Buscar

A RELAÇÃO ENTRE AS VIAGENS ULTRAMARINAS E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A RELAÇÃO ENTRE AS VIAGENS ULTRAMARINAS E A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
História Enem: A expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI foi um desdobramento do renascimento comercial e urbano iniciado no contexto das Cruzadas (1096-1270), quando a nascente burguesia européia descobriu as especiarias orientais comercializadas nas cidades do leste do Mediterrâneo (Constantinopla, Damasco e Antioquia, entre outras).
Houve, contudo, um momento no qual as águas do velho mar já não correspondiam mais às expectativas e aos interesses dessa burguesia, motivada a navegar por novos mares para explorar novos mercados.
Vamos então entender os motivos dessa mudança de rumo. Veja na imagem os instrumentos de navegação, os mapas, e as embarcações da época da Expansão Marítima. Eles foram essenciais nesta grande aventura.
Veja as Causas da Expansão Marítima e Comercial
1) Crise do século XIV: as mortes decorrentes da Peste Negra (1347-1351) e da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) foram acompanhadas de uma grave crise de consumo na Europa Ocidental, provocando um forte recuo das relações comerciais e motivando a exploração de novos mercados, favorecendo à Expansão Marítima.
2) O domínio italiano e árabe sobre o Mediterrâneo: desde as Cruzadas, as especiarias passaram a ser comercializadas na Europa através do Mediterrâneo.
Os principais entrepostos estavam sob o domínio dos árabes e dos italianos, dificultando o acesso de outros mercadores às especiarias e motivando a navegação para o Oriente através do Atlântico, onde a África também acenava com riquezas como ouro, marfim e pimenta.

Outros materiais