Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Aspectos do Direito Constitucional

User badge image
D M

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O antecedente histórico mais remoto do controle de constitucionalidade pode ser encontrado na Antiguidade, em Atenas. Trata-se de uma ação pública, criada por volta do ano 415 a.C., como substituta do ostracismo, que teria caído em desuso na mesma época. Assim, podemos fazer uma análise levando em consideração cada uma das constituições, daí teremos uma visão geral do surgimento do controle de constitucionalidade no Brasil.
Com base nessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na Constituição de 1824, instituição de controle judicial difuso, na via concreta. ( ) Na Constituição de 1937, controle político, cabia o próprio legislativo interpretar, suspender e revogar leis. ( ) Na Constituição de 1891, instituição da reserva do plenário. ( ) Na Constituição de 1946, reiteração das regras da Constituição de 1937. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A Constituição, em um Estado democrático, não estrutura apenas o Estado em sentido estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade. Com relação à elaboração, as constituições se classificam em dogmáticas e históricas. Sobre o conceito de dogmática, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito dominante.
II- A Constituição dogmática é fruto da lenta e contínua síntese da História e tradições de um determinado povo.
III- A Constituição dogmática conta somente com os princípios e as normas gerais de regência do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulação de direitos e garantias fundamentais.
IV- A Constituição dogmáticas é a não escrita, em que não poderão ser alteradas por um processo legislativo.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático".
Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade formal. ( ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. ( ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. ( ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria.
Sobre a Constituição de 1946, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais advindos das antigas constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário. ( ) As principais características da Constituição promulgada em 18 de setembro de 1946 foi a República Federativa; o Estado laico; a liberdade de pensamentos, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas. ( ) A Constituição de 1946 sofre uma profunda reforma, de cunho marcadamente centralizador e autoritário, que acabou por precipitar a sua derrocada, ocorrida com a Revolução de 1946. ( ) A Constituição de 1946 não teve como prioridade assegurar direitos, o intuito era reforçar o regime autoritário e não havia praticamente a divisão de poderes, contudo eles existiam. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

O controle de convencionalidade originou-se na França, especificamente na década de 70, em um caso em que o Conselho Constitucional francês, de 1975, entendeu não ser competente para analisar a convencionalidade preventiva das leis.
Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir: I- Quanto aos sujeitos habilitados para a realização do controle de convencionalidade, deve-se compará-lo ao controle de constitucionalidade, no qual poderá haver controle difuso, realizado por todo e qualquer juiz no caso concreto, ou concentrado, possível de ser realizado apenas por determinados juízes. II- O controle de convencionalidade é exercido através de uma harmonização das leis de um país, tendo-se como parâmetros os tratados internacionais que versem sobre temas diversos ou sobre direitos humanos. III- O controle de convencionalidade acaba por gerar basicamente em dois efeitos, um efeito repressivo e o efeito positivo ou construtivo. IV- Os tratados de direitos humanos internalizados servem de meio de controle concentrado (de convencionalidade) na produção normativa doméstica. Ainda, servem como paradigma para o controle difuso. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos.
Sobre a classificação dos direitos fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito coletivo, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito individual, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito individual, direitos sociais, sem direitos à nacionalidade, sem direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A inconstitucionalidade pode atingir todo o ato normativo de forma total ou parcial. Assim, a inconstitucionalidade será declarada somente de parte da lei ou ato normativo. A aferição da validade da norma é feita dispositivo por dispositivo, matéria por matéria, e não em bloco.
Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir: I- No Brasil, a declaração da inconstitucionalidade parcial pelo Poder Judiciário não pode recair sobre fração de artigo, parágrafo, inciso ou alínea. II- A lei continua no mundo jurídico, nem ela ou nem parte dela é retirada, somente sua aplicabilidade é suprimida por ser inconstitucional. Ela não será aplicada para algumas situações, contudo, para outras, continuará valendo. III- A declaração da inconstitucionalidade parcial pelo Poder Judiciário pode recair sobre fração de artigo, parágrafo, inciso ou alínea, até mesmo sobre uma única palavra de um dos dispositivos da lei ou ato normativo. IV- Seguindo a determinação legal na declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto, teríamos a não aplicação de um dispositivo legal a certas pessoas e situações, já em relação a outras pessoas, continuaria valendo, sem restrições. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O poder constituinte originário é compreendido também como um poder de direito, que tem por fundamento o Direito Natural, que é anterior e superior ao Direito de Estado. No procedimento de elaboração de uma nova Constituição, podemos identificar dois momentos de atuação do poder constituinte originário. Sobre o poder originário, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O poder constituinte originário designa os novos poderes que irão reger um determinado povo.
