Buscar

APX2 ANALISE Publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 - 2020.2 
Consórcio CEDERJ 
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social Disciplina: 
Análise de Políticas Públicas 
Data: 18/11/20 
Pólo: São Gonçalo 
Nome do aluno: Deivison Conceição Duarte 
Mat: 15213150757 
Questões: 
1. A temática da política internacional nos permite pensar em perspectiva o espaço privilegiado das políticas públicas, isto é, seu limite máximo e mínimo em termos de jurisdição. A Política Doméstica é o espaço de atuação das Políticas Públicas, contudo, as políticas públicas geram reflexos na expressão internacional, como por exemplo, a falha numa política pública de vacinação gera repercussão internacional diminuindo o fluxo de turistas, assim, com suas palavras pense em tipos de políticas públicas que podem ter este tipo de repercussão. (Peso 5,0) 
R: 
Como tem repercutido muito internacionalmente, percebi que O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) criado em 2004 e tem como objetivos reduzir de forma contínua e consistente o desmatamento e criar as condições para se estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. Porém não tem sido exatamente assim e que, segundo alguns jornais e telejornais como The New York Times descrevem, é a queimada tem acontecido de forma rápida e indiscriminada. O desmatamento da Amazônia aumentou rapidamente desde que Bolsonaro, eleito em outubro, tomou posse e seu governo cortou os esforços para enfrentar atividades ilegais na floresta tropical. Isso representa negativamente para o Brasil pois muitos países consideram a Amazônia o “pulmão do Planeta” afinal nela há absolvição de dióxido de carbono e produção oxigênio. Para alguns especialistas internacionais o problema está nas sinalizações dadas pelo governo federal sobre a intenção de explorar a floresta economicamente. 
Essa crise, cria também tensões com novos prováveis governantes como dos EUA, discursando combater severamente as queimadas na Amazonia: 
“Biden disse que "começaria imediatamente a organizar o hemisfério e o mundo para prover US$ 20 bilhões para a Amazônia, para o Brasil não queimar mais a Amazônia". 
"(A comunidade internacional diria ao Brasil) aqui estão US$ 20 bilhões, pare de destruir a floresta. E se não parar, vai enfrentar consequências econômicas significativas", afirmou Biden no debate. 
A declaração gerou uma resposta imediata e revoltada do presidente Jair Bolsonaro, que classificou o comentário como "lamentável", "desastroso e gratuito" e fez uma série de postagens críticas a Biden no Twitter.” 
(https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54364961)
 
2) As políticas públicas implicam na capacidade do Estado em propor um conjunto de ações que possuem como objeto a sociedade. Para tal, Lowi define as políticas públicas segundo categorias específicas. Neste quesito explore as diferenças entre elas? (Peso 5,0) 
R: 
Segundo Lowi as politicas publicas são classificadas como Distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas. 
Distibutiva: É a politica do “cada um por si”, distribui serviços, bens e valores apenas para uma parte da população. 
Redistributiva: tem como objetivo destinar bens ou serviços a setores específicos dos cidadãos com recursos de outros grupos. Comparada à política regulatória, a política redistributiva exerce impacto sobre categorias muito mais amplas de indivíduos. 
Regulatórias: Ao contrário das políticas distributivas, as políticas regulatórias tendem a gerar relações conflituosas. Atores afetados de forma semelhante pela política regulatória podem formar coalizões e lutar contra os atores com interesses diferentes dos seus. 
Constitutivas: São políticas que estabelecem e distribuem a responsabilidade entre municípios, Estados e o Governo Federal e estipulam competências e formas de participação social nestas ações.
Assumo o compromisso de confidencialidade e de  sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar  conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros.
Reitero minha ciência de que  não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente.
DEIVISON CONCEIÇÃO DUARTE

Outros materiais