Buscar

Representação descritiva I - Catalogação

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Monica Vieira Sousa Gomes (2130590)
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650531) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26464279
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, o Projeto CALCO, elaborado pela bibliotecária Alice Príncipe Barbosa e gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas, tinha como propósito a catalogação do item informacional por meio da utilização de computadores. No que se refere ao projeto CALCO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Projeto CALCO foi adaptado no Brasil em 1973, com o intuito de resolver o problema do formato MARC no contexto das bibliotecas brasileiras.
(    ) Pretendia-se padronizar normas de catalogação e cabeçalhos de assuntos.
(    ) Um dos objetivos da implementação do CALCO no País foi o de possibilitar a permuta de informações no Brasil com outros países.
(    ) A Biblioteca Nacional optou por nunca se integrar ao sistema Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas, escolhendo o USMARC como o primeiro Formato MARC, indo deste para o formato MARC21.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	A Representação Descritiva - Catalogação - no Brasil pode ser caracterizada, em grande medida, por estudos e esforços direcionados à adequação das temáticas relativas ao cenário internacional, o que não desconfigura, no entanto, a sua abrangência e efetividade nas práticas biblioteconômicas nacionais. Sobre o desenvolvimento de Códigos de Catalogação em contexto brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dentre os vários esforços relativos ao processamento técnico da informação no país, os critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras a nível federal, estadual e municipal e nomes geográficos precisam ser desenvolvidos e aprimorados para contexto atual.
	 b)
	A responsabilidade de editoração da versão portuguesa da segunda edição do Código de Catalogação da Biblioteca Vaticana foi do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD.
	 c)
	O Código da Vaticana, apesar de ser reconhecido também no Brasil como um dos códigos de catalogação com maior relevância, em especial em 1940, nunca foi efetivamente aceito nas bibliotecas brasileiras.
	 d)
	Os bibliotecários brasileiros conseguiram ter sucesso com seu próprio código de catalogação, mas se optou pela adesão do AACR no país, em especial, após a sua edição traduzida em 1969.
	3.
	No contexto da produção, armazenamento, organização, disponibilização, recuperação e até mesmo no consumo da informação, as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se desenvolveram com o objetivo de dar uma condução mais adequada a esse fenômeno de explosão informacional. Tal circunstância impactou de maneira bastante abrangente e significativa as práticas inerentes à Representação Descritiva - Catalogação. Relativo aos novos recursos e procedimentos que permitem organizar e recuperar as informações considerando os impactos trazidos pela tecnologia e pela internet, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os desdobramentos e a complexidade da conversão de dados do catálogo manual para o eletrônico indicam que as informações contidas numa ficha catalográfica não podem simplesmente ser digitadas no computador para gerar um catálogo automatizado.
(    ) A catalogação passa a fazer parte de um processo mais amplo e complexo de gestão da informação.
(    ) O Machine Readable Cataloging - MARC21 -, Dublin Core e Metadata Object Description Standard - MODs - são objetos de interesse da catalogação no contexto tecnológico.
(    ) As informações contidas em uma ficha catalográfica podem, sem nenhuma complexidade acrescida, serem reorganizadas em uma catalogação em fichas eletrônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O desenvolvimento de metadados foi fundamental para que as técnicas e práticas da catalogação pudessem estar efetivamente inseridas no contexto das TIC, bem como para que se pudesse abarcar a crescente necessidade de se garantir a interoperabilidade entre ambientes, softwares e unidades distintas. Sobre os metadados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Refletem a união entre aspectos tecnológicos e de representação necessários aos novos tipos de recursos e ambientes informacionais com o objetivo de facilitar a recuperação em ambientes digitais.
(    ) Os elementos de metadados estão presentes na representação de qualquer suporte de material bibliográfico, digitais ou não. Contudo, a utilização do termo 'metadado' se tornou ainda mais evidente mediante os desdobramentos do fluxo informacional no contexto das TIC e na era digital.
(    ) Os metadados são utilizados para garantir a organização, o acesso, a busca e a recuperação das informações em domínios e ambientes informacionais especificamente digitais.
(    ) As informações contidas nas fichas bibliográficas de um livro impresso também são elementos de metadados, pois proporcionam dados básicos sobre a obra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Os catálogos são os instrumentos mais antigos existentes nas bibliotecas, e as notícias de seu aparecimento como um instrumento com um pouco mais de estruturação técnica, apesar de embrionárias, acompanham o trabalho realizado na Biblioteca de Alexandria, quando, na organização de seu acervo, o bibliotecário elaborou um catálogo com a descrição dos autores das obras com ordenação alfabética. Relativo aos catálogos desenvolvidos na antiguidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos, na antiguidade, representavam, em vias práticas, teóricas e técnicas, apenas uma lista arranjada simbolicamente para a organização e recuperação do acervo.
(    ) Os catálogos eram elaborados para os bibliotecários organizarem os acervos e coleções, bem como direcionados aos usuários para que estes tivessem acesso à coleção.
(    ) Estes não eram projetados para servir ao usuário para que ele pudessem recuperar a informação.
