Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Semântica e Pragmática
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Um sintagma é uma palavra ou um conjunto de palavras, que constituem uma unidade significativa dentro da sentença. [...] Os sintagmas desempenham diferentes funções na sentença e combinam-se em torno de um núcleo. O sintagma pode ser nominal (núcleo nome ou pronome), verbal (núcleo (verbo), preposicional (núcleo preposição), adjetival (núcleo adjetivo) e adverbial (núcleo advérbio). Os sintagmas nominais são as expressões linguísticas utilizadas para referenciar entidades em um discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, Sandra Collovini de. Análise de expressões referenciais em corpus anotado da Língua Portuguesa. http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/tede/analisedeexpressoesreferenciais.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016. 
Conforme o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, o sintagma nominal “uma criança” é uma expressão referencial em qual dos casos que seguem?
Nota: 10.0
	
	A
	“Uma criança passou em casa ontem pedindo doces.”
Você acertou!
Em (a) o falante tem uma criança específica em mente, por isso, ‘uma criança’ é uma expressão referencial “Segundo H&H (2004 p. 54) “uma expressão referencial é qualquer expressão usada no enunciado para referir alguma coisa ou alguém (ou uma coleção claramente delimitada de pessoas ou coisas), isto é, usada com um referente particular na mente”. Por exemplo, o nome Pedro em um enunciado tal como “Pedro é de Pelotas” considerando-se que o falante tem uma pessoa particular em mente quando diz Pedro é uma expressão referencial. Por outro lado, Pedro em “Não há nenhum Pedro neste endereço” não é uma expressão referencial, porque, nesse caso, o falante não teria uma pessoa específica em mente ao enunciar a palavra. Assim, os autores mostram que sintagmas nominais, como nomes, por exemplo, podem ter ou não uma interpretação referencial, ou seja, podem ser ou não referenciais dependendo do contexto. Observemos o exemplo (3), com sintagma nominal indefinido: (3) Uma mulher esteve aqui procurando por você ontem à noite. Será que o sintagma nominal uma mulher está sendo usado para referir uma mulher em particular? Sim então também é uma expressão referencial. Vejamos agora o exemplo (4), utilizando sintagma nominal indefinido: (4) Os cabelos de João são sedosos como os cabelos de uma mulher. Nesse caso, uma mulher não refere uma mulher particular, então, não é uma expressão referencial (livro-base, p. 39,40).
	
	B
	“Sua pele é macia como a de uma criança.”
	
	C
	“Estamos casados há 2 anos, e logo iremos adotar uma criança.”
	
	D
	“Não se deve bater em uma criança.”
	
	E
	“Você está se comportando como uma criança.”
Questão 3/10 - Semântica e Pragmática
Leia o seguinte excerto de texto:
“A noção aristotélica de verdade [...], em termos estritos, não se trata de uma definição nem de uma teoria, mas, antes, de um critério de adequação material que qualquer definição ou teoria deve satisfazer como condição inicial de plausibilidade. [...] Aristóteles caracteriza a verdade assim: ‘Dizer do que é que ele não é e do que não é que ele é, é o falso; dizer do que é que ele é e do que não é que ele não é, é o verdadeiro’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA FILHO, Balthazar. Nota sobre o conceito aristotélico de verdade. <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/Balthazar%20Barbosa%20Filho.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
Conforme o estudado em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, a teoria que leva em conta a noção aristotélica de verdade considera o significado como...
Nota: 10.0
	
	A
	a relação entre as expressões linguísticas e o uso que os falantes fazem delas.
	
	B
	a relação entre as expressões linguísticas e os conceitos mentais.
	
	C
	a relação entre a expressão linguística e o mundo externo.
Você acertou!
“Significado e mundo externo: ‘O significado tomado como a relação entre a expressão linguística e o mundo externo faz uso direto da noção aristotélica de verdade, segundo a qual uma sentença consiste em seu acordo (ou correspondência) com a realidade” (livro-base, p. 18).
	
	D
	a relação entre as expressões linguísticas e a gramática normativa.
	
	E
	a relação entre as expressões linguísticas e as regras inerentes a elas no contexto de enunciação.
Questão 10/10 - Semântica e Pragmática
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Um enunciado pode apresentar mais de um sentido acarretando, dessa forma, várias interpretações. A múltipla possibilidade de leitura pode ser usada intencionalmente pelo enunciador, porém uma leitura atenta, normalmente, elimina a maioria dos problemas de ambiguidade no texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/recursos-expressivos/ambiguidade-e-polissemia.html>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, quando falamos de palavras ou expressões que possuem mais de um significado, estamos tratando de...
Nota: 10.0
	
	A
	polissemia.
Você acertou!
“Como você pode perceber, portanto, falar de polissemia significa falar de palavras ou expressões que possuem mais de um significado” (livro-base, p. 26).
	
	B
	significação.
	
	C
	significado.
	
	D
	cognição.
	
	E
	sistematização.

Mais conteúdos dessa disciplina