Buscar

Diferenças entre as vértebras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E DIFERENÇAS ENTRE AS VÉRTEBRAS
	CERVICAL
(C1 – C7)
	Possuem um corpo pequeno, exceto C1, apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado. Têm forames transversos para a passagem de artérias e veias vertebrais. C1 e C2 não apresentam disco intervertebral. Sua curvatura é chamada de lordose cervical, e esse é o segmento de maior mobilidade da coluna vertebral.
	TORÁXICA
(T1 – T12)
	O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. Articula-se com as costelas, sendo as superfícies articulares dessas vértebras chamadas fóveas e hemi-fóveas. A curvatura do segmento toráxico é oposta ao cervical e lombar, sendo chamada de cifose toráxica. Região de pouca mobilidade – devido ao gradil costal.
	LOMBAR
(L1 – L5)
	Os corpos vertebrais são maiores, oprocesso espinhal não é bifurcado e está disposto na horizontal. Seu forame vertebral é apresentado em formato triangular, e possui processos mamilares. Sua curvatura é chamada de lordótica. Essa é a região que mais recebe carga entre as vértebras, por consequência é o segmento mais acometido de toda a coluna. É o local que realiza grandes movimentos de flexão anterior e posterior, um bom movimento de lateralidade e poucos graus de rotação.

Continue navegando