Buscar

PROCESSOS ALÉRGICOS E A ATUAÇÃO DA HISTAMINA

Prévia do material em texto

PROCESSOS ALÉRGICOS E A ATUAÇÃO DA HISTAMINA
Assim como os humanos, os animais também podem ter alergia às mais diferentes coisas. A alergia consiste em uma resposta exagerada que o organismo animal tem a determinadas substâncias (chamadas de alérgenos), que no geral, não causariam danos.
Essas substâncias, os alérgenos, que desencadeiam todo esse processo, podem ser inaladas, ingeridas, injetadas ou apenas colocadas em contato com a pele e já causarem os sinais da alergia. Assim que entram em contato com o organismo do animal, o mecanismo de defesa do corpo já é ativado e começa a liberar protetores, como a histamina, tentando livrar o organismo do que não for bom para o sistema metabólico do bichinho. Essa histamina e as substâncias parecidas que são liberadas, é que causam os sinais clínicos da alergia.
Os sinais clínicos podem ser diferentes, dependendo do tipo de alergia que o pet tem. Os mais frequentes são os sinais que aparecem na pele, há queda de pelo, coceira excessiva, vermelhidão e até uma irritação maior na pele e o proprietário pode notar que a mesma está mais avermelhada ou possui algumas bolinhas. O animalzinho pode também ter inchaços na boca, olhos, ou em local específico que entrou em contato com o alérgeno.
Muitos fatores podem desencadear processos alérgicos nos animais, principalmente os alimentos industrializados. Embora já existam alguns testes alérgicos que o médico veterinário possa fazer para tentar descobrir o que está causando o problema, nem sempre a descoberta é fácil. Alguns animais têm alergias tão específicas que os próprios exames não detectam e o proprietário precisará ter paciência para, de acordo com as instruções veterinárias, ir alterando e testando cada item, até descobrir o alérgeno.

Continue navegando