Buscar

PROVA 1 - MULTICULTURALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marleide Patricio da Silva (2605015)
	Disciplina:
	Multiculturalismo (SES26)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650682) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	27117353
Parte superior do formulário
	1.
	A reflexão sobre o sujeito moderno teve profundas consequências em todo o modo de organização do pensamento ocidental. Em torno dele, estabeleceu-se bases filosóficas e epistemológicas de reflexão. Todavia, essa ideia de sujeito racional, centrado e unificado foi e continua sendo abalada. Um dos primeiros abalos deu-se com Friedrich Nietzsche. Sobre a crítica ao sujeito realizada por ele, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Trata-se de um sujeito crítico e interpretativo, capaz de ação revolucionária e de modificar sua própria história.
	
	b) Trata-se de um sujeito singular, capaz da dúvida e da reflexão racional e lógica, integrado às mudanças no mundo.
	
	c) Trata-se de um sujeito atado a uma ilusão e aprisionado por filosofias limitadoras, perdido no rebanho da multidão.
	
	d) Ele se tornou o centro da reflexão ontológica, preocupando-se com as bases de verdadeiras do seu conhecimento.
	 
	 
	2.
	É comum chegar a nosso conhecimento cotidiano, exemplo dos grandes desafios internacionais que estão postos com relação às fronteiras nacionais. Num ambiente de intensa globalização, as fronteiras têm sido objeto de preocupações dos governos. Os motivos que levam indivíduos e grupos inteiros a se deslocar variam conforme a época e a situação. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- As atuais relações globais foram afetadas pela crise econômica que ganhou destaque a partir de 2008. Da mesma forma, inúmeros conflitos ou guerras têm acontecido, sendo que alguns desses conflitos têm um caráter étnico e identitário.
PORQUE
II- Esse contexto e situações têm produzido desequilíbrios tanto nos países centrais quanto nos pobres. No entanto, os efeitos são sentidos de maneira diferente, principalmente entre os países mais empobrecidos, cuja consequência é a migração elevada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	3.
	Não devemos confundir a Idade Moderna com a ideia da Modernidade. São duas noções diferentes. A Modernidade é um fenômeno histórico e social complexo e elaborada para analisar e compreender as transformações ocorridas a partir do Século XVI em diante e que produziram mudanças nas vidas dos grupos e sociedades. Essas mudanças tiveram impactos sociais, culturas, religiosos, políticos e econômicos. A respeito dos impactos da Modernidade na vida social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É o momento da história do século XV até XVIII e que está localizado temporalmente entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, sendo um período importante para a periodização da história mundial.
(    ) Estimulou modificações coletivas e individuais de base política, material e psicológica, em paralelo com a ascensão do modo de vida urbano, a degradação ambiental e a massificação das experiências sociais.
(    ) Afirmou a importância da racionalidade e da Ciência, estabeleceu um novo modo de produção exemplificado no capitalismo, além de ter reorganizado o papel da Religião na vida social através do fenômeno da secularização.
(    ) Foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XIV, se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa, inspirado nos valores da Antiguidade Clássica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	4.
	O conceito de "invenção das tradições", elaborado por Eric Hobsbawm, contribui para entender a importância das identidades nacionais. Considerando que os Estados nacionais podem ser percebidos como tradições inventadas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A tradição inventada indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
	
	b) A tradição inventada tem como motor um conjunto de práticas sociais reguladas por símbolos e pela cultura, inculcando valores e normas pela repetição e pela continuidade do passado, sendo ritualizado.
	
	c) A tradição inventada é um conceito da literatura que ajuda a entender a construção histórica das personagens e obras escritas ao longo da Idade Média e início da Idade Moderna pelos monges católicos.
	
