Buscar

Estudo dirigido P1 respondido

Prévia do material em texto

UFGD-FCBA 
Disciplina: Fisiologia 
Professor: Ricardo Basso Zanon Estudo dirigido 
 
1-Por que a pressão na aorta é maior do que na arteríola, mesmo o sistema circulatório sendo um sistema fechado? 
Arteríolas: ramificações das artérias, têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares, menor calibre
Artéria aorta: é a artéria raiz do sistema arterial porque recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração enviando esse sangue para todo o corpo, maior calibre.
2-Esquematize a pequena e a grande circulação, mostrando as partes do coração, as veias e artérias (átrios, ventrículos, veia cava inferior, veia cava superior, artéria pulmonar, veia pulmonar e aorta). 
Expectativa:
Realidade:
3-Quais os componentes das valvas do coração? Esquematize. 
Expectativa: Realidade:
4-Quais as ramificações da aorta no arco da aorta? Para onde vão estas artérias? 
Ramifica-se em artérias de menor calibre, que ajudam a distribuir o sangue para as diversas partes do corpo. Logo no começo, há a porção ascendente da aorta de onde se originam as artérias coronárias, que fazem a irrigação do coração.
A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial ou artéria braquiocefálica (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
As artérias carótidas são vasos que levam sangue arterial (oxigenado) do coração para o cérebro.
As artérias subclávias esquerda e direita são responsáveis por levar o sangue até os membros superiores.
5-Quais as principais artérias e veias superiores (braço e cabeça)? 
6-Quais as principais artérias e veias inferiores (abdome e pernas)?
7-Diferencie trombose de variz. 
Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano. Veias torcidas e dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés.
Trombose é a formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo num indivíduo vivo. Coágulo de sangue em uma veia profunda, geralmente nas pernas.
8-Explique como o sangue venoso chega dos pés ao coração, já que precisa ir contra a força da gravidade. 
9-Explique como o gás carbônico é transportado no sangue. 
10-O que é a hemoglobina? Como ela transporta o oxigênio? Quantos oxigênios são transportados por cada hemoglobina? 
É uma proteína presente nas hemácias do sangue, capaz de se ligar a moléculas de oxigênio (O2) e assim transportá-las pelo corpo, constituída por quatro cadeias polipeptídicas associadas a um grupamento químico denominado grupo heme, que contém ferro. O transporte de oxigênio acontece porque essa molécula liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina. Uma molécula de hemoglobina é capaz de se combinar com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxiemoglobina.
11-Explique o fato das hemácias terem afinidade pelo gás carbônico nos tecidos e pelo oxigênio nos pulmões. 
Ao chegar aos pulmões, mais precisamente aos alvéolos pulmonares, a hemoglobina liga-se a moléculas de oxigênio, formando a oxiemoglobina. Nos tecidos, a hemoglobina combina-se com o gás carbônico, formando a carboemoglobina.
12-Por que sentimos o efeito do ar rarefeito em altitudes? O que acontece com o nosso organismo? 
Devido a maior a altitude, mais rarefeito será o ar, dessa maneira haverá menos oxigênio por inalação, acelerando o ritmo cardíaco, aumentando a produção de hemácias e ocorrendo a hiperventilação pulmonar.
13-Explique o efeito tampão exercido pela hemoglobina no sangue. 
A hemoglobina participa do tamponamento do pH, se ligando aos prótons, impedindo que H+ liberado na formação de bicarbonato fique livre. Em meios mais ácidos (como nos tecidos musculares) ela tende a liberar o O2 e captar H+, enquanto que no ambiente alveolar, mais básico, ela capta O2 e libera H+.
14-Por que a anidrase carbônica é uma importante enzima envolvida no transporte de gases no sangue? 
Responsável pela conversão de água e dióxido de carbono em ácido carbônico.
A inibição desta enzima permite reduzir a reabsorção de bicarbonato para o sangue, juntamente com sódio (bomba transporte ativo secundário- antiporte). O sódio vai ser mais excretado e, uma vez que a reabsorção de água está diretamente dependente da de sódio, aumenta também a excreção de água.
15-Qual a função do 2,3-difosfoglicerato no transporte de gases? 
Reduzir a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, para facilitar a sua liberação nos tecidos.
16-Por que o monóxido de carbono é tóxico? 
Porque o monóxido de carbono se liga à hemoglobina das hemácias por uma ligação forte e estável mais facilmente que o gás oxigênio, privando esse gás dos tecidos do organismo e impedindo a respiração celular, podendo levar à morte.
Inclusive, o CO é incolor e inodoro. 
17-Qual o volume de sangue que um adulto possui? 
O que existe é uma média de sangue no organismo humano, que pode chegar entre 4 e 6 litros. essa quantidade de sangue corresponde a até 7% do peso das pessoas. 
18-Diferencie estruturalmente veia de artéria. 
As artérias saem do coração e são mais grossas já que suportam melhor altas pressões de fluxo sanguíneo, possuem paredes mais elásticas para aguentar a pressão sanguínea, conforme vai se afastando do coração as artérias vão diminuindo sua espessura e consequentemente ficando com ramificações mais finas. 
As veias sua função é levar sangue ao coração, após ter passado por todo o corpo. Já as veias são os resultados da junção de vários vasos sanguíneos que estão se aproximando do coração. Unidos criam veias que possuem menos músculos e fibras elásticas do que as artérias, isto porque a pressão gerada pelo fluxo sanguíneo que passa por elas é menor.
 
