Buscar

AV 3 CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

O Poder Constituinte tem as prerrogativas de elaborar e modificar normas constitucionais, vale dizer, de criar uma nova Constituição e também de modificar as normas de uma já existe.
Sobre o tema é correto afirmar:
A supressão das cláusulas pétreas jamais pode ocorrer, nem mesmo pelo Poder Constituinte originário.
Uma emenda constitucional pode ser deflagrada por iniciativa popular, desde que seja subscrita por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos cinco estados e assinado por, no mínimo, três décimos por cento dos eleitores desses estados.
As normas infraconstitucionais vigentes anteriores à nova Constituição, se incompatíveis com esta, são inconstitucionais.
A desconstitucionalização se dá quando normas da constituição anterior são revogadas de modo expresso pelo texto da nova Constituição.
O Poder Constituinte Derivado sujeita-se a limites expressamente previstos no texto da constituição, como as cláusulas pétreas, mas também a limites implícitos, vale dizer, não expressamente previstos no texto constitucional.
O Poder Constituinte é classificado em Originário e Derivado. Sobre o primeiro, assinale a assertiva que apresenta as suas características.
Incondicionado, inicial, limitado, permanente e subordinado.
Autônomo, condicionado, derivado, limitado e permanente.
Condicionado, ilimitado, inicial, permanente e subordinado.
Derivado, limitado, permanente, reformador e subordinado.
Autônomo, incondicionado, ilimitado, inicial e permanente.
Sobre as vedações às emendas constitucionais, analise as afirmativas abaixo.
I. Nossa Constituição não pode ser emendada enquanto estiver vigente intervenção federal.
II. Na vigência de estado de emergência ou de grave comoção nacional é vedada à emenda ao texto constitucional.
III. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção estadual, de estado de defesa ou de estado de sítio.
IV. Calamidade de âmbito nacional, como aquela decorrente da pandemia da Covid-19, é causa de vedação de emenda ao texto constitucional.
Estão corretas:
Duas.
Três.
Nenhuma.
Todas.
Uma.
Nossa Constituição Federal, de 1988, poderá ser emendada mediante proposta:
De 30% dos Senadores Federais.
Do Presidente da República, ouvido previamente o Vice-presidente.
De, pelo menos, metade das Assembleias Legislativas dos Estados, cada uma delas manifestando-se pela maioria absoluta dos seus membros.
De mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
De, pelo menos, 30% dos Deputados Federais.
A separação dos Poderes é essencial para o estabelecimento e manutenção da liberdade política. Sobre o tema, assinale a assertiva incorreta.
A separação dos Poderes não garante exclusividade no exercício das funções pelo Legislativo, Executivo e Judiciário, mas sim uma preponderância.
O princípio básico da teoria dos três poderes é que um poder limita outro poder.
O princípio da separação dos poderes vincula-se à teoria de freios e contrapesos, desenvolvida pelo francês Montesquieu na obra “O Espírito das Leis”.
Na separação dos poderes temos um modelo político no qual o Estado tem suas funções delineadas em órgãos diferentes, mas com idênticas funções típicas.
Os Poderes do Estado estão expressos na Constituição ao afirmar que são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, sendo que a cada um foi atribuída determinada função.
O sigilo das comunicações é garantido pelo nosso texto constitucional. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e marque a correta.
Para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, o sigilo poderá ser violado por ordem judicial ou administrativa.
É violável por ordem judicial, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
Pode ser violado por ordem da autoridade máxima do Poder Executivo, desde que para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
É sempre inviolável porque se trata de direito fundamental absoluto.
Poderá ser violado, por ordem judicial, para fins de instrução processual em ação de improbidade administrativa.
Você, ativista que defende o uso recreativo da maconha, cientifica o Poder Público do município para realizar uma manifestação favorável à sua legalização na praça central da Cidade. A esposa do Prefeito, ao tomar conhecimento do evento, marca para o mesmo dia, horário e local uma manifestação em prol da família e para alertar sobre os riscos do uso de entorpecentes, no intuito de impedir a propagação das ideias que você defende.
Sobre o tema, assinale a assertiva correta.
Não há problema no fato de os eventos ocorrerem no mesmo dia, horário e local, pois todos são livres para expressar suas ideias, uma vez que a nossa Constituição garante a livre manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
O direito de reunir-se em locais abertos ao público, de modo pacífico e sem armas, não é uma garantia constitucional.