II- O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição.
III- O poder constituinte originário (instituído, constituído, secundário ou de segundo grau) é o que pode modificar a Constituição Federal e, também, elaborar as Constituições de cada Estado.
IV- O poder tem como característica ser um poder jurídico, derivado, limitado (ou subordinado) e condicionado.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O Direito Constitucional é um ramo do direito público e que tem como finalidade principal organizar o funcionamento do Estado. Sobre seus principais temas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão da autoridade, direitos e garantias fundamentais.
II- Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade.
III- Destina-se apenas à regulamentação das atividades estatais, às relações do Estado e às ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
IV- Destina-se apenas à regulamentação das atividades privadas, às relações do Estado e às ações dos cidadãos somente dentro da esfera pública.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

As vias de ação levam a uma forma que poderá impugnar uma lei diante do Poder Judiciário que, após instigado, fará a fiscalização da legislação. Temos, em nosso ordenamento, a princípio, duas formas de exercício do controle de constitucionalidade das leis: a via incidental, chamada de defesa ou de exceção, e a via principal, chamada de abstrata ou de ação direta.
Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir: I- O exercício da via incidental dá-se diante de uma controvérsia concreta submetida à apreciação do Poder Judiciário, em que uma das partes requer reconhecimento da inconstitucionalidade de uma lei, afastando a sua aplicação ao caso concreto de seu interesse. II- A apreciação da constitucionalidade não é o objeto principal do pedido, mas um incidente do processo, um pedido acessório. Assim, a eventual declaração da inconstitucionalidade é dita incidental, incidenter tantum (o provimento judicial principal será o reconhecimento do direito pleiteado pela parte, decorrente do afastamento da lei àquele caso levado ao juízo). III- A modalidade de controle de constitucionalidade incidental se fundamenta na situação de que todos os casos reais devem ser decididos de acordo com a Constituição. IV- O pedido do autor da ação é a própria questão de constitucionalidade do ato normativo. O autor requer, por meio de uma ação judicial especial, uma decisão sobre a constitucionalidade, com o fim de resguardar a harmonia do ordenamento jurídico. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O antecedente histórico mais remoto do controle de constitucionalidade pode ser encontrado na Antiguidade, em Atenas. Trata-se de uma ação pública, criada por volta do ano 415 a.C., como substituta do ostracismo, que teria caído em desuso na mesma época. Assim, podemos fazer uma análise levando em consideração cada uma das constituições, daí teremos uma visão geral do surgimento do controle de constitucionalidade no Brasil.
Com base nessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na Constituição de 1824, instituição de controle judicial difuso, na via concreta. ( ) Na Constituição de 1937, controle político, cabia o próprio legislativo interpretar, suspender e revogar leis. ( ) Na Constituição de 1891, instituição da reserva do plenário. ( ) Na Constituição de 1946, reiteração das regras da Constituição de 1937. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A Constituição, em um Estado democrático, não estrutura apenas o Estado em sentido estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade. Com relação à elaboração, as constituições se classificam em dogmáticas e históricas. Sobre o conceito de dogmática, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito dominante.
II- A Constituição dogmática é fruto da lenta e contínua síntese da História e tradições de um determinado povo.
III- A Constituição dogmática conta somente com os princípios e as normas gerais de regência do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulação de direitos e garantias fundamentais.
IV- A Constituição dogmáticas é a não escrita, em que não poderão ser alteradas por um processo legislativo.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático".
Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade formal. ( ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. ( ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. ( ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria.
Sobre a Constituição de 1946, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais advindos das antigas constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário. ( ) As principais características da Constituição promulgada em 18 de setembro de 1946 foi a República Federativa; o Estado laico; a liberdade de pensamentos, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas. ( ) A Constituição de 1946 sofre uma profunda reforma, de cunho marcadamente centralizador e autoritário, que acabou por precipitar a sua derrocada, ocorrida com a Revolução de 1946. ( ) A Constituição de 1946 não teve como prioridade assegurar direitos, o intuito era reforçar o regime autoritário e não havia praticamente a divisão de poderes, contudo eles existiam. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

O controle de convencionalidade originou-se na França, especificamente na década de 70, em um caso em que o Conselho Constitucional francês, de 1975, entendeu não ser competente para analisar a convencionalidade preventiva das leis.
Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir: I- Quanto aos sujeitos habilitados para a realização do controle de convencionalidade, deve-se compará-lo ao controle de constitucionalidade, no qual poderá haver controle difuso, realizado por todo e qualquer juiz no caso concreto, ou concentrado, possível de ser realizado apenas por determinados juízes. II- O controle de convencionalidade é exercido através de uma harmonização das leis de um país, tendo-se como parâmetros os tratados internacionais que versem sobre temas diversos ou sobre direitos humanos. III- O controle de convencionalidade acaba por gerar basicamente em dois efeitos, um efeito repressivo e o efeito positivo ou construtivo. IV- Os tratados de direitos humanos internalizados servem de meio de controle concentrado (de convencionalidade) na produção normativa doméstica. Ainda, servem como paradigma para o controle difuso. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos.
Sobre a classificação dos direitos fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito coletivo, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito individual, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito individual, direitos sociais, sem direitos à nacionalidade, sem direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A inconstitucionalidade pode atingir todo o ato normativo de forma total ou parcial. Assim, a inconstitucionalidade será declarada somente de parte da lei ou ato normativo. A aferição da validade da norma é feita dispositivo por dispositivo, matéria por matéria, e não em bloco.
Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir: I- No Brasil, a declaração da inconstitucionalidade parcial pelo Poder Judiciário não pode recair sobre fração de artigo, parágrafo, inciso ou alínea. II- A lei continua no mundo jurídico, nem ela ou nem parte dela é retirada, somente sua aplicabilidade é suprimida por ser inconstitucional. Ela não será aplicada para algumas situações, contudo, para outras, continuará valendo. III- A declaração da inconstitucionalidade parcial pelo Poder Judiciário pode recair sobre fração de artigo, parágrafo, inciso ou alínea, até mesmo sobre uma única palavra de um dos dispositivos da lei ou ato normativo. IV- Seguindo a determinação legal na declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto, teríamos a não aplicação de um dispositivo legal a certas pessoas e situações, já em relação a outras pessoas, continuaria valendo, sem restrições. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O poder constituinte originário é compreendido também como um poder de direito, que tem por fundamento o Direito Natural, que é anterior e superior ao Direito de Estado. No procedimento de elaboração de uma nova Constituição, podemos identificar dois momentos de atuação do poder constituinte originário. Sobre o poder originário, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O poder constituinte originário designa os novos poderes que irão reger um determinado povo.
II- O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição.
III- O poder constituinte originário (instituído, constituído, secundário ou de segundo grau) é o que pode modificar a Constituição Federal e, também, elaborar as Constituições de cada Estado.
IV- O poder tem como característica ser um poder jurídico, derivado, limitado (ou subordinado) e condicionado.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O Direito Constitucional é um ramo do direito público e que tem como finalidade principal organizar o funcionamento do Estado. Sobre seus principais temas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão da autoridade, direitos e garantias fundamentais.
II- Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade.
III- Destina-se apenas à regulamentação das atividades estatais, às relações do Estado e às ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
IV- Destina-se apenas à regulamentação das atividades privadas, às relações do Estado e às ações dos cidadãos somente dentro da esfera pública.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

As vias de ação levam a uma forma que poderá impugnar uma lei diante do Poder Judiciário que, após instigado, fará a fiscalização da legislação. Temos, em nosso ordenamento, a princípio, duas formas de exercício do controle de constitucionalidade das leis: a via incidental, chamada de defesa ou de exceção, e a via principal, chamada de abstrata ou de ação direta.
Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir: I- O exercício da via incidental dá-se diante de uma controvérsia concreta submetida à apreciação do Poder Judiciário, em que uma das partes requer reconhecimento da inconstitucionalidade de uma lei, afastando a sua aplicação ao caso concreto de seu interesse. II- A apreciação da constitucionalidade não é o objeto principal do pedido, mas um incidente do processo, um pedido acessório. Assim, a eventual declaração da inconstitucionalidade é dita incidental, incidenter tantum (o provimento judicial principal será o reconhecimento do direito pleiteado pela parte, decorrente do afastamento da lei àquele caso levado ao juízo). III- A modalidade de controle de constitucionalidade incidental se fundamenta na situação de que todos os casos reais devem ser decididos de acordo com a Constituição. IV- O pedido do autor da ação é a própria questão de constitucionalidade do ato normativo. O autor requer, por meio de uma ação judicial especial, uma decisão sobre a constitucionalidade, com o fim de resguardar a harmonia do ordenamento jurídico. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

Prévia do material em texto

11/12/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
1/5
Acadêmico:
Disciplina: Aspectos do Direito Constitucional (16789)
Avaliação:
Prova:
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O antecedente histórico mais remoto do controle de constitucionalidade pode ser encontrado
na Antiguidade, em Atenas. Trata-se de uma ação pública, criada por volta do ano 415 a.C.,
como substituta do ostracismo, que teria caído em desuso na mesma época. Assim,
podemos fazer uma análise levando em consideração cada uma das constituições, daí
teremos uma visão geral do surgimento do controle de constitucionalidade no Brasil. Com
base nessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na Constituição de 1824, instituição de controle judicial difuso, na via concreta.
( ) Na Constituição de 1937, controle político, cabia o próprio legislativo interpretar,
suspender e revogar leis. 
( ) Na Constituição de 1891, instituição da reserva do plenário.
( ) Na Constituição de 1946, reiteração das regras da Constituição de 1937.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - F - F - F.
 c) F - V - F - V.
 d) F - F - V - V.
2. A Constituição, em um Estado democrático, não estrutura apenas o Estado em sentido
estrito, mas também o espaço público e o privado, constituindo assim a sociedade. Com
relação à elaboração, as constituições se classificam em dogmáticas e históricas. Sobre o
conceito de dogmática, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição dogmática se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão
constituinte, a partir de princípios e ideias fundamentais da teoria política e do direito
dominante.
II- A Constituição dogmática é fruto da lenta e contínua síntese da História e tradições de um
determinado povo.
III- A Constituição dogmática conta somente com os princípios e as normas gerais de
regência do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulação de direitos
e garantias fundamentais.
IV- A Constituição dogmáticas é a não escrita, em que não poderão ser alteradas por um
processo legislativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
É
11/12/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
2/5
3. O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É
dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada.
Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado
Democrático". Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas:
( ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando
assegurar a todos uma igualdade formal. 
( ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como
objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o
respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. 
( ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se
respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. 
( ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o
direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - V.
 b) V - F - V - V.
 c) F - V - F - V.
 d) V - F - V - F.
4. A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e
de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da
pirâmide da legislação pátria. Sobre a Constituição de 1946, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto
baseado em ideais liberais e ideais sociais advindos das antigas constituições, a chamada
redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
( ) As principais características da Constituição promulgada em 18 de setembro de 1946 foi
a República Federativa; o Estado laico; a liberdade de pensamentos, sem censura, a não ser
em espetáculos e diversões públicas. 
( ) A Constituição de 1946 sofre uma profunda reforma, de cunho marcadamente
centralizador e autoritário, que acabou por precipitar a sua derrocada, ocorrida com a
Revolução de 1946.
( ) A Constituição de 1946 não teve como prioridade assegurar direitos, o intuito era reforçar
o regime autoritário e não havia praticamente a divisão de poderes, contudo eles existiam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - F - V.
 d) V - V - F - F.
11/12/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
3/5
5. O controle de convencionalidade originou-se na França, especificamente na década de 70,
em um caso em que o Conselho Constitucional francês, de 1975, entendeu não ser
competente para analisar a convencionalidade preventiva das leis. Com base nessas
informações, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto aos sujeitos habilitados para a realização do controle de convencionalidade, deve-
se compará-lo ao controle de constitucionalidade, no qual poderá haver controle difuso,
realizado por todo e qualquer juiz no caso concreto, ou concentrado, possível de ser
realizado apenas por determinados juízes.
II- O controle de convencionalidade é exercido através de uma harmonização das leis de um
país, tendo-se como parâmetros os tratados internacionais que versem sobre temas diversos
ou sobre direitos humanos.
III- O controle de convencionalidade acaba por gerar basicamente em dois efeitos, um efeito
repressivo e o efeito positivo ou construtivo.
IV- Os tratados de direitos humanos internalizados servem de meio de controle concentrado
(de convencionalidade) na produção normativa doméstica. Ainda, servem como paradigma
para o controle difuso.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) Somente a sentença III está correta.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
6. A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão
inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos. Sobre a
classificação dos direitos fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas:
( ) Direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos
políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos
políticos.
