Buscar

Comunicação e Semiótica apoII

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Comunicação e Semiótica
Atente para o seguinte trecho de texto: 
“[…] em todos os tempos, grupos humanos constituídos sempre recorreram a modos de expressão, de manifestação de sentido e de comunicação sociais. […] Existe uma linguagem verbal, linguagem de sons que veiculam conceitos e que se articulam no aparelho fonador, […] mas existe simultaneamente uma enorme variedade de outras linguagens que também se constituem em sistemas sociais e históricos de representação do mundo. […] Enfim: todos os sistemas de produção de sentido aos quais o desenvolvimento dos meios de reprodução de linguagem propicia hoje uma enorme difusão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 7,8. 
Tendo em vista o trecho do texto acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre arte e linguagem, analise as seguintes afirmativas e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. 
I. ( ) Uma linguagem é qualquer sistema de símbolos e signos utilizado para se comunicar.
II. ( ) A linguagem é primordialmente composta por signos linguísticos; ela desconsidera, portanto, gestos, expressões e toda sorte de composições que o ser humano possa ter acesso por meio dos sentidos.
III. ( ) Pode-se fazer uma aproximação entre linguagem e arte, uma vez que, de um lado, está a linguagem, cuja função mais importante talvez seja a comunicação; de outro, a arte, que é uma forma de expressar, entre outras coisas, sentimentos e emoções.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F
	
	B
	V – V – F
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – F – V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – F – V. A afirmativa I é verdadeira, pois: “Uma linguagem é qualquer sistema de símbolos e signos utilizado para se comunicar. Entre esses símbolos e signos, contam não apenas palavras faladas ou escritas, mas também gestos, expressões e toda sorte de composições a que nós possamos ter acesso por meio dos sentidos” (livro-base, p. 207). Portanto, a afirmativa II é falsa. A afirmativa III é verdadeira, pois: “Uma linguagem é qualquer sistema de símbolos e signos utilizado para se comunicar. Entre esses símbolos e signos, contam não apenas palavras faladas ou escritas, mas também gestos, expressões e toda sorte de composições a que nós possamos ter acesso por meio dos sentidos. Entre aquilo que pode ser comunicado, constam tanto fatos e eventos quanto sentimento e emoções. Sendo assim, podemos fazer uma aproximação entre linguagem e arte, uma vez que, de um lado, está a linguagem, cuja função mais importante talvez seja a comunicação; de outro, a arte, que é uma forma de expressar, entre outras coisas, sentimentos e emoções” (livro-base, p. 207).
	
	E
	F – V – V
Questão 2/10 - Comunicação e Semiótica
Atente para a seguinte imagem de Monalisa com bigode e barba:
Após esta avaliação, caso queira ver a obra integralmente, ela está disponível em: COSTA, M.; DIAS, A. Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 209. 
Considerando a imagem da obra apresentada (Monalisa com bigode e barba) e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte, marque a afirmativa que descreve o papel do artista Marcel Duchamp, autor da obra, para a arte contemporânea:
Nota: 10.0
	
	A
	Marcel Duchamp ficou conhecido por questionar a falta de padrões para conceituar uma obra de arte como contemporânea.
	
	B
	Por meio de suas obras como pintor, Marcel Duchamp tornou-se aclamado por seguir os padrões estabelecidos no universo da arte.
	
	C
	Marcel Duchamp questionou o que era considerado obra de arte, bem como estabeleceu o uso de ideias como um método inovador na geração de arte.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa correta é a letra C, pois: “A arte contemporânea foi influenciada por um artista considerado revolucionário, principalmente, por quebrar os paradigmas clássicos da arte produzida até então: Marcel Duchamp. O francês radicado nos Estados Unidos conseguiu, por meio de seu trabalho, não apenas questionar o que é uma obra de arte, mas também estabelecer um novo método em arte, ao se pautar não por elementos da natureza ou do cotidiano, mas por ideias” (livro-base, p. 208). As afirmativas A, B e E estão incorretas, pois “as obras de Duchamp já apresentavam um tom questionador e insatisfeito com os padrões estabelecidos” (livro-base, p. 208). A afirmativa D está incorreta, pois: “O francês radicado nos Estados Unidos conseguiu, por meio de seu trabalho, não apenas questionar o que é uma obra de arte, mas também estabelecer um novo método em arte, ao se pautar não por elementos da natureza ou do cotidiano, mas por ideias” (livro-base, p. 208).
	
