Buscar

SOCIOLOGIA P2

Prévia do material em texto

1.
	Na atualidade, em que se é surpreendido constantemente com inovações tanto em termos de matérias-primas, meios de produção e produtos, tem-se defendido que a educação representa um fator fundamental no sentido de inserir, preparar, atualizar o trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, esse entendimento nem sempre foi nesse sentido; em outras épocas, a educação tinha outras finalidades e sentidos. Diante disto, analise as sentenças a seguir:
I- No período da Idade Média, o objetivo da educação era questionar os dogmas religiosos e as hierarquias feudais, valorizar os conhecimentos produzidos pela ciência e pela utilização de métodos racionais.
II- Na antiguidade grega, a educação deveria auxiliar o homem a abandonar o estado de alienação, do mundo das aparências e das imagens distorcidas, no sentido de alcançar o mundo real, verdadeiro e das ideias.
III- Na sociedade moderna, os objetivos da educação eram distintos e até contraditórios. Por um lado, pregava-se uma educação voltada a compreender os mecanismos e funcionamentos do mercado econômico; por outro lado, promover a revolução social e instituir uma sociedade socialista.
IV- No Brasil, a educação foi historicamente um privilégio de poucos, que não tinham a necessidade de trabalhar para garantir seu sustento e podiam residir no exterior.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Em nossa época, é comum a formação e a configuração de organizações no interior dos espaços produtivos, empresariais e educacionais, como soluções e alternativas gerenciais, com a finalidade de alcançarem suas metas e excelência em produtos e serviços. Nesse contexto, o estudioso Morgan (1999) procurou identificar e classificar com metáforas as mais diversas organizações a partir de seu caráter de funcionalidade e objetivos a serem alcançados. Sobre as metáforas propostas por Morgan, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1999.
	 a)
	Pós-industrial, máquinas, cérebros, células.
	 b)
	Máquinas, organismos, cérebros, instrumentos de dominação.
	 c)
	Pós-fordismo, anarquismo, célula, fluxo.
	 d)
	Redes, pós-industrial, meta-história, jogo.
	3.
	A modernidade e a pós-modernidade são dois movimentos que abarcaram a sociedade ocidental após o término da Idade Média e com o desenrolar da Revolução Industrial. A primeira preparou o terreno para o surgimento da segunda. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) É o momento em que é utilizada a tecnologia mecânica, a produção de energia, produtos e bens.
(    ) É conhecida como a sociedade da informação, da produção, da sistematização e socialização do conhecimento.
(    ) É um período no qual ocorrerá a desconstrução dos discursos totalizadores e globalizantes.
(    ) É o momento em que a razão, o progresso e a ciência serão tomados como fundamentais ao funcionamento da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	II - I - I - II.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	4.
	Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção. A qual autor o exposto se refere?
	 a)
	Weber.
	 b)
	Guerreiro Ramos.
	 c)
	Marx.
	 d)
	Comte.
	5.
	O sociólogo Karl Mannheim (1893-1947) teorizou a existência da racionalidade funcional e a racionalidade substantiva que gravitam no interior da sociedade contemporânea, tanto no que diz respeito ao comportamento dos indivíduos quanto às formas de organizações. As duas formas de racionalidade são antagônicas no que diz respeito aos seus fundamentos. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Racionalidade funcional.
II- Racionalidade substantiva.
(    ) Identifica-se pela ação participante e autônoma e consciência crítica do sujeito em relação à realidade.
(    ) Acentuou-se a partir do desenvolvimento da sociedade industrial e está profundamente preocupada em atingir as metas estipuladas no interior de uma organização.
(    ) Está comprometida com questões que resguardam a dignidade do ser humano e a liberdade.
(    ) Caracteriza-se por não considerar aspectos éticos do ser humano, bem como do potencial crítico dos sujeitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - I.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	6.
	Para fins de tornar mais eficientes os mecanismos de produção e prestação de serviços, os ambientes e os espaços de trabalho têm sido estruturados e geridos a partir de sistemas de organizações. Conforme as características, as dinâmicas e as configurações internas que possuem são identificados de formas diferentes. Com relação às organizações vistas como máquinas, analise as sentenças a seguir:
I- O cotidiano no interior dessas organizações é marcado pela constante rotinização e o controle preciso das funções, tarefas, produtos e horários.
II- Os processos no interior dessas organizações são fortemente burocratizados, ordenados claramente e definidos previsivelmente.
III- Estas organizações encontram-se lideradas por famílias detentoras do capital, sobre a qual reside a tomada e a deliberação de decisões, às demais instâncias caberá o cumprimento.
IV- Segundo o sociólogo Max Weber (1864-1920), esse tipo de organização tende a se tornar um aparelho de dominação humana, por priorizar o exercício do poder, tendo por base o saber técnico e burocrático.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	  c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	Marilda Olzbrymek, no livro ?O despertar da inteireza? (2001), aborda que o mecanicismo no interior da sociedade, para além dos avanços científicos e tecnológicos, pode também ser responsável por radicalismos, fatos e fenômenos drásticos para a humanidade. Com relação às possibilidades do paradigma mecanicista na formação humana, analise as sentenças a seguir:
I- Nem sempre as invenções e os avanços da ciência conseguiram promover justiça social, qualidade de vida e preservação da natureza.
II- A mecanização e a robotização do trabalho acabaram por gerar mais empregos e a valorização do ser humano como fundamental no interior dos processos de produção.
III- Os aspectos como o desemprego, a concentração de renda e a exploração indiscriminada dos recursos naturais foram acentuados.
IV- O ter, a funcionalidade e a utilidade passaram a ter mais prestígio diante dos valores de ?ser?, ?saber? e o ?fazer? humano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLBRZYMEK, M. R. O despertar da inteireza: recriando o ser, o saber e o fazer (a educação numa abordagem holística). Blumenau: UNIASSELVI/Nova Letra, 2001.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	A "crise" da Modernidade é um processo de passagem para a Pós-modernidade, é um momento no qual a sociedade tem buscado afastar-se da racionalização e do cientificismo. Segundo Barth (2007), algumas das ideologias presentes na vida do homem pós-moderno são perfeitamente claras e observáveis. Sobre essas ideologias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Permissivismo.
II- Hedonismo.
III- Relativismo.
(    ) O que se postula é o prazer acima de tudo, a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências.
(    ) Tudo é permitido e, neste sentido, tudo é bom, desde que você se sinta bem.
(    ) A subjetividade dita as regras, e não há nada absoluto,nada totalmente bom ou mau e as verdades são oscilantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	9.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), analisando a época contemporânea, observou que uma modalidade específica de racionalidade atua no interior da sociedade, comprometendo negativamente as questões éticas, a dignidade humana, bem como o pensar e agir crítico diante da realidade. Como foi conceituada essa racionalidade?
	 a)
	Racionalidade substantiva.
	 b)
	Racionalidade natural.
	 c)
	Racionalidade orgânica.
	 d)
	Racionalidade funcional.
	10.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), ao analisar a sociedade contemporânea, em especial as posturas e comportamentos do homem nos espaços produtivos e de sociabilidade, teorizou sobre dois tipos de racionalidades, sendo a ?racionalidade funcional? e a ?racionalidade substantiva?. Acerca da racionalidade funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta forma de racionalidade diz respeito ao comportamento, conduta e caráter que busca, simplesmente, atingir uma determinada meta.
(    ) Neste modo de racionalidade, a capacidade de julgamento e pensamento crítico do sujeito é comprometida diante da necessidade de produção e funcionalidade dos processos produtivos.
(    ) As diferenças de opiniões, gostos e posturas são entendidas como potencial criativo e são levadas em conta a fim de oxigenar e enriquecer os processos produtivos no interior das organizações.
(    ) No interior das organizações assim caracterizadas, os valores éticos, os direitos humanos e do trabalhador acabam sendo desprestigiados, desde os processos criativos, a produção e circulação de produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.

Continue navegando