Buscar

Prova Biossegurança 1 Resolvida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Biociências
Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia
BIO12013 - Biossegurança
1. Na intenção de iniciar atividades com OGMs, quais os passos que um profissional biotecnologista/biomédico deverá tomar para estar regularizado com a legislação brasileira? (2,0)
Primeiramente é preciso montar uma comissão interna de biossegurança (CIBio) para supervisionar os trabalhos com OGMs e garantir o comprimento das normas. O segundo passo é emitir com a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) um Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para garantir que o profissional possua as instalações, o pessoal e os procedimentos adequados para exercer a atividade com o OGM (exemplo: nível de laboratório adequado). O terceiro passo é submeter seu projeto para aprovação da CIBio. As atividades referentes ao projeto serão monitoradas periodicamente pela CIBio e CTNBio. 
2. Quais possíveis razões justificam o uso de luvas de procedimentos em um laboratório de práticas de biotecnologia/biomedicina? (1,0)
As luvas servem como instrumento de proteção individual pois ajudam a prevenir o risco de contaminação com reagentes químicos e biológicos e impedir o contato da pele dos profissionais com substancias tóxicas ou corrosivas. Também impedem a contaminação de instrumentos e amostras dos laboratórios. 
3. Quais os principais métodos de controle de microrganismos por calor úmido e qual o princípio destes métodos de descontaminação? (2,0)
Autoclave: utiliza o vapor sob pressão para eliminar todas as células vegetativas e esporos dos microrganismos em razão da alta temperatura (121 ºC por 15-30min). É o método mais eficiente, porém o material a ser esterilizado precisa ser resistente à altas temperaturas e pressão e não ser miscíveis em água.
Fervura: ferve a água à 100ºC, eliminando as células vegetativas, mas não esporos. 
Tindalização: utiliza esterilização fracionada para descontaminar, o método consiste em usar água a 100 ºC e posterior resfriamento do material repetidas vezes para que assim seja possível eliminar células vegetativas e esporos.
4. Escherichia coli K12 contendo plasmídeo comercial a partir do qual é capaz de expressar proteína desconhecida de Saccharomyces cerevisiae é classificada como organismo de risco biológico 1 e sua manipulação requer laboratório de nível de biossegurança 1. Por que? (1,0) 
A Escherichia coli K12 é uma bactéria que faz parte da microbiota dos seres humanos portanto o microrganismo não carrega fator de virulência bem como genes que codificam esses fatores, sendo assim representa um baixo risco tanto individual quanto coletivo, mesmo carregando uma proteína desconhecida do fungo Saccharomyces cerevisiae porque ele também não carrega nenhum fator de virulência. 
5. Pichia pastoris - levedura não patogênica empregada em diversos processos industriais com vistas à produção de proteínas - contendo transgene codificador da toxina botulínica tipo A, originalmente isolado de Clostridium botulinum é classificada como RB 2 e sua manipulação requer NB 2. Por que? (1,0)
Porque Clostridium botulinum é uma bactéria patogênica que pode causar uma intoxicação alimentar, representando um risco moderado à saúde humana e ao meio ambiente por possuir o transgene codificador da toxina. 
Por que soluções contendo os produtos químicos abaixo possuem ação microbicida?
6.	Cloro. (1,0): O cloro age como agente oxidante e inibidor enzimático e impede a multiplicação de células microbianas pela reação do ácido hipocloroso com um sistema enzimático. 
7.	Etanol. (1,0): O etanol desnatura as proteínas causando lesão nas membranas ou parede celular dos microrganismos e inibindo sua síntese.
8. Cite duas (2) exigências às instalações com nível de biossegurança 2 (NB2) segundo a Resolução Normativa No 2 da CTNBio e seu texto republicado pela Resolução Normativa No 18, e que não se aplicam às instalações NB1. (1,0)
A Resolução Normativa No 2 da CTNBio e seu texto republicado pela Resolução Normativa No 18 exige que as instalações NB2, durante a experimentação, possuam acesso restrito e utilizem uma câmara de fluxo laminar (não pode manipular o material na bancada de trabalho).

Continue navegando