Buscar

Resenha Livro sonho grande

Prévia do material em texto

Livro sonho grande
Conta a história do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, que junto com seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, criou em menos de 40 anos um império bilionário e se projetou mundialmente ao comprar marcas icônicas americanas como Heinz, Burger King e Budweiser.
Além disso, criaram o Banco Garantia, comprou as Lojas Americanas, a cervejaria Brahma, que após aquisições e fusões se tornou a maior cervejaria do mundo, a AB InBev, criaram a Fundação Estudar, fundou a GP Investimentos, a 3G Capital, entre outros grandes feitos.
Desde quando Jorge Paulo Lemann fundou o seu primeiro negócio, ele tinha um lema: contratar os famosos PSDs. Sigla em inglês que significa Poor, pobre; Smart, inteligente; e Desire to get rich, desejo de enriquecer.
Os profissionais contratados eram aqueles que estavam realmente preparados para fazer o negócio acontecer. O perfil dos profissionais buscados por Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles era o de jovens inteligentes e ambiciosos. Trabalho em primeiro lugar, isso era muito valorizado pelo trio empreendedor.
No banco Garantia, os profissionais que sobreviviam eram aqueles que deixavam de lado a vida pessoal para perseguir uma carreira profissional de altíssimo crescimento.
Através da meritocracia as pessoas cresciam e eram promovidas conforme as suas contribuições para a empresa, além de que os bônus eram extremamente altos.Os melhores dos melhores tinham a opção de se tornarem sócios da empresa.
Naquela época isso era um tanto incomum no Brasil, mas Jorge Paulo Lemann, que estudou em Harvard, entendeu que esse era o modelo de empresa que precisava construir. Ele sabia que quando alguém se sente “dono do negócio”, a pessoa se torna altamente motivada e comprometida. Diplomas e títulos não eram necessários, desde que a empresa fosse capaz de treinar adequadamente os funcionários.
O Garantia era comandando por fortes líderes, pessoas que sonhavam grande, sabiam correr riscos e agir nos momentos certos.
Outras características marcantes de Jorge Paulo, Beto Sicupira e Marcel Telles eram a frugalidade, a informalidade e a simplicidade. Todos preferiam trabalhar com roupas casuais e prezavam pelo corte de gastos em tudo que fosse possível.
Luxo e extravagâncias nunca existiram nos negócios dos empresários. Eles sabiam que a redução de custos aumentava o lucro e maximizava o valor dos acionistas. As empresas do trio não tinham paredes, as pessoas dividam as mesas e todos, não importando a hierarquia, trabalhavam em uma área comum.
Mais uma regra de sucesso de Jorge Paulo Lemann era copiar o que funcionava. Tudo o que ele aprendia com empresas similares americanas, era implementado em suas empresas brasileiras. Meritocracia, fluxo de caixa em dia e métricas para melhoria contínua eram 3 pilares que solidificavam todas as empresas do grupo.
Comprar rivais e iniciar novos negócios sempre foi uma forte característica de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. “Quando uma empresa tem muito dinheiro parado no caixa, é preciso encontrar oportunidades para adquirir competidores ou iniciar novos empreendimentos”. Sempre que adquiriam novas empresas, Jorge Paulo Lemann e seus sócios mandavam os melhores profissionais para assumir novos cargos e implementar a cultura certa na no novo negócio.
O sucesso que o trio obteve em grande parte de suas iniciativas empreendedoras é indiscutível. Além de lições importantíssimas sobre negócios, podemos aprender lições fundamentais para a vida com o primeiro, terceiro e quarto homens mais ricos do Brasil.

Continue navegando