Buscar

28142 5 - Metodologia da Pesquisa -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO DO TRABALHO
(Caixa Alta, fonte Arial 14, negrito, centralizado, na cor preta e sem ponto final. Deixar duas linhas em branco após iniciar o título).
Nome Completo
Matrícula
Curso
(Nome por extenso com as iniciais em letras maiúsculas, fonte Arial 11, cor preta, sem negrito ou itálico, e justificado a direita).
TEXTO: Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!
×
28142 . 5 - Metodologia da Pesquisa - 20202.AB
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do exercício
Então, vamos lá?
“Não existe uma faculdade certa para se tornar pesquisador científico. Para quem tem interesse em seguir na profissão, o caminho mais comum é ingressar em um programa de iniciação científica durante a graduação. Muitas universidades oferecem bolsas de estudo para estudantes que participam de projetos de pesquisa executados por professores de várias áreas do conhecimento. A Iniciação Científica é um programa orientado de longo prazo (de um a dois anos) em que o aluno seleciona um tema — que deve depender da linha de pesquisa, interesse ou currículo do professor que será o orientador — e, com uma abordagem inovadora, desenvolve o estudo. Após a Graduação, o próximo passo é ingressar em uma Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), para continuar com as pesquisas, produzir e publicar artigos, além de participar de congressos para que seu nome se torne mais conhecido na área.
Dados recentes da Fiocruz mostram que 93% dos mais de 2 mil jovens entrevistados não sabem dizer o nome de um único cientista brasileiro. O fato de a ciência ser apresentada tardiamente aos jovens também representa um desafio. “O conjunto de ciências, que é amplo, é apresentado muito tarde aos jovens e um agravante é que valorizamos pouco a profissão de pesquisador científico no Brasil”.
Um dos grandes desafios da pesquisa científica é atravessar um momento no qual a ciência tem sido desacreditada, além da falta de investimento em pesquisa, que engessa a capacidade de produção de conhecimento.
A diversidade, com destaque para uma maior representatividade de gênero e raça na profissão, é outro item considerado fundamental para aproximar o público em geral, especialmente estudantes, da ciência e da pesquisa científica. “É assim que se muda esse quadro de interesse da juventude, por meio do ensino de uma ciência que seja plural e que dialogue com os problemas de uma sociedade real, que seja dinâmica e cative os alunos justamente por ser viva e empolgar”, finaliza.
Texto completo em: http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/entenda-por-que-a-pesquisa-cientifica-e-importante-para-a-sociedade/
1) A pesquisa científica é importante para o país?
2) Investir em pesquisa científica traz retorno econômico para a população?
3) Procure um pesquisador brasileiro e fale um pouco sobre seus estudos científicos?
O seu texto resposta deverá ter no máximo 30 linhas. Não serão aceitos cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências.
Os critérios avaliativos e níveis de conquista para a Atividade Contextualizada já estão disponíveis na Rubrica de Avaliação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando