Buscar

CSP - Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Anhembi Morumbi
Ciências Contábeis 
Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Kaique Santos da Silva
Destarte, apesar do art. 35 da Lei nº 4.320/1964 referir-se ao regime orçamentário, ressalte-se que o regime contábil (patrimonial) deve ser aplicado ao setor público em sua integralidade para reconhecimento de fatos contábeis.
No estudo e acompanhamento de seu objeto – o patrimônio público –, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve evidenciar as variações patrimoniais, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária, conforme prevê a Lei nº 4.320/1964 [...].
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP. 8. ed. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/manual-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-mcasp/2019/26. Acesso em: 7 jul. 2020.
 
Considerando a contextualização aqui efetuada e todo o conteúdo estudado na unidade, apresente e discuta sobre as variações patrimoniais, suas classificações e como a contabilidade aplicada ao setor público as evidencia em consonância com a prestação de contas e a transparência na sociedade. 
R.:
Variações Patrimoniais: são acontecimentos que provocam alteração no patrimônio das empresas de forma qualitativas e quantitativas e pode alterar ou não o PL do estado.
Variação qualitativa – São fatos e registros que tem alteração no patrimônio liquido, temos acertos, onde a alteração é feita com a retirada de um ativo e compensada por outro ativo e não alteram a situação liquida patrimonial.
Variação Patrimonial quantitativa - São situações que vão gerar um aumento ou uma diminuição e alteram os resultados do patrimônio.
Na variação patrimonial Quantitativa existem dois tipos a aumentativa VPA, que são aquelas que alteram a situação liquida, provocando um acréscimo patrimonial, o que traz benefícios econômicos para quem o obtém. e a Variação Patrimonial diminutiva VPD são aquelas que alteram a situação líquida patrimonial, reduzindo-a. São consideradas despesas sob o enfoque patrimonial, e, do mesmo modo que as receitas, não devem ser confundidas com as despesas orçamentárias tratadas na Lei 4.320/64.
A importância de se evidenciar essas variações no setor público reside no fato de que os saldos apresentados em balanço patrimonial, por exemplo, comparando-se dois períodos, não demonstram o que ocorreu para que aqueles saldos se alterassem. A princípio, o que se tem, é uma evidenciação de aumento ou diminuição dos itens patrimoniais. Com as variações, pode-se, de forma detalhada, verificar como esses saldos alteraram, levando-se em consideração sempre que estamos tratando de recursos públicos de interesse geral da sociedade e que estão sendo aplicados nos entes públicos para que os serviços sejam prestados de forma adequada.

Continue navegando