Buscar

RESENHA: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DE PREÇOS TECHNOLOGICAL INNOVATION AND PRICE FORMATION

Prévia do material em texto

RESENHA: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DE PREÇOS TECHNOLOGICAL INNOVATION AND PRICE FORMATION
A formação do preço de venda não é uma tarefa das mais simples, pois exige do gestor a visão de diversos fatores como os de custo, de mercado, do concorrente e do consumidor. Fatores estes que influenciam, direta ou indiretamente, na precificação do produto e/ou do serviço. A decisão sobre o preço de venda é importante para que a empresa alcance o sucesso, isto é, um resultado econômico positivo conhecido como lucro, porém o gestor de preços deve conhecer as condições atuais em que se encontra o mercado consumidor além das políticas de preços praticados pelos concorrentes da empresa.
Se observa que na concorrência monopolística os concorrentes são numerosos, mas conseguem diferenciar o produto ou serviço que oferecem. Se afirmar que, nessa estrutura de mercado, existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados, que são substitutos próximos entre si. É destacado como sendo uma estrutura de mercado com muitos compradores e vendedores, com diferenciação do produto. Diferenciação esta que tanto pode ser feita pela modificação do design do produto, como por novas embalagens, pela força da marca ou de várias outras formas. Afirma ainda que cada empresa possui certo nível de controle sobre seus preços, em função do grau de diferenciação que pode dar aos seus produtos. O segmento monopólio caracteriza-se por ser uma estrutura de mercado controlada por um único produtor como uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tem substitutos próximos. Enfatiza-se que a empresa monopolista determinará o custo de produção, estabelecerá os preços ou as quantidades que irá produzir e vender, no entanto não conseguirá fixar qualquer preço, isso por que os consumidores determinarão as quantidades que serão consumidas a cada nível de preço.
O preço de mercado é o preço único que prevalece em um mercado competitivo. Se evidencia que preço de mercado é determinado quando compradores e vendedores negociam e acordam o preço de um bem ou serviço, em um nível considerado justo por ambas as partes, para então ocorrer à troca de certa quantidade de bem ou serviço pela quantia de dinheiro estabelecida, que, pela Teoria Econômica, o preço de venda dos produtos deverá ser estabelecido pelo mercado por meio da oferta e da procura. Assef (2011) concorda ao afirmar “que quem forma o preço é, basicamente, o mercado”, também compartilhando a mesma visão, afirma que segundo a Teoria Econômica o preço de venda é dado pelo mercado, seguindo a Lei da Oferta e da Procura. Também influenciam e exigem estratégias flexíveis: o objetivo de aumentar a participação de mercado ou a ação de enfrentar a concorrência, bem como a obsolescência do produto. Além disso, se aponta que uma estrutura de determinação de preços deve refletir as variações geográficas na demanda e nos custos, as exigências de segmento de mercado, a oportunidade de compra, os níveis de pedidos, a frequência de entrega, as garantias, os contratos de serviço entre outros fatores.

Continue navegando

Outros materiais