A esposa do Prefeito não pode dar continuidade a sua iniciativa, pois o evento marcado por ela frustrará o evento que foi organizado por você e anteriormente convocado para o mesmo local.
A iniciativa da esposa do Prefeito é correta, já que o uso de entorpecentes é vedado pelo nosso ordenamento jurídico.
Nem você nem a esposa do Prefeito podem dar continuidade aos respectivos eventos, pois o direito de reunião depende de prévia autorização da autoridade pública competente.
O movimento do neoconstitucionalismo busca garantir a maior eficácia possível da Constituição, não mais a tratando como um mero documento jurídico sem força prática. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O neoconstitucionalismo surge na Antiguidade, quando se verificam as primeiras demonstrações de controle do poder Estatal.
A teoria da força normativa da constituição, de Ferdinand Lassale, informa que a Constituição é uma lei e, portanto, possui capacidade de impor deveres ao Estado e moldar a realidade.
A separação entre lei e Direito foi o que permitiu as grandes ditaduras da primeira metade do séc. XX e as atrocidades cometidas na 2ª Guerra mundial.
As consequências do neoconstitucionalismo em nosso país foram a maior eficácia dos princípios constitucionais e a maior limitação dos direitos fundamentais e sociais.
O grande ativismo judicial que verificamos atualmente no Brasil é uma decorrência direta do neoconstitucionalismo.
Alguns Parlamentares do Congresso Nacional, entendendo que o voto é um direito e não um dever, iniciam uma articulação política para criar uma emenda constitucional tornando o voto facultativo.
Sobre a afirmativa, assinale a correta dentre as assertivas abaixo.
A proposição não encontra vedação em nosso ordenamento.
Os Parlamentares somente podem dar início a projeto de emenda constitucional se houver a anuência de um terço dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O voto obrigatório é cláusula pétrea, razão pela qual a proposição sequer pode ser objeto de deliberação.
Os Parlamentares não detêm legitimidade para iniciar projeto de emenda constitucional.
Uma vez deliberada entre os Parlamentares, a proposta será considerada aprovada se houver o voto de um terço dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos de votação.
Nossa Constituição traz uma série de direitos e garantias fundamentais no texto do seu art. 5º. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
Jamais haverá penas de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e cruéis.
É garantido o direito de propriedade, atendida a sua função social.
É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
Em nenhuma hipótese será admitida pena de morte.
Entre os direitos e garantias individuais, nossa Constituição Federal assegura a inviolabilidade do domicílio. Sobre o tema, assinale aassertiva correta.
Havendo determinação judicial, a autoridade policial pode ingressar na casa a qualquer momento para realizar busca e apreensão.
O conceito de casa é abrangente, mas não inclui quarto de hotel.
O conceito constitucional de casa abrange apenas o local de moradia habitual do indivíduo.
A autoridade policial poderá ingressar em quarto de hotel, à noite, se for autorizada pelo hóspede que o ocupa.
Para fins de proteção constitucional, escritório de advocacia não é sinônimo de casa.
O constitucionalismo foi um movimento social, político e jurídico cujo principal objetivo era limitar o poder do Estado através de uma Constituição. Sobre o tema, marque a opção correta.
O Direito Constitucional destina-se a organizar o Estado, limitar o exercício do poder e dos direitos e garantias do povo.
Os direitos e garantias individuais não podem ser invocados contra o Estado.
A fase mais importante para o constitucionalismo foi o seu nascimento, ocorrido na Antiguidade.
A Magna Carta Libertatum, outorgada pelo Rei inglês João Sem Terra, fez os cidadãos experimentarem na prática vários direitos que até então sequer eram reconhecidos.
A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, teve importância mundial não apenas jurídica.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional do qual o Brasil é signatário. A mesma foi aprovada, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos de votação, por três quintos dos seus membros.
À luz da hierarquia do ordenamento jurídico, teorizada pelo austríaco Hans Kelsen no livro Teoria Pura do Direito, referida Convenção ingressou na ordem jurídica interna brasileira com a natureza de:
Decreto.
Emenda constitucional.
Lei ordinária.
Medida provisória.
Lei complementar.
A ordem constitucional da República Federativa do Brasil tem como um dos seus objetivos fundamentais:
a dignidade da pessoa humana.
a independência nacional.
garantir o desenvolvimento nacional;
proteger o Estado Democrático de Direito.
reduzir a pobreza e a marginalização e erradicar as desigualdades sociais e regionais.