	D
	O artista influenciou a arte contemporânea ao criar um método de fazer arte utilizando elementos da natureza e do cotidiano.
	
	E
	Marcel Duchamp ficou conhecido por seguir a abordagem clássica da arte contemporânea.
Questão 3/10 - Comunicação e Semiótica
Leia o seguinte trecho de texto: 
“A ideia de ‘meios de comunicação’ na cultura da convergência é bastante abrangente, e se refere desde as mídias de massa, como o cinema e a televisão, até as mídias digitais e as interações do ciberespaço. A convergência não significa que um meio novo destrua ou invalide um meio antigo, mas entende que ambos se modificam mutuamente em uma intersecção da qual emergem novos significado”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINO, L. M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, rede. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. p. 36. 
Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre os grupos dos meios de comunicação categorizados por Harry Pross, analise as seguintes afirmações e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. 
I. ( ) Uma mídia primária está associada ao corpo humano. Para Pross, não importa a complexidade ou a sutileza dos aparatos que usamos para nos comunicar, tudo provém e retorna ao corpo humano.
II. ( ) A categoria mídia primária aprimorada abrange sistemas de comunicação modernos, como o rádio e a televisão.
III. ( ) Harry Pross categorizou os meios de comunicação em dois grupos: mídia primária e mídia primária aprimorada.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – V – F
	
	C
	F – V – V
	
	D
	V – F – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – F – F. A afirmativa I é verdadeira, pois: “Segundo o autor [Harry Pross], toda comunicação começa e termina com o corpo. Não importa a complexidade ou a sutileza dos aparatos que usamos para nos comunicar, tudo provém e retorna ao corpo humano. Nesse sentido, ele pode ser considerado a mídia primária” (livro-base, p. 166). A afirmativa II é falsa, pois: “Quando, ao contrário, há necessidade de utilizar instrumentos em ambos os lados da comunicação, estamos lidando com um sistema de mídia, que Pross [...] categoriza como pertencente à mídia terciária. Essa categoria abrange os modernos sistemas de comunicação, desde o sinal de televisão, de rádio e de telefone” (livro-base, p. 166). A afirmativa III é falsa, pois “Harry Pross (1932-2010) [...] divide os meios de comunicação em três grupos – mídia primária, mídia secundária e mídia terciária” (livro-base, p. 165).
	
	E
	V – F – V
Questão 4/10 - Comunicação e Semiótica
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“Considerando-se que todo fenômeno de cultura só funciona culturalmente porque é também um fenômeno de comunicação, e considerando-se que esses fenômenos só comunicam porque se estruturam como linguagem, pode-se concluir que todo e qualquer fato cultural, toda e qualquer atividade ou prática social constituem-se como práticas significantes, isto é, práticas de produção
de linguagem e de sentido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 8. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a semiótica da cultura, analise as seguintes afirmativas:
I. O signo é essencial para a comunicação, uma vez que, após passar por uma construção sígnica, ele pode ser adotado como coletivo e intercambiável.
II. A sociedade é composta por diversos códigos culturais que permitem ser analisados pelo viés da Semiótica na esfera da cultura.
III. O entendimento dos signos está desvinculado de aspectos culturais e de sentido.
 Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	II
	
	B
	I e II
Você acertou!
Comentário: Somente as afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa I é verdadeira, pois: “A importância do signo para a comunicação é explícita na medida em que ele, ao passar por uma ‘construção sígnica’ ou ‘modelização’, […] pode se tornar coletivo e intercambiável” (livro-base, p. 188). A afirmativa II é verdadeira, pois “uma sociedade abrange a existência de uma infinitude de códigos culturais que podem ser estruturados e analisados com base em uma semiótica que dê conta de sua complexidade no âmbito da cultura” (livro-base, p. 189). A afirmativa III é falsa, pois, de acordo com excerto de texto apresentado e os conteúdos do livro-base, fica ressaltado que o processo de significação dos signos, está intrinsecamente conectado aos aspectos culturais do indivíduo, os quais fomentam o processo de significação (livro-base, p. 188-197).
	
