Buscar

processo do conhecimento penal 3

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Todo magistrado inicia a carreira depois de ser aprovado em concurso de provas e títulos, sendo um colaborador da justiça, na principal tarefa de conduzir e decidir o processo e julgamento da causa, para que o juiz seja legitimo para a condução do processo, tem de ser qualificado como um juiz natural. É o juiz natural que possui o dever de imparcialidade ao conduzir o processo, exercendo adequadamente os poderes e observando os seus deveres ao longo de todo o procedimento jurisdicional. As atribuições determinadas pelo Código de Organização de Divisão Jurídica preveem aos juízes atribuições impostas pela Constituição Federal. Diante dos diversos poderes exercidos pelo juiz, sabe-se que ele tem o poder do uso de qualquer medida para a efetividade da decisão judicial e de alteração da ordem de produção dos meios de provas, a depender da particularidade de cada caso. Qual dos poderes atribuídos a um juiz corresponde ao atributo descrito?
FONTE: PIERRE, Michel Kevin. Os poderes do juiz no CPC, 2015. Disponível em: https://mpierre.jusbrasil.com.br/artigos/396128425/os-poderes-do-juiz-no-novo-cpc. Acesso em: 21 ago. 2019.
	 a)
	Poderes Jurisdicionais.
	 b)
	Vitaliciedade.
	 c)
	Poderes de Polícia.
	 d)
	Inamovibilidade.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	O início de um processo com o oferecimento da denúncia nas ações públicas se configura como componente inicial do procedimento criminal. A ação penal poderá ser de iniciativa pública ou privada, sendo que a privada é iniciada com a formalização da queixa concedida pelo ofendido e, desta forma, a queixa crime corresponde à denúncia. A ação penal privada dá o direito de punir e a titularidade pertence ao Estado na função jurisdicional em fato verídico. Qual o nome dado a esta pretensão punitiva?
	 a)
	Persecutio criminis.
	 b)
	Jus puniendi.
	 c)
	Sub Judice.
	 d)
	Ne bis in idem.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	A apelação é um recurso residual que deverá ser utilizado nas hipóteses previstas em lei, desde que não caiba recurso em sentido estrito. Suas hipóteses vêm elencadas no artigo 593, do Código de Processo Penal. Sobre essa espécie de recurso, analise as sentenças a seguir:
I- Caberá apelação das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular.
II- Caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados.
III- Não caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança.
IV- Não caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10616608/artigo-593-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941. Acesso em: 23 jan. 2020.
	 a)
	As sentença I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Uma das modalidades da prisão cautelar é a prisão em flagrante. Flagrante significa no momento ou logo após o cometimento do crime, em flagra. Acerca da prisão em flagrante, analise as sentenças a seguir:
I- Se o réu, sendo perseguido, passar ao território de outro município ou comarca, o executor deverá pedir apoio da Autoridade Policial local para poder lhe efetuar a prisão.
II- Quando o acusado se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo, o auto de prisão em flagrante será assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presença deste.
III- O militar não poderá ser preso em flagrante delito e sim autuado e recolhido ao quartel da instituição a que pertencer.
IV- Na falta ou no impedimento do escrivão, somente a Autoridade Policial poderá lavrar o auto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	Charlles (2017) referencia que o indiciamento nada mais é do que o juízo de valor da autoridade policial sobre determinada infração penal atribuindo-a ao investigado que, a partir desse momento, passa a figurar a condição de "indiciado". Em uma definição mais técnica, indiciar é atribuir a autoria (ou participação) de uma infração penal a uma pessoa. É apontar uma pessoa como provável autora ou partícipe de um delito. O indiciamento só pode ocorrer a partir do momento em que são reunidos elementos suficientes que apontem para a autoria da infração penal. Sobre o indiciamento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHARLLES, Silamar. Indiciamento? O que é? E quais as suas principais consequências? Disponível em: https://silvimar.jusbrasil.com.br/artigos/546029083/indiciamento-o-que-e-e-quais-as-suas-principais-consequencias. Acesso em: 23 ago. 2019.
	 a)
	O indiciamento feito pela autoridade policial é dividida em duas partes: interrogar o suspeito e investigar a vida pregressa para arrolamento judicial.
	 b)
	Os membros do Ministério Público e da Magistratura, em caso de suspeito, também serão indiciados.
	 c)
	O artigo 15 aponta que a maioridade é alcançada aos 21 anos.
	 d)
	Menores de dezoito anos não poderão ser indiciados.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta certa.
	6.