No tocante ao tema conceito de constituição, existem pensadores e doutrinadores que formularam concepções de constituição segundo seus diferentes sentidos. Sobre o assunto, assinale a correta.
Para justificar as arbitrariedades cometidas pelo regime nazista de Hitler, Carl Schmitt aduz que lei constitucional é a decisão política fundamental do governante, ou seja, o que importa são as decisões tomadas por quem exerce o poder.
No sentido político, a CF reflete a somatória dos fatores reais do poder em uma sociedade.
Hans Kelsen justifica a validade da Constituição numa norma suprema, de ordem natural, que se encontra acima de todas as outras.
Lassale sustenta que uma constituição é a soma dos fatores reais de poder que emanam do povo, ou seja, as questões constitucionais são jurídicas, não políticas.
Hesse e Häberle afirmam que as ações dos cidadãos e do próprio Estado são moldadas pela Constituição, pois ela possui força normativa.
Vários colegas de Direito Constitucional reuniram-se e decidiram criar uma associação civil sem fins lucrativos para representá-los perante a direção da Uniasselvi por entender que assim as demandas dos alunos junto à universidade tenham mais chances de ser atendidas. Você, apesar de não ter participado da reunião nem ter manifestado interesse em ingressar na associação, passa a receber um boleto mensal com a cobrança de uma taxa associativa. Indignado, você faz algumas pesquisas e verifica que a referida associação nunca obteve autorização do Poder Público municipal para seu funcionamento.
Sobre a questão em comento, assinale a afirmativa incorreta.
A ausência de autorização estatal para a criação da associação qualifica a mesma como uma associação irregular.
Você tem o direito constitucional de solicitar a interrupção da cobrança, já que ninguém é obrigado a associar-se ou a permanecer associado.
Nossa Constituição assegura a todos a plena liberdade associativa para fins lícitos, vedadas as associações de caráter paramilitar.
Apesar de a liberdade associativa possuir natureza de direito fundamental, poderá ser determinada a dissolução compulsória da associação por decisão do Poder Judiciário transita em julgado.
A associação somente poderá ter suas atividades suspensas por decisão proferida pelo Poder Judiciário.
Não há previsão, ao menos constitucional, de que o Brasil deva reger-se em suas relações internacionais buscando a:
autodeterminação dos povos.
garantia do desenvolvimento nacional.
solução pacífica dos conflitos.
integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina.
independência nacional.
Conforme o texto Constitucional, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”. Sobre o os direitos e garantias fundamentais previstos na CF, analise as proposições abaixo.
I. Os direitos fundamentais são assegurados tanto ao estrangeiro residente quanto ao estrangeiro em trânsito no território nacional, como os turistas.
II. É admitida a interceptação telefônica por ordem judicial, desde que se destine para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
III. Homens e mulheres são iguais em direitos, mas não em obrigações.
IV. A sucessão de bens de estrangeiros situados no Brasil se dá pela lei brasileira ou pela lei pessoal do falecido quando esta for mais benéfica ao cônjuge ou filhos brasileiros.
Estão corretas:
I, II, III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Sobre os conceitos de Estado e de Direito Constitucional, analise as afirmações abaixo e marque a correta.
Os elementos para a caracterização de um Estado são a existência de um território que contemple um povo que é regido por um governo.
Os 26 estados-membros brasileiros são pessoas jurídicas de direito público externo.
A União é quem representa a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais.
A noção do que é o Direito Constitucional está diretamente ligada ao conceito de Estado, para o qual são necessários território, povo e poder.
O poder, como elemento do conceito de Estado, é de titularidade dos governantes democraticamente eleitos.
Com a promulgação de uma nova Constituição, qual o destino a ser dado às normas da Constituição pretérita?
Matérias não versadas na nova Constituição, mas presentes na anterior, serão tacitamente recepcionadas com status de lei complementar.
As matérias da Constituição pretérita são desconstitucionalizadas, passando à categoria de lei ordinária.
As normas da Constituição anterior perdem a sua validade de forma tácita, de modo completo e integral.
As normas da Constituição antiga que tiverem congruência com a Constituição nova são convertidas em normas supralegais.
As matérias da Constituição anterior que não sejam tratadas pela Constituição nova são automaticamente recepcionadas por esta.

Continue navegando