Buscar

Trabalho insalubridade e periculisidade

Prévia do material em texto

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 
Acadêmico Valdeci Torres Guimaraes Machado Mat. 1461758 
 
Tutor Externo Liz Ehlke Cidreira
	
RESUMO
Este trabalho constitui-se de um estudo acerca das normas regulamentadores de insalubridade e periculosidade, o foco será na atividade com trabalhadores expostos ao pó de sílica, situado na NR 15 anexo Nº12. 
 
Palavras-chave: Insalubridade. Periculosidade. Normas Regulamentadoras. 
1. INTRODUÇÃO
As NR15 e 16, tratam-se respectivamente de Insalubridade e Periculosidade, são atividades e operações insalubres.
A NR15 possui vários anexos, focaremos no anexo nº 12 , o presente anexo aplica-se ao limites de tolerância para poeiras minerais e nos trabalhadores expostos ao pó de sílica.
Em relação a periculosidade (NR 16), o adicional é um valor devido ao empregado que presta serviços em contato permanente com elementos inflamáveis ou explosivos, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O adicional de periculosidade tem previsão legal no artigo 7, inciso XXII da Constituição Federal, bem como na Consolidação das Leis Trabalhistas, artigo 193.
Milhares de trabalhadores adoece e perdem a vida nessas atividades. Para ambas Normas Regulamentadoras há um adicional, conforme o grau de risco.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conforme a NR16 a periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de acional de 30%, incidente sobre o salário. 
Já na NR15 a insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo, conforme o grau de risco, sendo o grau máximo de 40%, grau médio de 20% e no grau mínimo de 10%.
Daremos uma atenção especial ao anexo Nº12, trata-se de poeiras minerais, sendo essa a causadora da silicose que é uma doença de cunho eminente ocupacional. Pode ser diagnosticada anos após a exposição.
 
 “Ela (Selicose) provoca inflamação no pulmão e causa uma cicatrização no pulmão, que vai deixando de funcionar. ”
Revista proteção 
“Silicose é uma doença causada pela inalação de poeira minerais que contém uma quantidade de sílica”.
Eduardo Alganti - Medico Pneumologista – Fundacentro 
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Analisando o conceito acima, verifica-se que ele é tecnicamente correto
Art. 189 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43
. 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Através de pesquisas em livros e periódicos, há muitos registros que a exposição à insalubridade é muito perigosa se não tiver os cuidados necessários e medidas de prevenção das doenças ocupacionais. 
O trabalho com o pó de sílica, causa a silicose que é uma formação de cicatrizes permanentes nos pulmões.
A exposição a sílica é muito comum entre os trabalhadores de minas, indústrias cerâmicas, cortadores de arenito e de granito.
A silicose é uma doença sem cura, mas há medidas preventivas, tais como: 
· Conscientização do empregado e empregadores;
· Maquinas e equipamentos com soluções para o combate desses danos;
· Maquinário com processo a úmido;
· Substituição da areia sílica cristalina por granalha de aço;
· Proteção respiratória deve ser severa;
· Sistema de ventilação local exaustor. 
É necessário a utilização de bomba de amostragem de uso individual, para a qualificação da sílica. Os resultados obtidos indicarão os valores de exposição aceitavam segundo a NR15 (norma regulamentadora), anexo 12..
 As empresas em que forem comprovadas as irregularidades serão processadas no âmbito civil e criminal, além de serem obrigadas a ressarcir os funcionários prejudicados. Todas as vítimas foram afastadas do trabalho e vão entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez.
 
Data: 13/06/2015 / Fonte: CBN
Fonte: Disponível em http://institutofisiomar.com.br/blog/?p=2342
Disponível em https://descomplicasms.com.br/index.php/2018/03/31/poeira-caracterizada-como-insalubre/
Nas figuras acima temos duas fotos, uma sendo realizado o corte de material e funcionário com a bomba de amostragem, a bomba faz o cálculo de limite de tolerância da poeira sílica. 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na pesquisa, encontramos a importância da higiene ocupacional, nas atividades insalubres e perigosas incapacitam e matam trabalhadores, muitas vezes de maneira silenciosa, é possível encontrar no ambiente de trabalho agentes cancerígenos, como o amianto, arsênico, benzeno, e a poeira mencionada, a sílica.
Existem estratégicas e técnicas preventivas que poderiam evitar grande parte dessas doenças negligenciadas, principalmente com trabalho que contem a pó de sílica. Porem sua aplicação dependendo da vontade do empregado e do empregador.
Algumas medidas simples podem melhorar muito o ambiente de trabalho como a limpeza a úmido do local trabalho, bancadas, layout. Deve-se evitar alimentar-se e descansar no local, caso não esteja executando a atividade.
Em relação à higiene pessoal deve ser de responsabilidade de empresa, deve conter armário duplo para separar as roupas comum com a de trabalho.
O ambiente de trabalho que contem a poeira sílica deve ser sinalizada com cartazes, e a proteção respiratória deve ser rigorosa. 
A mais importante das medidas de proteção desses agentes químicos que são liberados no ar são a implantação de captores, dutos, coletores, ventiladores, filtros e chaminé de descartes. Os captores e os filtros retiram o agente causador antes que contamina a zona respiratória do trabalhador, meio ambiente e a comunidade vizinha. 
 
“ As empresas são obrigadas a informar os empregados os riscos e as medidas de controle.
Fundacentro 
5. CONCLUSÃO
É de extrema importância a prevenção de doenças ocupacionais nas empresas, principalmente dessas normas regulamentadoras, onde trabalhadores são expostos produtos insalubres e perigosos. Os equipamentos de medição devem estar em perfeito funcionamento e calibrados. Prevenir acidentes e mitigar todos os riscos que podem existir no local de trabalho, isso requer instalações bem planejadas, materiais adequados, utilização de itens de segurança. 
A silicose provoca prejuízos para o país, economia e principalmente para milhares de famílias.
Prevenir sempre é a melhor solução. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. NR-15 Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora 
BRASIL. NR-16 Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora 
Consolidação das Leis do Trabalho
Brasil. Revista proteção Data: 13/06/2015 / Fonte: CB 
Brasil. FUNDACENTRO. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Kia_0iwb5fI 
Jaques, Fernanda – Técnicas de medição. Indaial. Uniasselvi, 2015 Pag. 127 
Disponível em http://institutofisiomar.com.br/blog/?p=2342
https://descomplicasms.com.br/index.php/2018/03/31/poeira-caracterizada-como-insalubre/

Continue navegando

Outros materiais