Buscar

Exercicio PPA

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
ALUNA : EDLAYNE CARLA FERREIRA XAVIER
1- Defina Plano Plurianual - PPA?
É uma lei que abrange a União, Estados, Distrito Federal e Municípios; é elaborada no primeiro ano do mandato do Executivo e terá vigência de quatros anos. Até a entrada em vigor da lei complementar que regule o assunto, a vigência do plano plurianual será até o final do primeiro exercício financeiro do mandato subsequente, e o projeto de lei será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro, devendo ser devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
2- Comente sobre a base legal que instituiu e tornou obrigatório o PPA?
O PPA orienta a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias –LDOs e das leis orçamentárias Anuais –LOAs conforme estabelecido na Constituição Federal.
A constituição prevê no artigo 165,que leis de iniciativa do poder executivo estabelecerão:
O plano plurianual, As diretrizes orçamentárias e os Orçamentos anuais.
1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 
Já a lei de Responsabilidade Fiscal, reforça vínculos específicos de integração do PPA com as LDOs e LOAs.
3- Comente sobre os Objetivos do PPA?
Os objetivos são organização por programas, transparência, parcerias, gerenciamento e avaliação:
Organização por programas que consiste em organizar em programas todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura, assegurando o alinhamento destes com a Orientação Estratégica do Prefeito e com as previsões de recursos por área e desenvolver e aprimorar o planejamento, orçamento e gestão por programas em todos os órgãos da administração municipal.
Transparência consiste em tornar públicas as informações referentes à execução dos programas de Governo possibilitando maior e melhor controle quando à aplicação dos recursos públicos e aos resultados obtidos; e possibilitar uma participação mais efetiva da sociedade no processo alocativo.
Parcerias estimular a participação de outras esferas de governo e da iniciativa privada como fontes alternativas ao financiamento dos programas.
Gerenciamento consiste em dotar os administradores públicos de um sistema gerencial estruturado e atualizado, visando facilitar a tomada de decisões, corrigir desvios e direcionar a aplicação de recursos para o alcance dos resultados pretendidos; e desenvolver a administração municipal, de forma a melhor definir responsabilidades, difundir a conscientização de custos, a melhoria contínua da qualidade e, sobretudo, o comprometimento com resultados.
Avaliação cria condições para avaliação e mensuração dos indicadores e dos efeitos destes sobre a realidade municipal; e a partir da avaliação do PPA, compatibilizar a alocação de recursos orçamentários com a capacidade de execução e geração de resultados dos programas.
4- Cite os fatores críticos de sucesso na elaboração, implantação e execução do PPA?
Os fatores críticos são ações, estruturas e pessoas articuladas e motivadas à solução de um problema ou ao atendimento de uma demanda da sociedade;
Programas compatíveis com a orientação estratégica do prefeito;
Objetivos coerentes com a capacidade e disponibilidade de recursos administrativos e financeiros de cada órgão setorial;
Participação de toda estrutura da administração municipal na elaboração dos programas de modo a garantir que o PPA seja um produto do governo e não de determinada Secretaria;
Integração das LDOs, LOAs e suas respectivas execuções orçamentárias e financeiras com o PPA;
Atualização do PPA a partir da avaliação anual da execução de seus programas garantido atualidade e consistência com a realidade vivida pelo município;
Estimulação de parcerias com outras esferas de governo e iniciativa privada na busca por fontes alternativas de recursos;
Divulgação da aplicação dos recursos e dos resultados obtidos proporcionando publicidade, transparência e participação popular;
Definição clara de responsabilidades através da indicação de um gerente por programa.
5- Comente sobre o conteúdo do PPA?
O conteúdo consiste em dois grandes módulos, são:
A base estratégica e os programas.
Na base estratégica compreende a análise da situação econômica e social do município;
As diretrizes, objetivos e prioridades estabelecidas pelo prefeito;
Previsão dos recursos orçamentários e sua distribuição entre os setores e/ou entre os programas;
Diretrizes, objetivos e prioridades dos órgãos setoriais compatíveis com a orientação estratégica do prefeito.
No programa compreendem a definição dos problemas que se tem por objetivo solucionar;
O conjunto de ações que deverão ser empreendidas para atingir os objetivos estabelecidos.
6- Defina Programa?
É um conjunto articulado de ações, estruturas e pessoas motivadas ao alcance de um objetivo comum.
Esse objetivo é concretizado num resultado, expresso pela evolução de indicadores no período de execução do programa, possibilitando-se, assim, a avaliação objetiva da atuação do Governo.
7- Comente sobre a constituição de um programa? 
Primeiramente deve-se identificar um problema ou demanda junto à sociedade.
Depois pode-se filtrar qual a parcela da sociedade tem a demanda do problema, definindo assim o público alvo.
Identificado o problema e público alvo, vai ser estabelecida uma forma de medir quanto se avança na solução em determinado tempo e como será medido.
