Buscar

Prova Introdução à Biotecnologia UFRGS RESOLVIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA 2 DE INTRODUÇÃO A BIOTECNOLOGIA
1. Explique o que é um vetor de clonagem e quais as principais características que facilitam o processo de clonagem do DNA.
Um vetor de clonagem é uma molécula que permite a introdução de um gene de interesse, e posterior replicação quando adicionado em um organismo, como bactérias. A facilitação da replicação do DNA é garantida pela presença das sequências como origem de replicação, região onde o DNA será inserido, genes de marcação como resistência a antibióticos.
2. Faça um esquema da construção de uma molécula recombinante de DNA, mencionando as enzimas e moléculas de DNA envolvidas.
A CONSTRUÇÃO DE UMA MOLÉCULA DE DNA RECOMBINANTE ENVOLVE A IDENTIFICAÇÃO, ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DO GENE E DNA ALVOS. O GENE ALVO É “RECORTADO” POR ENDONUCLEASES, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO, QUE ATUAM SOBRE SÍTIOS ESPECÍFICOS. Os fragmentos então, são adicionamentos no dna alvo, que também foi recortado pelas enzimas de restrição. Os fragmentos pareiam com as sequências complementares do dna alvo e são “coladas” pela dna ligase. Então, essa molécula recombinante é inserida em um organismo, onde será replicada.
3. Plantas geneticamente modificadas podem ser utilizadas para gerar produtos ou processos em biotecnologia. Cite pelo menos dois exemplos de uso de plantas geneticamente modificadas em biotecnologia.
Como exemplo, pode-se citar o arroz dourado, modificado para receber o beta-caroteno, precursor da vitamina a. e também a soja resistente à glifosato (caso contrário, seriam mortas). Também pode-se citar as plantas modificadas com o gene bt, que, quando atingidas por insetos, matam-0.
4. Cite pelo menos dois exemplos de produtos gerados na área de saúde humana, utilizando-se técnicas de DNA recombinante. Explique como esses produtos são obtidos.
Pode-se citar a insulina humana recombinante, o hormônio de crescimento humano e a eritropoietina (estimula a formação de hemácias). Esses produtos são obtidos, primeiramente, pela separação do fragmento desejado (técnicas como pcr) e posterior introdução do dna dos organismos utilizados (procariotos no caso da insulina, e hamster chinês no caso da eritropoietina).
5. A biotecnologia pode contribuir de forma importante para resolver problemas ecológicos, particularmente nas questões ambientais. Explique como isso pode ser feito.
Pode-se utilizar, nesses casos, os conhecimentos de biotecnologia microbiana: por meio da biorremediação,, pode utilizar microorganismos para desintoxicar solos, pode-se também utilizar microorganismos para geração de biocombustíveis como o hidrogênio, que são menos poluentes. Além de, na área da mineração, pode-se utilizar microorganismos para lixiviação de metais.
6. No setor industrial muitas aplicações fazem uso de produtos ou processos gerados pela biotecnologia microbiana. Cite e explique pelo menos dois exemplos de produtos ou processos.
Pode-se utilizar microorganismos como leveduras para produção de vitamina b2, que enriquecerá alimentos. Também, utiliza-se leveduras para a diminuição da acidez do vinho. Também pode-se utilizar enzimas produzidas para o processo de formação do queijo. Também utiliza-se a produção de energia pela degradação de biomassa, combustíveis, etc
7. Cite dois exemplos de animais geneticamente modificados e explique de forma resumida como eles foram obtidos.
O PRIMEIRO ANIMAL GENETICAMENTE MODIFICADO FOI O SALMÃO, ONDE INTRODUZIU-SE UM HORMÔMIO DE CRESCIMENTO DE OUTRO PEIXE, E ELE ADQUIRIU UM TAMANHO MAIOR DO QUE NORMALMENTE TERIA. ADEMAIS, TAMBÉM DESENVOLVEU-SE UM MOSQUITO TRANSGÊNICO, onde houve a inserção de um gene QUE FAZ QUE SEUS DESCENDENTES MORRAM. ELES SOMENTE SOBREVIVEM POIS LHES É DADO UM ANTÍGENO QUE DESATIVA A tTav (proteína codificada por esse gene).
8. Quando se tem uma ideia ou se desenvolve um produto ou processo, por que é tão importante o registro de uma patente na área de biotecnologia?
A criação de uma patente É importante para que o inventor tenha seus direitos preservados, e exclusividade sobre sua criação e também rentabilidade assegurada, impedindo que outras pessoas tentem reproduzir ou mesmo utilizar sua invenção, por um tempo limitado.
Plantas geneticamente modificadas:
· Round-up (resistência à glifosato)
· Golden rice (arroz com beta-caroteno)
· Gene bt: mata os insetos
· Batatas com maior valor proteico
PRODUTOS GERADOS NA ÁREA DA SAÚDE HUMANA
· INSULINA RECOMBINANTE
· HORMÔNIO DO CRESCIMENTO RECOMBINANTE
· ERITROPOIETINA (CHO)
COMBATE À PROBLEMAS ECOLÓGICOS
· BIORREMEDIAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE MICROORGANISMOS PARA DEGRADAR RESÍDUOS DO SOLO.
· BIORREFINARIAS: UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA PARA BIOCOMBUSTÍVEL, ENERGIA.
· MINERAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE MICROORGANISMOS QUE LIXIVIAM METAIS.
· Eletricidade: GEOBACTER PRODUZ ENERGIA
INDÚSTRIA 
· AMINOÁCIDOS, ENZIMAS, POLISSACARÍDIOS, VITAMINAS.
· VITAMINA B2 ADICIONADA EM OUTROS ALIMENTOS PARA FORTALECER.
· LEVEDURAS DIMINUEM ACIDEZ DO VINHO.
· LEVEDURAS QUE CONFEREM SABOR DE LÚPULO À CERVEJA.
· ASTAXANTINA: CORANTE PRODUZIDO POR LEVEDURAS.

Outros materiais