Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A questão social, cujas origens estão nos efeitos da Revolução Industrial (1760-1820), ganhou espaço no ambiente acadêmico desde a década de noventa. Isso se deve às alterações históricas acentuadas desde então e que dizem respeito à conformação do Estado de bem-estar social nas sociedades democráticas e sua atuação mais decisiva na regulação das relações entre a sociedade e o mundo da produção e distribuição das riquezas. Embora haja movimentos de avanços e recuos, a questão social se amplia e se torna mais interdisciplinarmente discutida, a nortear os rumos da democracia liberal no século XXI. Nessa perspectiva, abre-se caminho para a aproximação entre a questão social e a liberdade, por influência de autores como o indiano Amartya Sen (1933 -), que passaram a relacionar essas duas noções como convergentes. Nessa direção, incrementaram o debate, aproximando a questão social da dimensão individual e também do tema do desenvolvimento. Considerando o exposto, disserte sobre a importância da liberdade, definindo os tês tipos de liberdade, quais sejam, a liberdade política, a liberdade econômica e a liberdade social.
	Resposta Esperada:
*A importância de aproximar essas liberdades está na própria ampliação da noção de liberdade. *A liberdade política está relacionada às escolhas sobre quem deve governar, de que modo deve governar e para quem. Além disso, inclui o direito de fiscalizar e participar. *A Liberdade econômica é o acesso a oportunidades de gerar recursos através do seu trabalho e utilizá-los para seu consumo. *E a liberdade social representa o acesso aos direitos sociais, de saúde, educação entre outros direitos sociais.
	2.
	O capitalismo se apresenta no mundo partindo da forma de transformar tudo o que existe ao nosso redor em objeto possível de comercialização, onde podemos pontuar sua evolução na trajetória da história da humanidade, contrapondo com as teorias que buscam  explicar como funciona o sistema capitalista. Partindo deste pressuposto, descreva até quando e em qual momento o capitalismo passa a dominar as forças produtivas.
	Resposta Esperada:
O processo capitalista passa a refrear a potência produtiva até os anos 60 a partir do rigor desse modelo que passa a ser substituído de forma mais maleável e mais influente com expressão muito mais significativa no Japão e na Europa Central, quando passa a acontecer o aumento da demanda de produção no mercado de trabalho.

Continue navegando