(    ) Os catálogos, na sua versão mais embrionária, não podem ser considerados um produto advindo de um processo de catalogação propriamente dito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	A catalogação cooperativa, idealizada em meados de 1850, onde o contexto de produção e disponibilização da informação era completamente limitado a um ambiente físico com documentos impressos, atualmente tem sido evidenciada com maior efetividade, em especial, pelos desdobramentos trazidos pelo advento das TIC e da internet. Com relação à catalogação cooperativa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As primeiras notícias relativas à catalogação cooperativa foram protagonizadas pela atuação e esforços de Charles Cutter.
	 b)
	Atualmente, são ainda mais evidentes os esforços para que as bibliotecas se unam para efetivar uma maior integração das atividades relativas ao processamento técnico para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico.
	 c)
	A diminuição do retrabalho, no ato de catalogar um item informacional, é um de seus principais objetivos.
	 d)
	O Serviço de Intercâmbio de Catalogação, conhecido como SIC, desenvolvido no Brasil, surgiu com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação, bem como o de facilitar a pesquisa bibliográfica em todos os níveis.
	7.
	A catalogação tem se efetivado como uma das ferramentas mais importantes para o compartilhamento de recursos e de diversificadasinformações entre diferentes bibliotecas. Compartilhamento este possibilitado pela adesão das inúmeras inovações tecnológicas que já estão à disposição no contexto atual. No que confere o impacto da internet e do uso das tecnologias para a catalogação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A internet é o marco mais preciso e avançado da tecnologia, mas não necessariamente implicou na variação dos tipos de suportes em que se é registrada uma informação.
	 b)
	A Catalogação Cooperativa se tornou mais efetiva mediante a utilização das redes de telecomunicação e da internet, pois se evidenciou uma maior interação entre diferentes bibliotecas, nacionais e internacionais.
	 c)
	Os esforços, no que confere ao avanço das atividades de catalogação e representação descritiva no cenário brasileiro, não têm se direcionado em como utilizar as novas tecnologias da informação a favor da disseminação da informação.
	 d)
	O AACR2 consegue abarcar todas as especificidades para catalogação dos diferentes tipos de suportes que emergiram como resposta ao uso da tecnologia para armazenar diferentes tipos de informação.
	8.
	Os formatos MARC são formatos de comunicação, projetados principalmente para fornecer especificações para o intercâmbio de informações bibliográficas e relacionadas entre sistemas. Eles são amplamente utilizados em uma variedade de ambientes de troca e processamento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eles exigem armazenamento interno ou formatos de exibição para serem usados por sistemas individuais.
(    ) Existem cinco tipos de formatos de comunicação que são utilizados, cada qual com suas especificidades, para representação e troca de dados bibliográficos, de autoridade, propriedades, classificação e informações da comunidade em formato legível por máquina.
(    ) Auxilia na catalogação e descrição dos documentos dentro dos sistemas de bibliotecas e implica na transferência de seus dados para o sistema via computador com a incorporação de tais dados para um catálogo automatizado.
(    ) É um padrão que armazena registros bibliográficos e qualquer informação por meio da utilização de máquinas - computadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Ao descrever a informação, condicionada pelas regras de padronização existentes nos diversos códigos já elaborados, o catalogador precisa garantir que o catálogo represente de maneira adequada todos os dados das obras contidas em seus acervos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para auxiliar o catalogador em seu trabalho, além dos códigos de catalogação, existem as listas de cabeçalhos de assunto ou de autoridade.
(    ) Para que um catálogo consiga atender ao seu propósito, é necessário que o catalogador potencialize características como a integridade, a clareza, a lógica e a consistência do item informacional.
(    ) O desenvolvimento de tecnologias foram transformando a prática, sistematizando os itens da descrição e os conteúdos, mas a necessidade de catalogar não mudou: é preciso fornecer os metadados precisos para auxiliar na identificação da informação.
(    ) Ao seguir as regras inerentes aos processos de Representação Descritiva e Temática, não cabe ao catalogador uma decisão especializada sobre qual a forma um nome, título, série ou assunto será usado como cabeçalho autorizado em um catálogo de biblioteca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	Os catálogos podem ser considerados, mesmo que não com as mesmas especificidades e complexidades inerentes às técnicas, regras e contextos da sociedade atual, os primeiros instrumentos para a organização e consequente recuperação da informação em uma biblioteca. Sobre os catálogos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com o advento da tecnologia, os catálogos são constituídos, essencialmente, em formato digital, e, por este motivo, desempenham funções bastante distintas de quando eram impressos.
	 b)
	Os catálogos não costumam ser considerados o principal instrumento de recuperação da informação nas bibliotecas, mas, dentre várias outras possibilidades, auxiliam o usuário a localizar os livros nas estantes.
	 c)
	São direcionados ao usuário e permitem a disseminação do conteúdo físico e temático do acervo pertencente da biblioteca.
	 d)
	Os catálogos, mesmo na sua versão mais simplificada, como as listas e inventários produzidos na Idade Média, sempre respeitaram regras específicas de catalogação para serem elaborados.
Parte inferior do formulário

Continue navegando