19-O que são as ondas P, Q, R, S e T em um eletrocardiograma? 
Onda P- Corresponde à despolarização atrial
Complexo QRS- Corresponde a despolarização ventricular
Onda T- Corresponde a repolarização ventricular.
20-Explique a relação entre os hormônios renina, angiotensina, aldosterona e antidiurético na manutenção da pressão arterial. 
É um importante mecanismo de controle de pressão arterial.
21-Quais são os efeitos do sistema nervoso simpático e parassimpático sobre o sistema circulatório?
SNS: Acelera os batimentos cardíacos, aumento de circulação sanguínea, vaso constrição 
SNP: Reduz a frequência cardíaca, diminui a circulação sanguínea 
22-Em relação ao sistema nervoso autônomo, em uma situação de estresse quais são os hormônios liberados e o que eles produzem no sistema circulatório?
Provoca um aumento na frequência cardíaca e produz contrações mais fortes do músculo cardíaco, devido aos hormônios do estresse - a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol. Quando o cortisol e a adrenalina são liberados, o fígado produz mais glicose
23-Explique como ocorrem os batimentos cardíacos (eletrofisiologia do coração). 
24-Qual a função da epiglote? 
A função da epiglote é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratória; ela se abre quando engolimos algo, permitindo que os alimentos que ingerimos passem com segurança para o sistema digestório. A falha desta abertura resulta em engasgamento.
Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto a epiglote se abaixa, ocasionando o fechamento da laringe, permitindo assim a passagem do alimento para o esôfago; durante a respiração a epiglote se eleva permitindo assim um acesso livre para a laringe permitindo a passagem de ar.
Essa função geralmente é automática, como procedimento padrão da deglutição. Existem maneiras de prevenir que ocorra o engasgo acidental, como por exemplo, quando estamos comendo, devemos respirar pelo nariz, e não pela boca. Respirar pela boca durante a alimentação pode fazer com que partículas de alimento entrem na laringe.
25-Explique como ocorre a inspiração e a expiração (ventilação pulmonar), englobando funções musculares e ósseas.
Podemos expandir o volume da nossa caixa torácica levantando as costelas econtraindo o diafragma. Para retrairmos o volume da caixa torácica fazemos exatamente o contrário: rebaixamos nossas costelas enquanto relaxamos o nosso diafragma.
Músculos utilizados na inspiração: diafragma, esternocleidomastóideo, intercostais externos, escalenos, serráteis anteriores.
Músculos utilizados na expiração: intercostais internos, reto abdominal e demais músculos localizados na parede anterior do Abdome.
26-Explique os volumes e as capacidades pulmonares. 
Volumes Pulmonares
– Volume Corrente (VC): é a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo ventilatório (inspiração e expiração) e corresponde a cerca de 500ml;
– Volume de Reserva Inspiratório (VRI): é a quantidade de ar que pode entrar nos pulmões após uma inspiração corrente, e em uma inspiração máxima o VRI pode chegar a 3000ml;
– Volume de Reserva Expiratório (VRE): é a quantidade de ar que pode sair dos pulmões após uma expiração corrente, e em uma expiração máxima o VRE pode chegar a 1100ml;
– Volume Residual (VR): é a quantidade de ar que permanece no interior dos pulmões, mesmo após uma expiração forçada máxima. O VR é de cerca de 1200ml.
Capacidades pulmonares
– Capacidade Inspiratória (CI): é a soma do VC e do VRI;
– Capacidade Residual Funcional (CRF): é a soma do VRE e do VR;
– Capacidade Vital (CV): é a soma do VC, do VRI e do VRE;
– Capacidade Pulmonar Total (CPT): é a soma de todos os volumes pulmonares (VC, VRI, VRE e VR) e em condições normais é de cerca de 5800ml.
27-Faça um esquema mostrando a anatomia do sistema respiratório. 
Expectativa: Realidade:

Continue navegando