Posteriormente deve buscar suas causas e desenvolver iniciativas que possam combate-las, reduzi-las ou eliminá-las. Tem-se então o conjunto de ações que irão compor o programa e também definir o montante de recursos disponível e a capacidade operacional das unidades ou órgãos da prefeitura definirão a intensidade, metas e valores associados a cada uma das ações.
Determinar o índice a ser alcançado ao final do plano para os indicadores do programa.
8- Comente sobre a estrutura de um programa?
O programa tem os seguintes atributos: A denominação, objetivo, indicador, público-alvo, unidade responsável, horizonte temporal, valor do programa, ações tipos da ação, metas e regionalização.
Denominação deve traduzir, de forma sintética, os propósitos do programa.
Objetivo expressa o problema que se busca combater ou a demanda que pretende atender, sempre o objetivo será mensurável por um indicador.
Indicador meio que se medem os resultados alcançados e se avalia a efetividade do programa. Definido o indicador, deve-se apontar o seu valor mais recente, data de apuração e o valor esperado ai final do PPA. Para programas de natureza temporária, deve-se prever ainda o índice esperado ao término do programa.
Público-alvo é a identificação e quantificação da população, comunidades, instituições beneficiadas direta e indiretamente pelos resultados almejados pelo programa.
Unidade Responsável é o Órgão/unidade responsável pelo gerenciamento do programa.
Horizonte Temporal consiste no prazo de execução. Identifica se o programa é de natureza contínua ou temporária.
Valor do Programa expressa o montante total de recursos orçamentários que o programa consumirá.
Ações visam combater as causas do problema que originou o programa
Tipo da Ação podem ser Projeto, Atividade ou Operações Especiais.
Metas é quantidade de produto a ser ofertada pela ação do programa.
Regionalização indica a área geográfica em que se encontram os beneficiados pela ação do programa.
9- Quais os tipos de programas? Comente cada um deles?
Podem ser classificados em quatro tipos os finalísticos, de serviço ao estado, de gestão de politicas publicas e o de apoio administrativo.
Os Finalísticos são os que têm como objetivos solucionar problemas ou atender demandas da sociedade. Quando suas ações desenvolvidas por mais de um órgão setorial são chamados de programas finalísticos multissetoriais.
Os de serviços ao estado são destinados a atender demandas do próprio governo. Suas ações são executadas por órgãos que tem porfinalidade o atendimento à administração pública.
Os de gestão de políticas públicas congregam ações que tem por finalidade o planejamento e a formulação de políticas setoriais, a coordenação e o controle dos programas que se encontram sob a responsabilidade de determinado órgão.
Os de apoio administrativo são os que têm conjunto de atividades padronizadas que visam atender ao financiamento dos insumos que não são passíveis de alocação direta aos demais tipos de programa.
10- Defina Ações?
Instrumentos de programação que visam combater as causas do problema que originou o programa. Podem ter características de investimento ou de prestação ou manutenção de serviços. Têm sempre um produto associado que visa preencher as lacunas deixadas pelas causas identificadas.
11- Cite e comente cada tipo de Ação? Exemplificando cada uma delas?
As ações podem ser do tipo Atividades, projetos, operações especiais e outras ações.
A de atividade compreende no conjunto de operações que realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
A classificação como atividade só se aplica a ações financeiras, total ou parcialmente, com recursos orçamentários. Ex: Distribuição de merenda escolar.
Projetos é o conjunto de operações limitadas no tempo, nas quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo. A classificação como projeto só se aplica a ações financiadas, total ou parcialmente, com recursos orçamentários. Ex: Construção de salas de aula.
Operações especiais são despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta ao estado sob a forma de bens ou serviços. Contudo geram bens ou serviços ofertados à sociedade. Ex: Bolsa escola
Outras Ações é conjunto de operações das quais resultam um produto que contribui para a consecução do objetivo do programa e não demandam recursos orçamentários. Ex: Participação voluntária do pais na gestão escolar.
12- Quais as modalidades de implementação das ações? Comente cada uma delas?
Forma de implementação é o modo pelo qual a ação é realizada, pode ser de direta, descentralizada ou linha de crédito.
Direta são ações executadas com recursos próprios.
Descentralizada são ações executadas por agente que não detenha a fonte do recurso.
Linha de crédito é o financiamento concedido à população que gera produto à sociedade.
13- Qual a diferença entre uma ação do tipo atividade e uma ação do tipo projeto?
A de atividade compreende no conjunto de operações que realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo, já projetos é o conjunto de operações limitadas no tempo, nas quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo. A classificação como projeto só se aplica a ações financiadas, total ou parcialmente, com recursos orçamentários.

Continue navegando