Buscar

Economia de escala e escopo

Prévia do material em texto

Assim como comentado em sua postagem, a diferença entre elas e que a economia de escopo direciona a produção para vários produtos e já a economia de escala direciona sua produção apenas para um produto.
A Economia de Escopo tem como foco bom preço, colocar no mercado produtos que os concorrentes não disponibilizam, não é feito a tradicional pesquisa de mercado avaliando quais clientes se interessariam pelo seu produto, assim não fazendo segmentação do produto e não mantém dependência do fornecedor, temos como exemplo a indústria da moda. Como tudo também existem algumas desvantagens, os produtos são vendidos a um valor baixo, os produtos não podem ser os mesmos e devem ser renovados sempre, quanto mais complexo o produto mais experiência dos empregados que o produzem gerando mais custos, dificuldade para confecção de produtos flexíveis pela falta tecnologia. Com isso os produtos da economia de escopo precisam ser trabalhados, mas o foco é ganhar com a produtividade e eficiência e não com a qualidade.
Já a economia de escala produz apenas um produto e tem o foco de diminuir o custo médio solvendo o custo fixo com a produção maior de unidades, aumentando a produção tendo como consequência a queda do custo médio do produto. Podemos exemplificar com uma indústria de softwares, que foca em produzir um produto de ponta tendo vários custos com essa produção inicial, mas com o número de vendas com suas cópias dilui o custo do desenvolvimento.
Existem dois tipos de escala a interna e a externa, a primeira está ligada a economia interna da empresa onde se organiza para reduzir seus custos por unidade e a externa tem como objetivo avaliar o mercado para um melhor atendimento de acordo com suas mudanças para um melhor atendimento ao cliente. Mas para esse tipo de economia é necessário maior controle, dedicação e fiscalização para um produto final de qualidade.
A economia de escopo (gama) acontece quando a redução no custo médio se dá pela produção conjunta, total, de todos os produtos confeccionados pela empresa. É a empresa que investe em uma produção diversificada e sua matéria prima são adquiridas de maneira compartilhadas para aumentar o poder de negociação e custo com os fornecedores, pois a compra é feita em quantidade maior assim motivando os negócios e sendo muito comum em empresas de pequeno e médio porte. Vemos também que uma empresa que tem sua economia de escopo já foi uma empresa com economia de escala. 
Uma empresa que tem economia de escopo produzindo dois produtos terá um custo menor do que duas empresas produzindo esses produtos, só que cada uma com um produto.
A economia de escala é aquela que resulta em uma redução do custo médio por unidade com o volume produzido, com isso a empresa tende a aumentar também os colaboradores e máquinas. Essa economia acontece quando a produção cresce mais que o custo do investimento, sendo uma relação não proporcional entre custos médios dos produtos e volume de produção.
Temos também a deseconomia de escala (inverso da economia de escala) que acontece quando o custo com a produção cresce mais que a produção resultante, assim aumentando o custo médio por unidade.
Ex.: A empresa deseja dobrar sua produção e contrata o dobro de funcionários, mas os colaboradores novos têm produção inferior aos antigos contratados e a empresa dobrou seus custos com novas mão de obra e a produtividade não dobrou como desejado. 
Muito bem colocado, realmente a economia de escopo tem como objetivo fidelizar o cliente porque inicialmente são feitas várias pesquisas de mercado, cliente, local de venda, onde o foco principal é saber que tipo de cliente conseguirá atrair e qual tática de marketing usaria para conquistar um cliente que não tem interesse pelo produto mas mudaria de ideia ao ponto de consumi-lo conseguindo aumentar suas vendas. 
Como vimos na matéria estudada a economia de escala tem como objetivo aumentar os lucros pois a produção por unidade tem custo baixo e produtos saem da empresa com preços reduzidos, conseguem aumentar as vendas, mas sem a preocupação de fidelizar e atender ao que realmente atrai o cliente.
Muito bem colocadas as questões acima com um ótimo texto do Alan, a complementação da Ingrid e o Alexandre que fechou com chave de outro inserindo sua opinião sobre a questão da globalização.
Complemento falando um pouco sobre os dias de hoje, onde estamos vivento uma das maiores crises mundiais causada pela pandemia com a chegada do Coronavírus. É bastante preocupante todo quadro gerado pois criou uma crise em todos os segmentos e abalou a economia mundial pois a população se encontra em isolamento social. Com isso houve uma mudança em todas as necessidades mundiais onde a demanda diminuiu, houve falta de matérias primas, falta de abastecimento e entregas aos clientes. Gerando uma crise na economia de escala, sendo muito prejudicada pois depende de vários fornecedores para a produção dos seus produtos diversificados e a economia de escopo também foi prejudicada mesmo dependendo de menos fornecedores pois produz penas um produto. Nesta fase houve um grande aumento nos valores de outros produtos que passaram a ser essenciais nesse período e a valer preço de “ouro” como alimentos da cesta básica, álcool gel, luvas, máscaras e outros que eram pouco comercializados em nossa economia. Muitas empresas tiveram de mudar de segmento para conseguirem sobreviver e lucrar mediante a necessidade dos clientes a toda essa enxurrada de mudanças.

Continue navegando