	d) A tradição inventada indica um conjunto de afirmações filosóficas que contribuem para moldar as estruturas das sociedades, tomando como ponto de partida a ideia de presente e de futuro.
	5.
	Os processos de construção identitários são relacionais, dependendo de algo fora dela para poder existir e definir-se. Mesmo assim, a percepção de uma identidade geralmente deixa de considerar o papel da diferença. Sobre a diferença, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ela é reproduzida por sistemas simbólicos de representação e da linguagem, bem como por meio de formas de exclusão social com impactos na vida cotidiana e material das pessoas e grupos.
(    ) Ela permite perceber a identidade como um conjunto cristalino, autêntico e perene de características comuns aos que partilham de determinada identidade a partir de uma suposta unidade.
(    ) Ela naturaliza os contextos e as relações sociais, permitindo o surgimento de aspirações de cunho totalitário para fins de estabilização política, pois tende a eliminar a partir da própria esfera pública.
(    ) Ela está em direta conexão com as relações de poder que possibilitam dividir e classificar o mundo social segundo determinado ponto de vista, privilegiando ou excluindo indivíduos e grupos sociais.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
	6.
	O atual processo de globalização, impulsionado pelas novas tecnologias de comunicação e informação, está interligando o mundo, estruturando a construção de uma sociedade multiétnica e, consequentemente, confrontando diferentes ideologias, culturas e conceitos. Sobre esta tendência atual de valorização das identidades e culturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que a modernidade emergente no terceiro milênio seja efetivamente a modernidade da sustentabilidade, é preciso que o ser humano volte a se integrar à natureza.
(    ) A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnicos, tornando o país um dos mais diversos e multiculturais do planeta.
(    ) O multiculturalismo tem como foco a identidade e não a diferença, compreendendo apenas algumas culturas regionais.
(    ) A globalização modifica o sentido das identidades modernas, que eram territoriais, cujo centro era o Estado-nação que tende a ocultar as diferenças culturais internas.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	7.
	A Teoria do Reconhecimento é um eixo interdisciplinar de reflexões teóricas e práticas encontradas nos campos das Ciências Sociais e Humanas. Seguindo essa linha, o reconhecimento é um processo complexo e importante para a produção social das identidades. Muito preocupada com a justiça, ela é empregada e valorizada pelos movimentos sociais. Sobre a Teoria do Reconhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Teoria do Reconhecimento se ocupa de refletir sobre as dimensões daglobalização contemporânea, indicando soluções para seus problemas.
(    ) A Teoria do Reconhecimento diz respeito a tudo aquilo que é produzido e consumido economicamente por uma determinada sociedade.
(    ) A Teoria do Reconhecimento tem como um dos princípios a premissa de que na luta contra a injustiça, os indivíduos se percebem como moralmente injustiçados.
(    ) A Teoria do Reconhecimento problematiza a invisibilidade subjetiva e social, isto é, a percepção da injustiça que deflagra as lutas sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	8.
	A reflexividade da vida social moderna consiste no fato de que as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz de informação renovada sobre estas próprias práticas, alterando assim constitutivamente seu caráter (GIDDENS, 1991, p. 45). Sobre a natureza da reflexividade em nossa época, analise as sentenças a seguir:
I- Ela é um aspecto da espécie humana que foi radicalizada a partir da modernidade, cujo impacto é sentido na dimensão das nossas vidas sociais e pessoais.  
II- Ela é um tipo de tradição inventada, um "combustível" para o aparecimento de práticas reguladas escritas ou não, possuindo uma natureza ritual ou simbólica.
III- Ela expressa uma forte sensação de insegurança, permeada pelas dinâmicas da globalização que rompem fronteiras e culturas específicas.
IV- Ela representa uma tendência, segundo a qual nossas vidas são orientadas de acordo com conhecimentos utilizados para organizar nossa vida pessoal e social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A identidade nacional é aquela que está vinculada a uma base territorial. Quer dizer, elas existem em torno da história e memória de um país, configurando uma "comunidade imaginada" (ANDERSON, 2008). Sobre esse conceito de "comunidade imaginada", analise as afirmativas a seguir:
I- Ela pode ser compreendida como a visão que as pessoas de um país estrangeiro possuem sobre a identidade de um determinado país.
II- Ela pode ser entendida como a visão etnocêntrica de como a Europa percebe os outros países, tendo um viés evolucionista e determinista.
III- Ela pode ser percebida como um esforço socialmente articulado e coordenado de imaginação e que é reproduzida em torno de um território e seus membros.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
	
	a) Somente a afirmativa I está correta.
	
	b) Somente a afirmativa III está correta.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	10.
	O surgimento da identidade nacional está vinculado ao aparecimento de novos Estados com poder centralizado. Muitos desses novos reinos ou países pertenciam ao império romano e, depois, ao Império Sacro-Romano. A identidade nacional relaciona-se com a herança do Império Romano e dos desdobramentos da Idade Média. Sobre a identidade nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A identidade nacional indica uma relação de semelhança absoluta e completa entre duas coisas, possuindo as mesmas características essenciais, que são assim a mesma coisa, implicando numa comunidade.
	
	b) A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política estruturada em torno da vida nacional, de um território, língua e memória coletiva compartilhada, sendo composta por símbolos e instituições.
	
	c) A identidade nacional indica um fenômeno ligado à globalização, resultando na pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização.
	
	d) A identidade nacional indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
Parte inferior do formulário

Outros materiais