	Na peculiaridade de administrador da Justiça do Estado, o juiz tem o poder de julgar, sendo um colaborador da justiça, na principal tarefa de conduzir e decidir o processo e julgamento da causa. O juiz para ser legítimo na condução do processo, tem de ser qualificado como um juiz natural. É o juiz natural que possui o dever de imparcialidade ao conduzir o processo, exercendo adequadamente os poderes e observando os seus deveres ao longo de todo o procedimento jurisdicional. Sobre os atributos exercidos a um juiz, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em um processo de decidir o litígio, o juiz é o protagonista processual e o interlocutor das provas.
(    ) A divisão dos poderes de um juiz correspondem somente aos poderes de inamovibilidade e de vitaliciedade.
(    ) Em referência com as prerrogativas constitucionais outorgadas aos juízes que estão divididas nos poderes de polícia e nos poderes jurisdicionais.
(    ) Além de exercer a função de juiz, pode dedicar-se a atividades políticas e exercer a advocacia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIERRE, Michel Kevin. Os poderes do juiz no CPC. Disponível em: https://mpierre.jusbrasil.com.br/artigos/396128425/os-poderes-do-juiz-no-novo-cpc. Acesso em: 21 ago. 2019.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	O início de um processo com o oferecimento da denúncia nas ações públicas se configura como componente inicial do procedimento criminal. A ação penal no direito brasileiro podem ser subdividida em: pública incondicionada, pública condicionada e pública subsidiária da pública, promovida pelo Ministério Público. Sobre o que determina o artigo 46 do CPP com relação à titularidade da ação penal pública incondicionada e o prazo para a propositura da ação oferecido da denúncia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado da data de 15 dias em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial e, estando o réu preso, será de 5 dias o prazo para oferecimento da denúncia.
(    ) Estando o réu preso, o prazo de denúncia do qual dispõe o Código de Processo Penal será de 7 dias. Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado de 16 dias a partir da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.
(    ) Se o réu estiver solto ou afiançado é contadoda data de 5 dias em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial e, estando o réu preso, será de 10 dias o prazo para oferecimento da denúncia.
(    ) Estando o réu preso, o prazo de denúncia do qual dispõe o Código de Processo Penal será de 15 dias. Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado de 5 dias a partir da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10675721/artigo-46-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941. Acesso em: 17 out. 2019.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	O recurso em sentido estrito, de acordo com o art. 581 do CPP, é o recurso mediante o qual se procede ao reexame de uma decisão nas matérias especificadas em lei, possibilitando ao próprio juiz recorrido uma nova apreciação da questão, antes da remessa dos autos à segunda instância. Acerca das regras e procedimentos do RESE, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689compilado.htm. Acesso em: 28 ago. 2019.
	 a)
	O RESE não provoca o efeito devolutivo do julgamento.
	 b)
	O RESE não poderá substituir seus próprios autos.
	 c)
	Na impossibilidade da interpretação de RESE, a apelação deve ser residual.
	 d)
	Em rol da RESE, cabe ao prazo de dois dias para a interposição e de cinco dias para as razões.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	9.
	A revisão criminal é uma ação por meio da qual a pessoa condenada requer ao tribunal que reveja a decisão que a condenou a qual já transitou em julgado. Em alguns casos, mesmo após o julgamento de determinada ação criminal e sendo o réu condenado, ele entende que foi condenado de forma injusta. Desta forma, caberá a revisão criminal para analisar o caso e, no caso de cabimento desta ação, decorrem inúmeras conjunturas nas apreciações das provas. Sobre a revisão criminal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Será concedido o prazo de recursos posterior à revisão criminal na extinção da punibilidade da sentença penal condenatória.
	 b)
	O artigo 592 do CPP estabelece que, se for resultante a revisão criminal, os efeitos da condenação deixarão de existir.
	 c)
	Não será concedida a revisão criminal quando o objeto discutido na revisão criminal for o motivo de recurso especial.
	 d)
	Cabe a revisão para nova apreciação das provas nos casos de novas provas de inocência da condenação do réu.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	10.
	Pedro está sendo processado como incurso nas sanções do artigo 155, do Código Penal (crime de furto). No curso do processo, durante a audiência de instrução, o Magistrado que preside o feito deixa de ouvir as testemunhas e extingue a punibilidade do réu, reconhecendo a prescrição da pretensão punitiva estatal. Neste caso, inconformado com o julgamento, o Ministério Público poderá interpor recurso:
I- Em sentido estrito, no prazo de dez dias.
II- De apelação, no prazo de quinze dias.
III- Em sentido estrito, no prazo de cinco dias.
IV- De apelação, no prazo de cinco dias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta
Parte inferior do formulário

Continue navegando