	C
	I e III
	
	D
	II e III
	
	E
	III
Questão 5/10 - Comunicação e Semiótica
Leio o seguinte trecho de texto: 
“Arthur Danto também considera a experiência estética como tendo uma dívida com o que está além do que Kant e Schopenhauer exigem como pré-requisito para a experiência estética, que é a atitude estética. A experiência estética demanda apreciação da obra de arte [...]. Danto está apartado dos filósofos que colocam a arte no mar da serenidade e a experiência estética como ligada ao prazer negativo, ou seja, a simples ausência de dor e a vida liberta de tudo que é vivo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GHIRALDELLI, J. P. A aventura da filosofia II: de Heidegger a Danto. Barueri: Manole Ltda, 2016. p. 134 
Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a contribuição do filósofo Arthur Danto para o mundo da arte, analise as afirmativas que seguem e marque a afirmativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Arthur Danto publicou um artigo, intitulado O mundo da arte (Artworld), com o objetivo de explicar as formas de expressão artística contemporâneas.
Você acertou!
Comentário: A única afirmativa correta nesta questão é a letra A. “Em 1964, o filósofo Arthur Danto escreveu um artigo com o título O mundo da arte (Artworld). Assim como Weitz, ele se dedicou a analisar a arte e oferecer uma explicação desse fenômeno capaz de incluir as formas de expressão artística contemporâneas. Porém, diferente de Weitz, Danto [...] se propôs a oferecer uma definição de arte em dois tipos: convencional e não convencional. Definições não convencionais representam aquele tipo ao qual, segundo Weitz, arte não se conforma. Trata-se de uma definição formal, baseada em propriedades intrínsecas essenciais ao objeto artístico. Danto emprega o que ele chama de definição convencional, em que a arte é tomada no sentido histórico, ou institucional” (livro-base, p. 213).
	
	B
	Arthur Danto, em seu famoso artigo O mundo da arte (Artworld), limitou-se a definir a arte convencional.
	
	C
	O filósofo Arthur Danto definiu arte não convencional como arte no seu sentido histórico ou institucional.
	
	D
	Arthur Danto evitou definir a arte, para ele, tal fato limitaria a expressão artística.
	
	E
	Diferente de outros filósofos, Arthur Danto considerou a arte convencional como aquela que não se conforma.
Questão 6/10 - Comunicação e Semiótica
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Fique claro que a ocorrência do signo é global, e não segmentada. Ao ser percebido, o signo se mostra enquanto ocorrência: ele pode evocar referências e suscitar interpretações. A cada uma dessas relações sígnicas Peirce chamou tricotomia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2009. p. 38. 
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre as contribuições de Charles Sanders Peirce para os estudos acerca da linguagem, marque a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Diferente de filósofos famosos da sua época, Peirce não deu uma nova compreensão ao pragmatismo, uma vez que a abordagem pragmática da época embasava eficazmente sua teoria semiótica.
	
	B
	Considerado o pai da Semiótica, para compreender os signos, Peirce também elaborou pesquisas na esfera da Lógica.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa B está correta, pois “Peirce fez extensivas e originais contribuições à Lógica, que se concentram menos no estabelecimento e prova de teoremas, e mais na proposta de novos sistemas de lógica” (livro-base, p. 28). A afirmativa A está incorreta, pois Peirce trouxe uma nova compreensão para o pragmatimo elaborado por outros filósofos, cunhando o pragmaticismo (livro-base, p. 38). A afirmativa C está incorreta, pois: “Para Peirce, há espaços para os acasos na realidade ou, pelo menos, não há qualquer razão genuína para crer no determinismo” (livro-base, p. 37). A afirmativa D está incorreta, pois, “no que diz respeito à compreensão sobre a ciência [...] [,] Peirce negou veemente a ortodoxia dogmática de Kant sobre a ciência” (livro-base, p. 32). A afirmativa E está incorreta, pois “Peirce fez extensivas e originais contribuições à Lógica, que se concentram menos no estabelecimento e prova de teoremas, e mais na proposta de novos sistemas de lógica” (livro-base, p. 28).
	
	C
	Peirce, durante as suas pesquisas, seguiu a abordagem do determinismo que desconsidera a possiblidade de acasos na realidade.
	
	D
	Na compreensão da ciência, Peirce seguiu veementemente a ortodoxia dogmática proposta por Kant.
	
