Buscar

TCC_FELIPE_CAMARGO_2020 2

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
Jundiaí, 2020
METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO LIGHT STEEL FRAMING
Estudante: Felipe Augusto Camargo
Orientador: Larissa Toyohara
INTRODUÇÃO
Diante do crescimento populacional e dos avanços tecnológicos, a indústria da construção civil de todo o mundo, tem buscado sistemas construtivos mais eficientes, com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o desperdício de materiais e atender a demanda crescente. Entretanto apesar dos diversos sistemas construtivos alternativos, o Brasil, ainda é predominante o sistema construtivo convencional, caracterizado pela baixa produtividade e principalmente pelo grande desperdício de materiais e alto índice de geração de resíduos sólidos provenientes da construção civil.
Desta forma, a metodologia de construção Light Steel Frame, vem se tornando um dos sistemas construtivos sustentáveis mais vantajosos na construção civil, onde o mesmo agrega diversos benefícios aos empreendimentos, tais como: rápida execução, melhor qualidade final, garantia de qualidade através da industrialização de quase todo o empreendimento, menor geração de resíduos sólidos, menor custo dentre outros. 
OBJETIVOS
Geral
Este trabalho objetivou entender os pontos altos e baixos do sistema construtivo alternativo Light Steel Framing, assim como suas principais características e propriedades.
Específicos
Estudar a história da construção civil, utilizando técnicas construtivas alternativas como Light Steel Framing, assim como compreender a diferença entre o Light Steel Framing e o Wood Frame;
Entender as principais etapas construtivas do Light Steel Framing;
Descrever as principais vantagens e desvantagens do método construtivo Light Steel Framing, se comparado a um sistema convencional de construção.
METODOLOGIA
A metodologia adotada foi uma revisão de literatura. Que se trata de uma revisão utilizado referencias teóricas de livros, artigos, sites, normas, monografias, dissertações e teses, para o esclarecimento do tema proposto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
HISTÓRIA DO LIGHT STEEL FRAME NA CONSTRUÇÃO CIVIL;
DEFINIÇÃO LIGHT STEEL FRAME (figura 1);
Figura 1. Esquema Construtivo em Light Steel Frame. 
Fonte: SANTIAGO, (2012).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
DEFINIÇÃO DE WOOD FRAME;
ETAPAS CONSTRUTIVAS (figura 2);
Figura 2. Esquema da Estrutura. 
Fonte: SANTIAGO, (2012).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
FUNDAÇÃO;
PAINÉIS;
FECHAMENTO;
ISOLAMENTO;
INSTALAÇÕES ÉLETICAS E HIDROSSANITÁRIAS;
LAJE DE COBERTURA;
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ACABAMENTO (figura 3);
Figura 3. Acabamento. 
Fonte: VIVADECORA, (2019).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME (figura 4);
Figura 4. Casa Finalizada. 
Fonte: VIVADECORA, (2019).
CONCLUSÕES
Com o estudo bibliográfico realizado neste trabalho, é possível compreender a história por trás da utilização do Sistema Steel Framing, um estilo de construção que utiliza o aço composto por diversos elementos individuais interligados entre si.
Conhecer o conceito e a aplicação de outras metodologias de construção é fundamentação para a exploração de novos sistemas construtivo no Brasil. Desta maneira introduzir no mercado métodos rápidos, sustentáveis e mais eficiente que a alvenaria convencional, que hoje é predominante no país.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT NBR 15253: Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados em edificações. Rio de Janeiro, 2005.
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT NBR 6355: Perfis estruturados de aço formado a frio – padronização. Rio de Janeiro, 2003.
 
BATEMAN, Bruce W. Light gauge steel verses conventional wood framing in residential construction. Department of construction science of A&M University. College Station. Texas, 1998.
CALIL JUNIOR, Carlito; MOLINA, Julio C. Sistema construtivo em wood frame para casas de madeira. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 31, n. 2, p. 143-156, jul./dez. Londrina, 2010.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CASTRO, Renata C. M. de; FREITAS, Arlene M. S. Steel Framing: Arquitetura. Instituto Brasileiro de siderurgia/Centro Brasileiro da Construção em Aço. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2006.
CONSUL STEEL. Construcción com acero leviano – Manual de Procedimiento. Buenos Aires: Consul Steel, 2002. 1CD-ROM.
DIAS, L. A. M. Estruturas de Aço – Conceitos, Técnicas e Linguagem. 
 
FRANCO, L.S. (2014). Aplicação de diretrizes de racionalização construtiva para a evolução tecnológica dos processos construtivos em steel frame. 319p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMMER, Carl V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 1997.
MARIA, Arlene. Manual da construção em aço. Steel Framing: Editora CBCA, 2006.
MEIRELLES, C. R. et al. Evolução das coberturas em madeira no Brasil. Equador: CLEFA, 2005.
MOLIN. Brayan Heron de Castro Dall. Comparativo de Custo entre os sistemas construtivos alvenaria convencional, light steel frame e wood frame para habitação popular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Monografia – Capão Mourão 2017.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORIKAWA, Devanir C. L. Métodos Construtivos Para Edificações Utilizando Componentes Derivados Da Madeira De Reflorestamento. 2006. 115f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Construção) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006
PEDROSO, Sharon Passini. Steel Frame na construção civil – 2014 <https://www.fag.edu.br/upload/ecci/anais/559532ca64bc5.pdf> Acessado em 12 de Abr. 2020
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PENNA, Fernando C.F. Análise da viabilidade econômica do sistema light steel framing na execução de habitações de interesse social: uma abordagem pragmática. 2009. 92f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
KLEIN, Bruno G.; MARONEZI, Vinícius. Comparativo Orçamentário dos Sistemas Construtivos em Alvenaria Convencional, Alvenaria Estrutura e Light Steel Frame para Construçõa de Conjuntos Habitacionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civli) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, V. P.; PANNONI, F. D. Estruturas de Aço para Edifícios. Editora Relativa, 2010.
SANTIAGO, Alexandre K. Manual de Construção em Aço: Steel Framing: Arquitetura. Rio de Janeiro: Instituto Aço Brasil/CBCA, 2012.
VELLOSO, Joana G. Diretrizes Para Construções Em Madeira No Sistema Plataforma. 2010, 104f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
convencional e wood frame em residências unifamiliares. Trabalho de conclusão de curso do Centro Universitário de Lins. São Paulo, 2014.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela minha vida, e por me permitir ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo da realização deste trabalho.
A minha família, por todo o apoio e pela ajuda, que muito contribuíram para a realização deste trabalho.
Aos amigos, que sempre estiveram ao meu lado, pela amizade incondicional e pelo apoio demonstrado ao longo de todo o período de tempo em que me dediquei a este trabalho.
Aos professores, pelas correções e ensinamentos que me permitiram apresentar um melhor desempenho no meu processo de formação profissional ao longo do curso.

Continue navegando