Buscar

Embriologia 02 - Gametogênese

Prévia do material em texto

Embriologia
Gametogênese
· O ovócito e o espermatozóide são haplóides, tendo 23 pares de cromossomos. Isso é importante para a manutenção da quantidade de cromossomos nos seres, pois cada ser terá, quando formado, 46 pares de cromossomos, 23 da mãe e 23 do pai.
1- Espermatogênese
· É a formação dos espermatozoides a partir das espermatogôneas.
· O bebê do sexo masculino, ainda na vida fetal já possui espermatogôneas.
· Espermatogôneas: Células primitivas que darão origem aos espermatozóides. São células diplóides (possuem 46 cromossomos) e seus cromossomos sexuais são XY.
· Durante a infância, as espermatogôneas se proliferam sofrendo mitose, formando outras células iguais 46 XY. Também aumentam de tamanho, se tornando espermatócitos primários, ainda 46 XY.
· No período da puberdade, esses espermatócitos primários sofrem meiose. Essa primeira meiose transforma cada espermatócito primário, que é 46 XY, em espermatócitos secundários, que são células haplóides 23 X e 23 Y. 
A segunda meiose separa as cromátides de cada um espermatócito secundário, dando origem às espermátides, 23 X e 23 Y cada uma.
Temos então que cada espermatócito primário, 46 XY dará origem a 4 espermátides, duas 23X e duas 23Y.
· As espermátides passarão pelo processo de espermiogênese.
· Espermiogênese: Formação dos espermatozóides a partir das espermátides. Vai formar a cabeça, região intermediária e a cauda.
2- Ovogênese
2.1- Ovogênese Pré-Natal
· Formação dos ovócitos maduros a partir as ovogôneas.
· Bebês do sexo feminino, ainda na vida fetal já possuem ovogôneas e ovócitos primários com o folículo primário (uma fina camada de célula epitelial plana) ao redor, sendo esses os gametas primitivos, células diplóides 46 XX.
· Esses ovócitos se dividirão por mitose para se multiplicarem formando células iguais.
· Ainda antes de o bebê nascer, os ovócitos começam a meiose, fazendo com que esse folículo ao redor se torne maior (se torna uma camada de célula folicular cúbica) formando também uma cavidade no folículo. Essa meiose estaciona na prófase e só continuará na puberdade.
2.2- Ovogênese Pós-Natal
· Na puberdade, a mitose se completará dando origem a duas células 23 X, o ovócito secundário e o primeiro corpo polar, que é uma célula com pouco citoplasma, que depois se degenera.
· O folículo fica ainda maior, passando a se chamar de corpo lúteo. Essas células foliculares irão ajudar na produção dos hormônios estrógeno e progesterona e o ovócito secundário se transforma em ovócito maduro.
· Ocorre a segunda divisão meiótica depois que o ovócito é liberado, mas essa divisão só vai terminar se houver fecundação.
· O ovócito maduro liberado é composto por:
- Corona radiata: Parte mais externa formada de células foliculares.
- Zona pelúcida:
- Membrana plasmática:
- Citoplasma:
- Núcleo
3- Gametogênese Anormal
· Acontece quando a divisão dos cromossomos não é normal.
· Pode ser que haja cromossomos a mais ou menos.
- Monossomia: Ao invés de um par de cada cromossomo, um está sem par. Causado pela meiose desigual na formação do gameta, fazendo que um cromossomo esteja faltando e que na fecundação quando era para ter sido formado um par de todos, algum fica sem par.
- Trissomia: Ao invés de um par de cromossomos, um está em trio. Causado pela meiose desigual na formação do gameta, fazendo com que ao invés de haverem 23 pares, um par de cromossomos está na verdade em dose tripla.
· A gametogênese anormal feminina é mais frequente em mulheres acima dos 35 anos.
· Embriões com número anormal de cromossomos podem se desenvolver ou não dependendo do problema. Grande parte dos casos de monossomia e trissomia resulta em aborto espontâneo e por muitas vezes a mulher nem sabe que está grávida ou o aborto espontâneo é confundido com o ciclo menstrual.
4- Ciclo Reprodutivo Feminino
· As mulheres começam a produzir estrogênio e progesterona após a puberdade. O ciclo desses hormônios desencadeiam o processo de maturação dos ovócitos, ovulação e a descamação do endométrio quando o ovócito não é fecundado, gerando a menstruação.
· No hipotálamo é liberado o hormônio liberador da gonadotrofina, que age na hipófise liberando FSH e LH.
· FSH (Hormônio Folículo-estimulante): Envolvido com a maturação do folículo. Atua também na produção de estrogênio.
· LH (Hormônio Luteinizante): Envolvido com a formação e a degradação do corpo lúteo. Atua também na produção de progesterona.
· O anticoncepcional (contraceptivo oral) é um método anovulatório, que impede a ovulação.

Continue navegando