	E
	Peirce centrou suas pesquisas na esfera da Lógica na busca e provação de novos teoremas.
Questão 7/10 - Comunicação e Semiótica
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Todo trabalho teórico ligado à comunicação […] sempre envolverá uma questão fundamental que está relacionada a uma importantíssima faculdade humana: a faculdade da linguagem, aquela que é exercida por todo e qualquer ser humano em toda e qualquer hora dos seus dias”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PUPPI, A, I. Comunicação e semiótica. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 12. 
Tendo em vista o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a linguagem e os signos, analise as seguintes afirmativas:
I. Uma linguagem é constituída por um grupo de símbolos.
II. Fazem parte da linguagem e da comunicação os aspectos sintáticos, os aspectos sintáticos, os semânticos e os pragmáticos.
III. A linguagem é um sistema biunívoco em que as palavras se dispõem para os objetos.  
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa I está correta, pois “uma linguagem consiste em uma tripla ordenada formada por um conjunto de símbolos” (livro-base, p. 100). A afirmativa II está correta, pois a “concepção técnica de uma língua natural foi formulada por questões teóricas para que os filósofos da linguagem e linguistas pudessem mapear mais precisamente e distinguir melhor aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos,
ou seja, os fenômenos que dizem respeito à fala e à comunicação” (livro-base, p. 100). A afirmativa III está incorreta, pois “a linguagem seria não um sistema de representações biunívoco em que as palavras se dispõem para os objetos, mas um sistema de regras unicamente voltado para o conjunto de regras que a organiza” (livro-base, p. 101).
	
	B
	I
	
	C
	II
	
	D
	III
	
	E
	II e III
Questão 8/10 - Comunicação e Semiótica
Atente para a seguinte figura:
 
Fonte: Figura elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre o signo e a tricotomia do objeto (o ícone, o índice e o símbolo) segundo a teoria semiótica de Peirce, marque a afirmativa que apresenta a descrição adequada para a figura acima.
Nota: 10.0
	
	A
	O desenho simples de uma casa, como o da figura apresentada, representa um exemplo de símbolo, uma vez que o desenho representa a convenção de um raciocínio de como é uma casa.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa A está correta, pois: “Quando, em vez de imitar ou apontar para o objeto um signo o representa por meio de uma convenção e de um raciocínio, podemos dizer que ele e´ um símbolo. Conforme Peirce, ‘um símbolo e´ um signo que se refere ao objeto que denota em virtude de uma lei, normalmente uma associação de ideias gerais que opera no sentido de fazer com que o símbolo seja interpretado como se referindo àquele objeto’ (Peirce [...]). Nesse caso, não ha´ uma característica comum entre signo e objeto, mas uma ligação sobreposta a eles e que faz sua mediação” (livro-base, p. 71). Portanto, ao representar o objeto casa, utilizando de convenções (ter porta, janela e telhado), o desenho é um exemplo de símbolo. A afirmativa B é falsa, pois um desenho simples é um signo. A afirmativa C é falsa, pois rascunhos ou desenhos, mesmo simples, são signos. A afirmativa D é falsa, pois desenhos, segundo a teoria Peirceana, também são signos (livro-base, p. 60-76). A afirmativa E é falsa, pois a figura da casa é um símbolo, uma vez que traz uma associação com o objeto referido (no caso, uma casa). “O índice é um signo cuja relação com seu objeto consiste numa correspondência de fato - e não numa semelhança. Esse aspecto indicativo, ou indicial, constitui um primeiro passo para o conhecimento, já que evidencia certas relações que existem entre as coisas. Fazendo a transição do ícone para o índice, vemos que este pode existir já no caso da fotografia de alguém que você conhece. Nesse sentido, a imagem comunica muito mais do que a simples aparição dessa pessoa. Imagine que ela esteja rodeada por outras pessoas e interagindo com elas; isso pode indicar que participa de algum tipo de reunião. Tudo dependerá de como as pessoas ali registradas estão: caso estejam sentadas e de forma organizada, isso poderia indicar uma reunião formal; se estão em pé e dispersas, poderia indicar algum tipo de confraternização informal. O mesmo se dá com relação a seu aspecto: se com um tom sério ou descontraídas e sorridentes. As possibilidades são inúmeras e, de algum modo, informam algo a respeito da imagem e que não está propriamente contido nela, vale dizer, nos limites de sua apresentação gráfica. É isto o que o índice faz: indica um objeto mediante relação ou conexão na medida em que não está diretamente figurado no signo. E, nesse caso, a experiência do signo e do que ele transmite a respeito de seu objeto é completamente diferente de quando ele é um ícone. A diferença consiste no fato de que a relação do ícone com seu objeto se dá conforme alguma semelhança, já no índice a relação extravasa tal definição. Elementos que compõem a imagem podem ser índices de que a pessoa da fotografia está noutro país, num ambiente urbano ou campestre, num restaurante, local religioso, parque etc. Alguém com conhecimento técnico poderia, inclusive, ver na fotografia índices de como ela foi gerada. Nesse caso, o grau de iluminação indica a abertura do diafragma da câmera e a nitidez da imagem aponta para determinado uso do obturador. Uma fotografia nítida ou estourada contém, em si mesma, todos esses aspectos indiciais quanto ao arranjo prévio do aparelho. Se essas condições técnicas determinam o aspecto formal e final da imagem, não obstantes só podem estar presentes nela na qualidade de índices” (livro-base, p. 70).
	
