Buscar

Empreendedorismo - book 3

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 / 0,2 pts
(ENADE, 2015, adaptado)
Já sabemos que o problema de abastecimento de água é real e faz parte da rotina de diversas cidades, e chegará a números alarmantes até 2030. Isso se dará pois a demanda de água vai superar a oferta em mais de 40% em pouco tempo. Os governos do mundo todo deverão trabalhar em conjunto para encontrar alternativas que protejam esse e outros recursos essenciais à sobrevivência humana. A inovação é a chave para encontrar formas de preservação da água, a partir de um desenvolvimento sustentável e inteligente, sem desperdício.
Fonte: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 27 jul. 2015 (adaptado).
Considerando o texto acima, o processo empreendedor pode contribuir, através do processo de inovação, para minimizar o problema mencionado por meio do que se apresenta nas afirmações a seguir:
I. Identificação e avaliação das melhores oportunidades que contribuam de forma positiva para a preservação dos recursos naturais e da utilização de fontes alternativas de recursos.
II. Desenvolvimento de plano de negócios bem estruturado que contemple todas as etapas do negócio, o conceito de negócio, os recursos disponíveis e as fontes alternativas de recursos.
III. Obtenção de recursos de financiamento junto a investidores anjos, dado que estes são os que mais se associam a causas voltadas para o empreendedorismo puramente social.
IV. Gerenciamento da empresa sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.
É correto apenas o que se afirma em:
  
I, II e III.
 
  
III e IV.
 
  
I e IV.
 
  
II e III.
 
Correto!
  
I, II e IV.
 
Esta alternativa está correta, pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. A inovação pode auxiliar as questões ambientais identificando e avaliando as melhores oportunidades para contribuir com a preservação dos recursos naturais. O plano de negócios, desenvolvido de forma estruturada contempla todas as etapas do negócio incluindo os recursos disponíveis e as fontes alternativas para esses recursos. A inovação também promove o estudo do gerenciamento da empresa para atender às questões sustentáveis sem comprometer os processos existentes, mantendo a atenção voltada às novas oportunidades e às constantes ameaças provenientes das mudanças climáticas.
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
A imagem abaixo apresenta particularidades das diretrizes estratégicas de uma organização denominada SWS Sistemas
Fonte: https://sistemas.sws.inf.br/a-sws/missao-visao-e-valores/ (Links para um site externo.)
Pensando nas três palavras apresentadas na imagem (missão, visão, valores) e na questão que envolve o empreendedorismo, verifique as seguintes afirmativas:
I. A divulgação e exposição da missão, visão e valores da empresa ao cliente proporciona uma forte demonstração de amadurecimento da organização e de sua busca por melhor enquadramento no setor econômico e social.
II. Somente médias e grandes empresas devem ter uma preocupação em elaborar missão, visão e valores, pois o empreendedor perderá muito tempo com tal tarefa improdutiva.
III. O empreendedor que pensa e busca o desenvolvimento de sua empresa deverá considerar que a definição das diretrizes estratégica é condição básica para tal processo de amadurecimento.
É correto o que se afirma apenas em:
  
III.
 
  
I e II.
 
  
II e III.
 
  
I, II e III.
 
Correto!
  
I e III.
 
I e III.
A I está correta, pois divulgar tais concepções da empresa forma uma imagem saudável e positiva para uma organização.
 A III está correta, pois o amadurecimento empresarial requer um trabalho que envolva definir diretrizes estratégicas.
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
O trecho abaixo foi extraído da página do SEBRAE:
“Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae atua em: educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso a tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros.”]
Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos (Links para um site externo.)
Após a leitura do texto e pensando no apoio que um empreendedor necessita obter para pensar e realizar seu negócio, podemos afirmar corretamente que:
  
O texto mostra que o Sebrae tem um foco somente no desenvolvimento sustentável, por conseguinte, não é uma entidade que poderá ajudar qualquer empreendedor a gerir seu negócio.
 
Correto!
  
Organizações de apoio são fundamentais para colaborar com o empreendedor inicial e que desconhece ações relacionadas ao planejamento e organização de seu produto/serviço.
 
  
Apesar da ajuda do Sebrae quanto a orientação para o acesso aos serviços financeiros, o empreendedor deve ser guiado, única e exclusivamente, pelo gerente de um banco.
 
  
Um empreendedor de sucesso busca capacitação por meio de saberes advindos do cotidiano e de sua experiência profissional, consequentemente, o Sebrae terá pouca relevância para tal pessoa.
 
  
A capacitação de empreendedores ocorre somente por meio do Sebrae, pois faculdades e universidades não são espaços para o pensamento empreendedor ou ações envolvendo o empreendedorismo.
 
Organizações de apoio são fundamentais para colaborar com o empreendedor inicial e que desconhece ações relacionadas ao planejamento e organização de seu produto/serviço.
O Sebrae tem larga experiência e constitui um braço ligado a políticas públicas para desenvolvimento do empreendedorismo.
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
O trecho abaixo abre um texto apresentado no site Consultoria Empresarial e fala de como o empreendedor evita trabalhar seu plano de negócios:
A perspectiva de escrever um plano de negócios pode ser intimidadora. Um plano de negócios inclui um monte de coisas, tais como uma análise dos concorrentes, pesquisa de mercado e projeções financeiras (controle financeiro).
Fonte: https://www.prolucroconsultoria.com.br/blog/motivos-pelos-quais-empreendedores-evitam-fazer-um-plano-de-negocios/ (Links para um site externo.)
Considerando o tema plano de negócios e sua abordagem em nossa disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. O plano de negócios é um documento extremamente complexo e demorado para ser produzido, por conseguinte, é dispensável para todos os empreendedores.
II. Um empreendedor que já iniciou seu negócio acerca de 2 anos não poderá idealizar um plano de negócio, pois tal documento é significativo e relevante somente para empresas que ainda não estão no mercado .
III. A produção de um plano de negócios é saudável para o empreendedor, já que tal documento contribui para o(a) interessado(a) compreender melhor seu futuro negócio em termos financeiros, de mercado e possíveis riscos.
 É correto o que se afirma apenas em:
Correto!
  
III
 
  
I, II, III.
 
  
II e III.
 
  
I
 
  
I e III.
 
Somente a III está correta, pois o plano de negócios proporciona uma visão profunda de questões importantes no processo de criação e abertura de uma empresa.
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
(PRODESP, 2010, adaptado)
O desenvolvimento de um plano de negócio avalia a viabilidade econômica e técnica de forma a permitir que o produto atenda às necessidades dos clientes da melhor maneira possível, apresentando o retorno financeiro planejado. Neste processo, uma das etapas é a análise de mercado e competitividade
Qual é o objeto da etapa de análise de mercado e competitividade?
  
Estimar os investimentos fixos programados (máquinas, instalações complementares etc) mediante a descrição detalhada do produto ou serviço.
 
  
A caracterização do ambiente produtivo, analisando a capacidade técnica instalada na empresa, matéria-prima e insumos.
 
  
Avaliar a capacitação técnica dos colaboradores no processo inicial.
 
  
A elaboração de um plano de investimento necessário para viabilizar o negócio.
 
Correto!
  
A caracterização do macroambiente do negócio, identificando ameaças e oportunidades.Esta alternativa está correta, pois a etapa de análise de mercado e competitividade tem como objetivo buscar a caracterização do macroambiente, ou seja, encontrar os fatores macro que estão ao seu redor, que influenciarão o novo negócio, identificando ameaças e oportunidades.

Continue navegando