Buscar

Formação Docente: Habilidade e Competência II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação Docente: Habilidade e Competência II
Questões de Revisão 
Interpretar:
1- Imbermen (2005), ao tecer considerações a respeito da formação docente, explica que a profissão docente desenvolve-se em um contexto marcado por uma evolução acelerada da sociedade, em contextos sociais que vão condicionar a educação e refletir uma série de forças de conflitos. Argumentação que existe a necessidade de renovação na forma de educar que requer uma redefinição importante da profissão docente, ou seja (...) a nova era requer um profissional da educação diferente (IMBERNON,2005,p.12)
R- No processo de formação é importante trabalhar o conhecimento, bem como as atitudes: a aquisição do conhecimento deve ocorrer de forma mais interativa; a formação deve acontecer no interior da escola, de situações problemáticas; e nesse sentido, o currículo de formação seja significativa, ela deve proporcionar a oportunidade de desenvolve uma prática reflexiva competente. A formação do professor deve estar ligada tarefas de desenvolvimento curricular, planejamento, de programas e, em geral, melhoria da instituição educativa, e nelas implicar-se tratando de resolver situações problemáticas gerais ou específicas relacionadas ao ensino em seu contexto.
2- De conhecimento e habilidades especializadas que adquirem durante o período de formação? Esse conhecimento pedagógico especializados legitima-se na prática.”
R- De acordo com Imbernom (2005) o conhecimento proposicional prévio, o contexto, a experiência e a reflexão em e sobre a prática levarão à precipitação do conhecimento profissional especializado. Nessa perspectiva, a competência profissional será formada nas interações que se estabelecem entre os professores, na prática da sua profissão. 
*O processo de habilidades e competências requer de suas experiências.
3- Segundo Castelo (2013), promover situações em que o aluno necessita buscar tentativas para a resolução dos problemas faz com que ele construa novas formas de raciocínio.
R- Para o autor, ao oferecer à criança situações desafiadoras, elas é levada a realizar previsões e hipóteses cada vez mais ajustadas e qualificadas.
*Quando se fala em alfabetização e da linguagem escrita não é diferente, uma vez que é necessário desenvolver a maior qualidade possível de saberes sobre a escrita e sobre a linguagem escrita. * gerar problemas nas quais a criança busque solucionar os mesmo.
4- A autora Bernadete A.Gatti coloca 2(duas) questões sobre professores, escolas e contemporaneidade. A 1° é: formar professores para que? E a 2° é sobre o contexto sociocultural em que....
R- 1° Formar professores para atuar com a educação escolar, onde vão desenvolver um trabalho relacional (interpessoal), um trabalho pedagógico, com as novas gerações com base em conhecimentos considerados necessários à vida humana, em geral, sua preservação – e à vida social, em particular o exercício da cidadania com consciência moral e ética.
*Começa com um trabalho relacional (interpessoal), para chegar no trabalho pedagógico.
O professor precisa criar relações com seus alunos.
2° Contexto sociocultural em que as redes escolares estão emersas, o contexto que marcará presença nas escolas, nas salas de aula, em que os professores vão atuar. Portanto a ambiência cultural dentro da qual deverão conduzir seu trabalho de ensino. 
*Esse contexto tem que entra na sala de aula e impacta os alunos e professores.
5- O que apontam o estudo de Collegari (2015)? Qual o impacto destes indicadores para o ensino aprendiz?
R-Em uma pesquisa realizada em 2013, apontou o grave problema que enfrentamos com as crianças no que se refere a alfabetização. Como sinaliza Collegari (2015) aos oito anos de idade essas crianças já estão em situação que determina precocemente que terão serias dificuldades em sua trajetória escolar, e essa situação é a raiz para a desigualdade social e exclusão. 
6- Qual a importância do professor ter autonomia profissional?
R- *Autonomia profissional deve ser construída
7- Como você construiu o seu caderno Instrucional de ações pedagógicas? Qual a finalidade do mesmo para a ação docente.
R- Tem como finalidade: 
Para a construção é necessário a escolha da serie, componente curricular, os objetivos, conteúdos, estratégias (ações, atividades);

Outros materiais