	B
	Por ser um desenho simples, a figura da casa apresentada fica impedida de ser considerada um signo.
	
	C
	Sem uma mediação clara entre o objeto e o desenho, em razão de sua simplicidade, a figura da casa apresentada é um mero exemplo de rascunho, não de símbolo.
	
	D
	De acordo com a teoria Peirceana, desenhos ficam de fora da teoria dos signos.
	
	E
	A figura da casa apresentada possui uma relação de semelhança direta com o objeto no mundo, portanto é um exemplo de índice, não de símbolo.
Questão 9/10 - Comunicação e Semiótica
Atente para a seguinte citação: 
“[…] para a teoria da informação, tanto a codificação da mensagem para trafegar pelo canal quanto o canal de comunicação e as formas de tratamento de ruído são substanciais no contexto geral, para que a decodificação técnica sobra o mínimo de perda. A rigor, uma vez que o objeto de interesse é quantidade de informação transmitida, a teoria da informação considera três fatores diretamente relacionados à transmissão: […] [fonte, canal, destino e mensagem]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUIONI, C. E. Teorias contemporâneas da comunicação. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 67. 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a teoria da informação, relacione corretamente os seguintes elementos relativos a um sistema de comunicação às suas respectivas definições: 
1. Fonte
2. Sinais
3. Informação
4. Destinatário
5. Ponto de ruído 
( ) Forma em que a informação a ser transmitida é codificada.
( ) Representa o local de transmissão da informação.
( ) Aquilo a ser transmitido.
( ) Interferências que prejudicam a compreensão da informação.
( ) Aquele a quem se envia ou se destina a informação. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 1 – 5 – 3 – 4
	
	B
	3 – 2 – 5 – 4 – 1
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3 – 5 – 4
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 2 – 1 – 3 – 5 – 4. “A fonte seleciona a informação que procura transmitir, codifica-a em tipos específicos de sinais, ou conjunto de sinais, e transmite por um canal, passível de ruído e entropia [interferências ou compreensão errônea]. Em seguida, esses sinais são decodificados por algum tipo de receptor, de modo que possam ser compreendidos pelo destinatário” (livro-base, p. 132).
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4 – 2
Questão 10/10 - Comunicação e Semiótica
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Uma das teorias da comunicação que enfatizam o aspecto tecnológico é a teoria da informação, cujo foco da atenção foi direcionado à ‘quantidade de informação (transmitida) e não à sua qualidade, ou ao seu conteúdo e significado […]’. […] Em outros termos, para a teoria da informação, o que importa efetivamente é a quantidade de informação transmitida, e não a qualidade do conteúdo em si”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUIONI, C. E. Teorias contemporâneas da comunicação. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 66. 
Tendo em vista o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Semiótica e produção de sentido: comunicação, cultura e arte sobre a teoria da informação, analise as seguintes afirmações e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. 
I. ( ) A teoria da informação estuda toda troca de informação entre mecanismos, não apenas entre seres humanos ou “mentes”.
II. ( ) A precisão na transmissão de dados entre mecanismos é o principal foco do modelo da teoria da informação.
III. ( ) Apesar de suas contribuições, o modelo da teoria da informação é considerado
superficial e incompleto. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – V – F. A afirmação I é verdadeira, pois: “Na teoria da informação, a definição psicológica de comunicação, a qual ainda a concebe como relação entre seres humanos ou ‘mentes’, é substituída para uma definição mais ‘ampla’ nas palavras de Shannon e Weaver [...], na qual ela envolve toda e qualquer troca de informação entre mecanismos” (livro-base, p. 131). A afirmação II é verdadeira, pois “o modelo da teoria da informação foi considerado um dos mais integrais já desenvolvidos, sendo sua maior meta a precisão com que se transmite dados de um mecanismo a outro” (livro-base, p. 131). A afirmação III é falsa, pois “o modelo da teoria da informação foi considerado um dos mais integrais já desenvolvidos, sendo sua maior meta a precisão com que se transmite dados de um mecanismo a outro” (livro-base, p. 131).
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando