Buscar

desenho tecnico avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho Técnico (MDA60)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:652163) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27573597
	Nota da Prova:
	2,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na formação do profissional de Engenharia, todo acadêmico deve conhecer os requisitos e a padronização da correta execução de um desenho técnico. Diante do uso de convenções e símbolos para a uniformização dessa linguagem, disserte sobre a importância do uso de escalas, caligrafia técnica, tipos de linhas, margens e uso de cotas no desenho técnico aplicado à indústria em geral (automobilística, injeção de plásticos, fundição etc.), explorando exemplos do cotidiano.
	Resposta Esperada:
As margens são fundamentais para organizar o desenho dentro do papel e também localizá-lo de forma rápida.
A caligrafia técnica define de forma objetiva, simples, perfeitamente legível e facilmente desenhável, a escrita técnica em um desenho. Em desenho técnico, usamos uma caligrafia obedecendo às normas e não à caligrafia comum. Como exemplo, pode-se citar a norma NBR 8402.
Os tipos de linha e suas respectivas espessuras são fundamentais para o correto entendimento e leitura de um desenho técnico.
As cotas são fundamentais para saber as dimensões dos desenhos.
As escalas são muito usadas quando se quer reduzir, ampliar ou desenhar em tamanho real uma peça.
Com isso, podemos evidenciar que, na indústria automobilística, injeção de plásticos, fundição e metal-mecânica em geral, entre outras, o uso correto das margens, tipos de linha, caligrafia técnica, cotas e escalas é obrigatório e permite o correto entendimento e interpretação de desenhos para qualquer tipo de produto, facilitando a construção ou (re)produção do produto.
	2.
	No que se refere ao desenho de edificações (arquitetônico), deve-se ter sempre em mente que uma edificação, independente do seu uso, é um volume definido pela união de diferentes planos, destacando-se os planos horizontais e verticais. São esses planos que seccionam ou se projetam sobre a edificação, evidenciando as famosas plantas de arquitetura. Dentro desse contexto, o desenho de edificações é uma técnica utilizada na execução de plantas baixas, cortes (seções), elevações (fachadas) e detalhes. No que consiste o desenho de edificações? Como deve ser feita sua representação?
	Resposta Esperada:
O desenho de edificações (arquitetônico) tem a finalidade de representar as três dimensões de uma edificação sobre um plano, que é bidimensional. Este tipo de desenho é executado com o auxílio de linhas de projeções ortogonais/perpendiculares à linha de visão do observador e o plano no qual estas dimensões são representadas deve ser paralelo à superfície do objeto tridimensional. Logo, a planta baixa é gerada por um plano horizontal que se desenvolve paralelamente ao piso da edificação, evidenciando os principais elementos arquitetônicos deste plano. O corte, por sua vez, é gerado por um plano vertical, perpendicular ao piso, que se desenvolve transversal ou longitudinalmente à edificação, evidenciando as alturas dos principais elementos arquitetônicos internos à edificação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando