Buscar

2010 2 Segunda Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Pólo Universitário de Volta Redonda
Escola de Ciências Humanas e Sociais
Curso: ADMINISTRAÇÃO - Disciplina: MICROECONOMIA
Código VAD00055 – Turma A2 – Sala 110
Quarta Feira de 20h às 22h e Quinta Feira de 18h às 20h
Prof: Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck
fabiohenrique@vm.uff.br
Aluno: ______________________________________________________________________________
Segunda Prova – 04/11/10 
Questão 1) Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Cada item vale 0,2 pontos.
	01
	V
	Custo de oportunidade pode ser definido como o ganho que se abre mão por destinar recursos a um determinado uso em detrimento de oportunidades alternativas.
	02
	V
	Custos fixos são os custos que independem do nível de produção. Custos variáveis são os custos que dependem do nível de produção. Os custos quase-fixos são os custos que a firma não é obrigada a pagar, a não ser que realize um nível qualquer de produção. Custos irreversíveis são as despesas realizadas em determinados ativos que só tenham valor de uso para a própria firma, ou seja, ativos cujo valor de venda é nulo ou desprezível.
	03
	F
	Quando o custo de produção conjunto de um ou mais bens é menor do que o custo de produção em separado de cada um desses bens então existe deseconomia de escopo.
	04
	F
	A curva de transformação ressalta o conceito de custo de oportunidade, na medida em que para se produzir cada vez mais de um produto é necessário se produzir cada vez menos quantidades de um produto qualquer.
	05
	V
	A maximização de lucro para uma firma qualquer ocorre, teoricamente, quando o custo marginal de produzir uma unidade a mais do bem iguala a receita marginal de se produzir uma unidade a mais de uma bem. Essa regra é válida tanto para firmas competitivas quanto para firmas não competitivas, inclusive firmas monopolistas.
	06
	F
	A curva de oferta de uma firma, competitiva ou não, é a sua curva de custo marginal.
	07
	F
	No equilíbrio competitivo de longo prazo as firmas não obtêm lucro.
	08
	V
	A curva de oferta de longo prazo de um setor competitivo pode ser negativamente inclinada, caso o setor obtenha ganhos de escala e eficiência.
	09
	F
	Em economia o bem-estar é entendido como a soma do excedente de produtores e consumidores. Peso morto é, por definição, a perda de bem estar dos consumidores.
	10
	V
	Caso a demanda de mercado seja P = 1000 - Q e a oferta de mercado seja igual a P = 100 + Q então, caso o governo crie um imposto de $ 10 por unidade, o excedente total, considerando apenas os consumidores e produtores desse mercado, é reduzido num montante igual a $ 4.475.
	11
	F
	No item anterior, caso o governo crie um subsídio de $ 10 por unidade de produto isso eleva o excedente dos consumidores em $ 20.000.
	12
	V
	No item anterior, a despesa do governo com o subsídio é de $ 4.550
	13
	F
	Uma política de preço máximo sempre cria peso morto, na medida em que reduz o excedente total de consumidores e produtores em um determinado mercado.
	14
	V
	A diferença fundamental entre uma empresa competitiva e uma empresa com poder de mercado é a elasticidade-preço da demanda, pois uma empresa competitiva enfrenta uma elasticidade-preço da demanda, em módulo, igual a infinito, enquanto uma empresa com poder de mercado enfrenta uma elasticidade-preço da demanda, em módulo, bem menor do que infinito.
	15
	F
	A elasticidade-preço cruzada significa o impacto da variação do preço do produto sobre a quantidade demandada desse mesmo produto.
	16
	F
	Uma curva de demanda do tipo P = 1000 - 10/Q2 é inelástica.
	17
	F
	Uma firma que vise a minimização de custo, tendo várias unidades produtivas, aloca a quantidade produzida entre as diferentes firmas de forma a igualar o custo médio de produção.
	18
	F
	Uma firma que possua 2 fábricas, sendo que uma apresenta um custo médio de produção 2 vezes maior que a outra, alocará a produção de forma a produzir 2 vezes mais na fábrica mais barata em relação ao que produz na fábrica mais cara.
	19
	F
	Monopólio Natural é uma situação na qual um único produtor explora recursos naturais, sendo que não há como haver mais de um produtor realizando a exploração.
	20
	F
	Rent Seeking significa a falta de concorrência entre produtores que entram em acordo.
	21
	V
	De acordo com a lei dos rendimentos decrescentes, quando o emprego aumenta, a produtividade marginal do trabalho diminui, não porque os trabalhadores adicionais sejam mais ineficientes, mas porque mais trabalhadores estão sendo usados em relação aos demais fatores produtivos.
	22
	F
	A curva de produtividade média intercepta a curva de produtividade marginal, quando a produtividade marginal é maximizada.
	23
	F
	Quando a tecnologia apresenta retornos decrescentes de escala, os custos médios declinam com o aumento da produção.
	24
	F
	A isenção do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), no âmbito da chamada “guerra fiscal” entre os estados brasileiros, representa uma redução dos custos fixos para as empresas beneficiadas.
	25
	V
	No equilíbrio competitivo de longo prazo, os lucros econômicos são nulos, implicando, assim, que as receitas cobrem a totalidade dos custos, incluindo-se aí os custos de oportunidade de todos os fatores produtivos.
	26
	F
	A concorrência monopolista envolve um número relativamente grande de firmas que operam de forma não-cooperativa e produzem um produto homogêneo.
	27
	V
	A queda substancial do preço dos computadores, concomitantemente ao aumento da produção desses bens, é compatível com a existência, nesse mercado, de uma curva de oferta, de curto prazo, positivamente inclinada.
	28
	F
	Quando a tecnologia é caracterizada por coeficientes fixos entre os diferentes insumos, nenhum fator pode apresentar produtividade marginal nula.
	29
	F
	Em mercados competitivos, a maximização dos lucros das empresas que atuam na indústria, no curto prazo, exige que a receita marginal seja superior ao custo marginal.
	30
	F
	A cartelização bem-sucedida de uma determinada indústria, além de exigir que o cartel controle uma parcela significativa da produção, requer, também, que a demanda total de mercado pelo bem transacionado seja preço-elástica.
Questão 2) (1,0 ponto) Com relação a uma função de produção do tipo: , onde Q é a quantidade produzida, A é uma constante positiva, K é a quantidade de capital e L é a quantidade de trabalho, pode-se afirmar que:
A) Esta função de produção exibe retorno de escala crescente
B) Esta função de produção exibe retorno de escala decrescente
C) Esta função de produção exibe retorno de escala constante
D) Não se pode afirmar que tipo de retorno de escala essa função de produção exibe. 
E) Essa função de produção exibe retorno de escala crescente para baixos níveis de produção, decrescente para altos níveis de produção e constante para níveis intermediários de produção
Questão 3) (1,0 ponto) Considerando a teoria econômica com relação à oferta da firma, indique a afirmativa verdadeira:
A) nada se pode afirmar acerca da oferta da empresa no curto prazo, uma vez que nem todos os fatores de produção estarão sendo utilizados de uma forma ótima;
B) a curva de oferta de curto prazo de uma empresa competitiva será uma reta horizontal ao nível do preço de mercado;
C) a curva de oferta competitiva de uma empresa no curto prazo será composta pelo ramo ascendente da sua curva de custo marginal de curto prazo, para o nível de preços de mercado que for superior ao custo variável médio da empresa;
D) a curva de oferta de longo prazo de uma empresa que apresente retornos constantes de escala em toda a escala relevante de produção será uma linha positivamente inclinada;
E) normalmente, a curva de oferta de longo prazo de uma empresa competitiva será menos elástica do que a curva de oferta de curto prazo desta mesma empresa.
Questão4) (1,0 ponto) Um monopolista se defronta com uma estrutura de custos expressa por: CT = Q2 - 2Q + 10, e com uma curva de demanda expressa por: Pd = 94 - 2Q. Sendo assim pode-se dizer que:
A) O preço cobrado por este monopolista será de aproximadamente $ 75,67.
B) Este monopolista enfrenta uma curva de demanda perfeitamente elástica
C) O lucro econômico deste monopolista é de $760
D) Este monopolista produzirá 16 unidades de produto.
E) O custo marginal de produção da última unidade produzida é $ 40.
Questão 5) (1,0 ponto) Considere um mercado em concorrência perfeita com várias firmas idênticas e com uma função custo igual a , a curva de demanda inversa de mercado é , onde P é o preço do produto e Q é a quantidade produzida, então pode-se afirmar, para o longo prazo, que:
A) O preço de equilíbrio será 25 unidades monetárias
B) A quantidade total demandada será 6.250 unidades de produto
C) Cada firma produzirá 30 unidades de produto
D) Existirão 8 firmas nesse mercado
E) O lucro de cada firma é nulo no longo prazo

Continue navegando