Buscar

Quimica-Geral-I-Farmácia-4ª-Lista-de-Exercícios-2017

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Juiz de Fora - Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química Curso de Farmácia - Química Geral I – 4ª Lista de Exercícios
1-A primeira energia de ionização do sódio (Na) é 495 kJ/mol. A afinidade eletrônica do flúor, por sua vez, é -337 kJ/mol. Para vaporizar um mol de sódio são necessários 108 kJ/mol e para transformar ½ mol de moléculas de flúor em 1 mol de átomo de flúor são necessários 79 kJ/mol. Na formação direta de 1 mol de NaF são liberados (negativo) 569 kJ por mol. De posse desses dados construa um ciclo de Born-Haber para determinar a energia de rede do NaF.
2-O fluoreto de sódio é muito solúvel em água. Sabendo que a constante dielétrica ( ou permissividade elétrica) da água é aproximadamente 80 vezes maior do que a constante dielétrica do vácuo (e do ar) explique porque na água o cristal de fluoreto de sódio é destruído com a consequente solvatação dos ións Na+ e F-. 
3-O fluoreto de cálcio, ao contrário do fluoreto de sódio, e muito pouco solúvel em água. Explique.
4-A tabela abaixo mostra as energias de rede e os pontos de fusão dos óxidos de magnésio e de bário, cujas estruturas iônicas são iguais.
	Óxido
	Ponto de Fusão (°C)
	Energia de rede (kJ/mol)
	MgO
	2852
	3.795
	BaO
	1918
	3114
a)Como podemos explicar que a energia de rede do MgO é maior que a energia de rede do BaO?
b)Em termos das energias de rede, como podemos explicar que o ponto de fusão do MgO é maior que o ponto de fusão do BaO?
5- Determine o íon normalmente formado para os seguintes átomos (a)Ca ; (b)S ; (c)Al.
6-Defina o termo energia de rede. Quais fatores governam a magnitude da energia de rede de um composto iônico?
7-As substâncias iônicas KF, CaO e ScN são isoeletrônicas. Examine as energias de rede destas substâncias na tabela abaixo e explique as tendências observadas.
	Composto
	Energia de rede (kJ/mol)
	KF
	808
	CaO
	3.414
	ScN
	7.547
8-Necessita-se de energia de rede para remover dois elétrons do Ca para forma Ca2+ e também para adicionar dois elétrons em O para formar O2- . Por que, então, CaO é estável em relação aos elementos livres?

Continue navegando