Buscar

Atividade 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA
DISCIPLINA: EVOLUCAO BIOLOGICA UV - 2020.2 - 272003
Professor: ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Tutor: JUAREZ NOBREGA DA SILVA
ATIVIDADE 6
1) A partir do cladograma abaixo indique:
a. Dois táxons clados (cada um com pelo menos dois táxons terminais).
RESPOSTA: Passáros e crocodilos / Coelhos e primatas.
b. Um táxon não clado (com pelo menos dois táxons terminais). Justifique.
	RESPOSTA: Acredito que um táxon não clado é o táxon dos roedores e coelhos, pois observando o táxon dos crocodilos, estes por sua vez não possuem pelos; 
c. O número de grupos monofiléticos existentes (com pelo menos dois táxons terminais).
	RESPOSTA: Vejamos dois grupos monofiléticos: O primeiro formado pelos táxons terminais dos primatas e dos coelhos e roedores; o segundo formado pelos táxons terminais dos crocodilos e dos pássaros. 
d. Para cada grupo indique o caráter que o determina.
	RESPOSTA: Ao observarmos a árvore evolutiva dos grupos, podemos constatar que todos os táxons possuem vértebras, porém, com uma única exceção o táxon dos tubarões, todos os outros grupos – Vertebrados – Possuem esqueleto ósseo. Já, a característica seguinte presente nos anfíbios, primatas, coelhos, roedores, crocodilos é a que os insere na superclasse dos tetrápodes, sendo possuidores de quatro membros. Por fim, uma outra característica importante são os pelos presentes nos primatas, coelhos e roedores e a presença de ovo amniótico nestes, como também nos crocodilos e pássaros, cujo os últimos também desenvolveram a presença de ovo com casca na proteção à descendência dos crocodilos e pássaros.
2) Com base nos cladogramas apresentados abaixo (A e B), responda:
a. São iguais ou diferentes? Explique sua resposta.
RESPOSTA: São iguais, mas apresentam uma forma de organização diferente quanto aos táxons terminais. O que varia apenas é a posição do táxon das tartarugas, porém, o desenho da árvore segue de forma semelhante, com a mesma ideia temporal evolutiva e o mesmo padrão de evolução e ancestralidade.
b. Considerando o Cladograma A, que táxon é mais próximo de Quelônios? Por quê?
RESPOSTA: O táxon mais próximo dos quelônios é anfíbios, pois, apresentam-se mais próximos se observarmos o posicionamento deles na árvore evolutiva, o que indica diversos caracteres parecidos, assim, são os dois táxons que apresentam mais próximidade com relação a ancestralidade primitiva comum a ambos os táxons.
c. Considerando o Cladograma B, Anfíbio é o ancestral de todos os outros táxons terminais? Explique sua resposta.
RESPOSTA: Considero que Não. Pois, os anfíbios formam um táxon oriundo de um ancestral comum, cujo este ancestral originou, juntamente com o processo evolutivo todas as demais espécies presentes na árvore evolutiva. Logo, os anfíbios não é o ancestral comum à todos os táxons terminais da árvore.
d. Considerando o Cladograma A. Qual(ais) táxon(s) é(são) grupo(s) irmão(os) de (Crocodilos + Aves). Explique sua resposta.
RESPOSTA: O grupo irmão mais próximo dos crocodilos e das aves são os táxons das lagartixas e dos ofídios (serpentes), onde encontram-se em um agrupamento monofilético.
3) Com	suas	próprias	palavras	defina	semelhança	sinapomórfica,	simplesiomórfica	e homoplástica.
RESPOSTA: Primeiro a semelhança sinapomórfica: Refere-se justamente a presença compartilhada de uma característica apomórfica em dois ou mais táxons; Segunda semelhança a simplesiomorfia: São características primitivas (plesiomorfia), que são compartilhadas para dois ou mais táxons. Terceira semelhança a homoplasia: Uma dada características em táxons cujo são filogeneticamente distantes, mas que acarretam consigo uma dada característica similar, desenvolvida independentemente por conta do paralelismo ou reversão, formando, portanto, um agrupamento polifilético.
4) Observe os cladogramas abaixo e responda.
a. Os cladogramas A e B têm a mesma topologia, por quê?
RESPOSTA: Estes apresentam diferenças apenas na abordagem, redesenho e posicionamento, porém apresentam um mesmo sentido temporal e evolutivo em ambos os cladogramas.
b. Quais nós foram girados no cladograma A para dar origem ao cladograma B? Quais nós não foram girados no cladograma A;
RESPOSTA: A organização continua praticamente a mesma, apenas com a inversão do nó 3, que apresenta-se girada à esquerda no cladograma B, de modo que levou o demonstrativo de evolução dos anfíbios para o lado direito, sem prejuízo ou inversão do nó 2. Os nós 1, 2 e 4 permaneceram sem inversões, posicionados igualmente no cladograma 1.
c. Se apenas o nó 1 for girado como ficará o cladograma? (neste caso represente as figuras pelas letras iniciais de cada uma delas: P, A, L, R e H).
RESPOSTA: 
NÓ 4
NÓ 3
NÓ 2
 NÓ 1

Continue navegando