Buscar

ASSUNTO DO TUMOR (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TUMOR
Tumor e o crescimento anormal de células em qualquer tecido do corpo, o tumor benigno geralmente surge quando as células se subdividem excessivamente no corpo. O ciclo normal de uma célula: é nascer, exercer suas funções em nosso corpo, quando as células perdem sua função ou são modificadas, elas morrem dando lugar a uma nova célula. A divisão celular é rigorosamente controlada pelo nosso organismo de maneira que tenham sempre nova células substituindo as antigas, sem haver haver uma produção excessiva.
FORMAÇÃO DOS TUMORES:
Os tumores se forma quando por algum motivo alguma célula do corpo sofrem mutação e deixam de morrer e o organismo não percebe isso, dessa forma o corpo continua a produzir novas células, sem que as antigas morram, isso gera um acúmulo de tecido conhecido como tumor.
CAUSAS:
E quando o equilíbrio entre a divisão e a morte celular é alterado pode formar, elas necessitam de tratamento, outras vezes não.
Quando o equilíbrio entre a divisão e a morte celular é alterado pode formar um tumor. Alguns tumores são mais comuns em gêneros do que outros, alguns tem mais ocorrências entre crianças ou idosos, outros são associadas a dieta, ambientes e ao histórico familiar. Veja as causas conhecidas maus comuns de um tumor.
· Exposições a toxinas ambientais, como poluição genética
· Dieta desequilibrada, pobre em frutas, verduras e legumes
· Estresse
· Trauma ou lesões bocal
· Inflamação ou infecção
· Obesidade
Casos de tumor na família, porque isso pode formar um estudo com a paciente, no caso do paciente começar a sentir diferenças no crescimento do tumor ele deve procurar um médico. Se esse médico depois de examinar achar que deve ser mais observado ele encaminha para um especialista, que no caso é um Oncologista, que para um diagnóstico é preciso fazer uma biópsia que é feito com um pedaço do tecido, que leva ao um microscópio, esse é o exame que comprova o diagnóstico.
CÂNCER :
O nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem o tecido dos órgãos, divide-se rapidamente e essas células tendem a ser muito agressiva e incontroláveis determinando a formação de tumores, que se espalham para outras regiões do corpo.
DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER:
Correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosa, são denominado de carcinoma. Se o ponto de partida for o tecido conjuntivo: Osso, musculo, cartilagem são chamados de sarcomas.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Essa característica diferencia os diversos tipos de câncer, está entre a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir o tecido e órgãos vizinhos ou distantes, conhecido como metátese. 
SINTOMAS:
Dependem do tipo e da localização, os tumores pulmonares causa muita tosse no paciente e falta de ar, os tumores do sistema gastrointestinais podem causar perda de peso, diarreia, constipação e sangue nas fezes. Na maioria dos tumores a fase inicial não apresenta qualquer tipo de sintoma. Alguns casos mesmo os tumores avançados demoram para demonstrar os sinais. Dessa forma é importante fazer exames periódico, principalmente se tem casos de tumor na família, isso ajuda o médico a pesquisar melhor os sintomas no paciente.
TRATAMENTO:
Vai depender de vários fatores, como tipo de câncer, estado geral de saúde a equipe médica vai ver o melhor tratamento, vai medir os riscos e os benefícios do tratamento que seja melhor para o paciente.
COMO SE COMPORTAM AS CÉLULAS CANCEROSAS?
O câncer é causado por alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Cada célula sadia possui instruções de como devem procedes, ou seja como crescer e se dividir, o período de funcionamento e de sua morte. Na presença de qualquer erro nestas instruções pode surgir de uma célula alterada que venha a se tornar cancerosa.
· Multiplicam-se de maneira desordenada e descontrolada, ou seja elas se dividem mais rapidamente do que as células normais do tecido a sua volta, e o crescimento celular torna-se continuo. O excesso de células vai invadindo progressivamente todo o organismo, adoecendo todo o corpo. Geralmente, tem capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado.
· O acumulo dessas células desordenadas da origem aos tumores malignos.
· As células possuem capacidade de se desprenderem do tumor e de se deslocar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sanguíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando o que chamamos de as metástases. Dependendo do tipo da célula do tumor alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou ate não o fazem.
· As células cancerosas são geralmente menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções. Por exemplo, a invasão dos pulmões gera alterações respiratórias, a invasão do cérebro pode gerar alterações neurológicas, etc. Sendo assim, as células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástases.

Continue navegando