( ) Apenas direito coletivo, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e
direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos.
( ) Apenas direito individual, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e
direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos.
( ) Apenas direito individual, direitos sociais, sem direitos à nacionalidade, sem direitos
políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos
políticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF:
Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
 a) V - F - F - F.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - F - V.
 d) F - F - V - V.
11/12/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
4/5
7. A inconstitucionalidade pode atingir todo o ato normativo de forma total ou parcial. Assim, a
inconstitucionalidadeserá declarada somente de parte da lei ou ato normativo. A aferição da
validade da norma é feita dispositivo por dispositivo, matéria por matéria, e não em bloco.
Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a declaração da inconstitucionalidade parcial pelo Poder Judiciário não pode
recair sobre fração de artigo, parágrafo, inciso ou alínea.
II- A lei continua no mundo jurídico, nem ela ou nem parte dela é retirada, somente sua
aplicabilidade é suprimida por ser inconstitucional. Ela não será aplicada para algumas
situações, contudo, para outras, continuará valendo.
III- A declaração da inconstitucionalidade parcial pelo Poder Judiciário pode recair sobre
fração de artigo, parágrafo, inciso ou alínea, até mesmo sobre uma única palavra de um dos
dispositivos da lei ou ato normativo.
IV- Seguindo a determinação legal na declaração de inconstitucionalidade sem redução de
texto, teríamos a não aplicação de um dispositivo legal a certas pessoas e situações, já em
relação a outras pessoas, continuaria valendo, sem restrições.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
8. O poder constituinte originário é compreendido também como um poder de direito, que tem
por fundamento o Direito Natural, que é anterior e superior ao Direito de Estado. No
procedimento de elaboração de uma nova Constituição, podemos identificar dois momentos
de atuação do poder constituinte originário. Sobre o poder originário, analise as sentenças a
seguir:
I- O poder constituinte originário designa os novos poderes que irão reger um determinado
povo. 
II- O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de
primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição. 
III- O poder constituinte originário (instituído, constituído, secundário ou de segundo grau) é o
que pode modificar a Constituição Federal e, também, elaborar as Constituições de cada
Estado.
IV- O poder tem como característica ser um poder jurídico, derivado, limitado (ou
subordinado) e condicionado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
11/12/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
5/5
9. O Direito Constitucional é um ramo do direito público e que tem como finalidade principal
organizar o funcionamento do Estado. Sobre seus principais temas, analise as sentenças a
seguir:
I- Estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão
da autoridade, direitos e garantias fundamentais.
II- Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a
soberania da nação e as relações na sociedade. 
III- Destina-se apenas à regulamentação das atividades estatais, às relações do Estado e às
ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
IV- Destina-se apenas à regulamentação das atividades privadas, às relações do Estado e às
ações dos cidadãos somente dentro da esfera pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
10.As vias de ação levam a uma forma que poderá impugnar uma lei diante do Poder Judiciário
que, após instigado, fará a fiscalização da legislação. Temos, em nosso ordenamento, a
princípio, duas formas de exercício do controle de constitucionalidade das leis: a via
incidental, chamada de defesa ou de exceção, e a via principal, chamada de abstrata ou de
ação direta. Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir:
I- O exercício da via incidental dá-se diante de uma controvérsia concreta submetida à
apreciação do Poder Judiciário, em que uma das partes requer reconhecimento da
inconstitucionalidade de uma lei, afastando a sua aplicação ao caso concreto de seu
interesse.
II- A apreciação da constitucionalidade não é o objeto principal do pedido, mas um incidente
do processo, um pedido acessório. Assim, a eventual declaração da inconstitucionalidade é
dita incidental, incidenter tantum (o provimento judicial principal será o reconhecimento do
direito pleiteado pela parte, decorrente do afastamento da lei àquele caso levado ao juízo).
III- A modalidade de controle de constitucionalidade incidental se fundamenta na situação de
que todos os casos reais devem ser decididos de acordo com a Constituição.
IV- O pedido do autor da ação é a própria questão de constitucionalidade do ato normativo. O
autor requer, por meio de uma ação judicial especial, uma decisão sobre a
constitucionalidade, com o fim de resguardar a harmonia do ordenamento jurídico.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) Somente a sentença III está correta.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina