanto para empresas de outros setores que desejam implementar o seu modelo de negócio de forma sistematizada e responsável, controlando os riscos e assim aumentando as suas chances de sucesso.
Atividade 3: GRA1149 LABORATÓRIO DE GESTÃO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL GR1784202 - 20202 (Entrega dia 29/11) – Daniela Gonçalves Soares
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre cada um dos nove blocos e como sua utilização pode ser útil na concepção de novos negócios ou produtos.
Resposta:
Com o modelo de negócio Canvas é possível realizar o mapeamento e o entendimento do negócio de uma organização; desta forma o modelo de nove blocos tem como objetivo de apresentar como uma organização pretende operar e gerar valor agregado ao cliente. Abaixo, segue a descrição e utilização de cada um dos blocos.
1°Proposta de valor: definição de oferta de valor a organização entregará para os clientes.
Nesse bloco a organização deverá resumir sua proposta em uma única frase.
Irá informar a qual público alvo será atingido com esse bloco, ou seja, a parcela de público que ficará de fora.
2° Seguimento de clientes: define quais os seguimentos de clientes ou fatia do mercado deseja atender.
Após a determinação da proposta de valor, a organização consegue definir com mais clareza os seguimentos de clientes ou fatia de mercado, de forma a garantir o público alvo desejado.
3°Canais: define quais canais ou caminhos de comunicação e vendas que a organização pretende utilizar para chegar até seu cliente.
Com a identificação do seguimento de clientes, é possível identificar o canal apropriado para que sua propaganda e publicidade alcance seu público alvo; afim de investir em canais aos quais 100% de seu público tem acesso,
4° Relacionamento: definição da estratégia de relacionamento e fidelização de clientes.
Com a resposta positiva do 3° bloco, fica mais fácil a organização utilizar estratégia de fidelização com seus clientes, uma vez que a companhia foi \u201cidentificada\u201d com produto/serviço atrativo para seu público-alvo e, o bloco de relacionamento estende a atratividade e fidelização de sua clientela.
5° Receitas: definir como e quando os clientes deverão desembolsar pelo valor agregado que a organização irá oferecer em troca.
Nesse bloco deverá estar em linha com o 1° bloco, porém deverá também ser alcançado somente quando o 4° bloco for totalmente atendido, pois irá depender do limite de valor que seus clientes estarão dispostos a pagar e qual a representatividade da fidelidade de seus clientes com o total de vendas no mês?
6° Recursos: destaca os ativos necessários para efetivar a proposta de valor da organização
Esse bloco justifica a proposta de valor, desta forma, deverá estar em linha com o 1° bloco.
7°Atividades: destaca as atividades mais relevantes para que a proposta de valor seja efetivada e a organização opere de forma otimizada.
Em outras palavras, nesse bloco, a organização entrega sua proposta de valor, sendo ele o resultado final do 1° e 6° bloco, de forma a garantir a operação otimizada da organização.
8° Parcerias: mapeia todas as possíveis ações de terceirização que podem dar suporte à realização da proposta de valor da organização.
Após a entrega da proposta, a organização necessita de parceria para realizar sua proposta de valor, desta forma, irá identificar e fechará acordo com os fornecedores potenciais podem auxiliar nesse bloco.
9° Estrutura de custo: mapeia todos os gastos para o funcionamento da organização.
São identificados todos os custos, despesas e possíveis perdas da organização. Nesse bloco, é facilmente identificado após a seleção de seus fornecedores, pois entende-se que os fornecedores potenciais que irão auxiliar a companhia para a realização a proposta de valor são os mesmos que geram maiores custos para a organização. As despesas e perdas, podem ser amenizadas com gestão estratégica de redução de despesa, seja por aprimoramento de seu controle interno e ou investimento em tecnologia para aumento da produção com gasto reduzido.
Desta forma, utilizando esse bloco a organização será capaz de lançar ou aprimorar a qualidade de um produto, vender para um público alvo em específico, agregar valor à sua marca, reduzir seus custos e despesas de forma a aumentar seus lucros e ou tornar mais atrativo seus preços e por fim tornar-se referência de gestão em seu setor.
Atividade 4: GRA1149 LABORATÓRIO DE GESTÃO: EMPREENDEDORISMOSOCIAL GR1784202 - 20202 (Entrega dia 04/12) – Daniela Gonçalves Soares
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os pontos fundamentais para a elaboração de um projeto de viabilidade econômica e financeira e como esse projeto auxiliará nas tomadas de decisões futuras.
Resposta:
Para que um novo negócio obtenha êxito, é importante uma série de análises e decisões antes do início das atividades. Independentemente do porte desta organização ou do segmento escolhido, é preciso que haja a elaboração de um projeto inicial para servir como referência no futuro. Para que se possa ter uma orientação baseada em dados reais e, assim, direcionar o processo decisório, é necessário criar um projeto, mesmo que simples, de viabilidade econômica e financeira. Esse projeto fornecerá orientações sobre o volume quantitativo que tornará a organização viável.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os pontos fundamentais para a elaboração de um projeto de viabilidade econômica e financeira e como esse projeto auxiliará nas tomadas de decisões futuras.
Em primeiro lugar é importante definir que viabilidade econômica está ligada a avaliação dos custos de um projeto e os benefícios para a organização bem como se ele é possível de se realiza, a viabilidade financeira quanto será necessária para colocar este projeto em prática, sua viabilidade e como este afetará a economia da empresa.
Está analise acontece sempre que a empresa decide fazer um novo investimento, avaliando se vale à pena investir e se é seguro para a empresa e se os benefícios do projeto realmente valem a pena. A análise da viabilidade econômica de projetos é fundamental antes de se iniciar um investimento.
Esta permite perceber se este projeto será economicamente rentável ou não e determinar o momento em que se dará o retorno ao investidor.
Um dos principais métodos de análise que existe para isso é o Valor Presente Líquido, para isso, são considerados os fluxos de caixas futuros com o objetivo de determinar a rentabilidade de um negócio.
Por outro lado, temos também outros métodos, como o “playback” ou a taxa interna de retorno.
O termo de abertura deve ser desenvolvido após o estudo inicial, pois como o próprio nome expressa, ele é a parte inicial de qualquer projeto, onde deverá constar principais objetivos, como o investimento será aplicado e como será a geração de receita.
Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e investimentos.
Importante destacar a necessidade de se fazer projeções realistas para o mercado e sempre justificadas por custos, despesas e investimentos em proporção similares.

Outros materiais