Buscar

resposta da prova a1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro estudante, hoje você desempenha um importante papel para a realização deste exercício, a partir de tudo o que vimos na unidade. Dentre as funções que o sistema digestivo possui, encontra-se o transporte do alimento durante todo trato gastrointestinal, assim com as funções absortivas e o transporte dos nutrientes por meio das microvilosidades intestinais para os capilares sanguíneos. Esses processos garantem que o indivíduo tenha uma boa absorção de nutrientes a fim de contribuir para suas demandas ou deficiências nutricionais determinadas. De acordo com seus conhecimentos adquiridos e com o auxílio da Unidade 1, que abordam os processos fisiológicos, você pode construir um pequeno texto elaborado a partir de pesquisas em artigos e livros, de até 15 linhas, sintetizando todo o mecanismo de digestão, absorção e transporte de nutrientes?
MACANISMO DE DIGESTÃO 
 Boca onde tem início a digestão dos alimentos. Os movimentos da língua são responsáveis por englobar o alimento na saliva, umedecendo, lubrificando e, assim, iniciando o processo de digestão,
Glândulas salivares são ativadas antes mesmo do alimento entrar em contato com a cavidade oral? Este estímulo ocorre por meio da visão e do olfato. Porém, é importante destacar, que em contato direto com o alimento, essa ativação tende a aumentar. Desta forma, podemos afirmar que as glândulas salivares são responsáveis por produzir e secretar a saliva
Faringe participa tanto do processo digestivo, quanto do processo respiratório. Por ela o ar percorre, sendo encaminhado para a laringe, e o alimento transferido para o esôfago. Perceba que a sua função no trato digestório é conduzir o bolo alimentar da boca para o estômago.
Esôfago responsável por encaminhar o bolo alimentar da faringe até o estômago
Estômago é o órgão responsável pelo armazenamento do bolo alimentar e pela digestão dos nutrientes, principalmente a proteína
Intestino delgado O intestino delgado é o órgão em forma de tubo com extensão de, aproximadamente, seis metros de comprimento. É o local onde ocorre a maior parte da digestão e onde começa o processo de absorção dos nutrientes. É composto por três regiões: duodeno, jejuno e íleo.
Intestino grosso Este órgão é responsável pela absorção de água e eletrólitos, água essa que advém tanto da ingestão, quanto das secreções digestivas. O intestino grosso desempenha também a função de síntese de algumas vitaminas, por meio das bactérias intestinais, além da excreção dos resíduos por via da defecação 
Pâncreas O pâncreas é considerado uma glândula mista, pois uma porção desempenha funções endócrinas e outra porção desempenha funções exócrinas. A função endócrina ocorre por meio das ilhotas pancreáticas, que são responsáveis pela produção de alguns hormônios, como insulina e glucagon. A porção que desempenha funções exócrinas produz as enzimas digestivas, que são liberadas no duodeno por meio dos canais de Wirsung e de Santorini, a exemplo das amilases, proteases e lipases (MONTANARI, 2016).
As principais diferenças entre a função das glândulas endócrina e exócrina estão nos produtos que são secretados e na sua forma de transporte. A glândula exócrina produz o suco pancreático e possui um ducto que realiza o transporte dessa secreção para as cavidades e superfícies do corpo. Já a glândula endócrina realiza a produção de hormônios, mas não possui um ducto específico para transporte, sendo estes hormônios liberados na corrente sanguínea para que alcancem as células do corpo.
Fígado As células do fígado, denominadas hepatócitos, são as células responsáveis pela produção da bile, uma secreção alcalina, composta, principalmente, por água, ácidos biliares e bilirrubina, e que tem como função principal atuar na digestão de gorduras.
Vesícula biliar A bile é liberada durante o processo de digestão para auxiliar no processo de digestão das gorduras.
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.
Durante a digestão, os alimentos, através de processos mecânicos e químicos, são decompostos em moléculas mais simples, de menor tamanho, suscetíveis de poderem atravessar as paredes do tubo digestivo (meio externo) para o meio interno (sangue e linfa), sendo conduzidos até às células, onde são utilizados no decurso do metabolismo celular.
TRANSPORTE DE NUTRIENTES
O sistema de transporte de nutrientes no organismo é bastante elaborado. O processo de digestão é projetado para converter os nutrientes ingeridos em uma forma que torna possível para as células para acessá-los.
Há uma série de reações químicas que ocorrem para atingir esse objetivo, tais como as enzimas de mistura com os alimentos levando à quebra nos menores componentes moleculares. A maioria das moléculas de nutrientes se combinam com o oxigênio antes de entrar na célula. Neste ponto, a célula armazena a energia que está constantemente sendo usada mesmo quando você está sentado ainda. O processo metabólico converte moléculas de nutrientes e oxigênio para aquecer.

Continue navegando