Buscar

PROVA - FINAL - DIREITO PENAL I - MATUTINO - 2020 2

Prévia do material em texto

Aluno(a): 
	Curso: Direito 
	Período letivo: 
	Semestre: 3º (matutino)
	Data: 
	Valor: 10,0 pontos
	Professor (a): 
INSTRUÇÕES:
1. Esta atividade é composta por 10 (dez) questões. Os valores estão previstos em cada uma delas;
2. A interpretação é parte da avaliação, logo, não serão permitidos comentários ou/e perguntas durante a sua realização;
3. É vedada a comunicação, discussão ou plágio das questões-respostas, sob pena de ser atribuída nota 0 (zero) aos envolvidos;
4. Para fins de correção, serão consideradas as respostas marcadas no gabarito.
Antônio, quando ainda em vigor o inciso VII, do art. 107, do Código Penal, que contemplava como causa extintiva de punibilidade o casamento da ofendida com o agente, posteriormente revogado pela Lei nº 11.106, publicada no dia 29 de março de 2005, estuprou Maria, com a qual veio a casar em 30 de setembro de 2005. O juiz, ao proferir a sentença, julgou extinta a punibilidade de Antônio, em razão do casamento com Maria, fundamentando tal decisão no dispositivo revogado (art. 107, VII, do Código Penal). 
Assinale, dentre os princípios adiante mencionados, em qual deles fundamentou-se tal decisão. 
a) Princípio da ultratividade da lei penal benéfica.
b) Princípio da isonomia.
c) Princípio da proporcionalidade.
d) Princípio da retroatividade da lei penal benéfica.
e) Princípio da legalidade.
Relativo aos princípios fundamentais do Direito Penal, analise as afirmativas a seguir.
I. Segundo o princípio da intervenção mínima, a lei penal só deverá intervir quando for absolutamente necessário para a sobrevivência da comunidade, como ultima ratio e, de preferência, só deverá fazê-lo na medida em que for capaz de ter eficácia. 
II. O princípio da insignificância postula que devem ser tidas como típicas as ações ou omissões que afetem infimamente um bem jurídico-penal.
III. Com relação à proporcionalidade entre os delitos e as penas, deve existir sempre uma medida de justo equilíbrio – abstrata (legislador) e concreta (juiz) – entre a gravidade do fato ilícito praticado e a pena cominada ou imposta, ou seja, a pena deve estar proporcionada ou adequada à intensidade ou magnitude da lesão ao bem jurídico representada pelo delito e a medida de segurança à periculosidade criminal do agente. 
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Com relação ao tema da eficácia da lei penal no tempo e no espaço, analise as assertivas a seguir.
I. Segundo a sistemática adotada pelo art. 3º do Código Penal brasileiro, as leis excepcionais e temporárias não possuem ultratividade. 
II. A proibição da retroatividade da lei penal, como um dos fundamentos do princípio constitucional da legalidade, admite exceções. 
III. O Direito Penal brasileiro adotou expressamente a teoria absoluta de territorialidade quanto à aplicação da lei penal, adotando a exclusividade da lei brasileira e não reconhecendo a validez da lei penal de outro Estado. 
É correto o que está sendo afirmado em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
É praxe a doutrina penal discorrer, no início do estudo da Teoria do Delito, sobre as principais espécies de delito. Cuida-se, é certo, de um tema inesgotável, até porque, não raro, surgem novas classificações, ou – o que é mais frequente – novas denominações.
Considerando essas classificações, analise as afirmativas abaixo.
I. Crime comissivo por omissão ou de omissão imprópria (art. 13, §2º, CP) é aquele em que originalmente o tipo descreve uma conduta positiva, sendo que o agente o realiza por meio de uma inação. 
II. O crime de extorsão (art. 158, CP) é um crime formal porque o tipo descreve conduta e resultado, mas não exige a superveniência deste último para ser tido como consumado. 
III. O crime próprio é aquele que só pode ser praticado pelo autor pessoalmente, como ocorre com o infanticídio (art. 123, CP). 
Marque a opção correta:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
A classificação de crimes pode ser legal ou doutrinária. A classificação legal diz respeito ao nomen iuris, ou seja, à denominação que a própria lei confere à figura criminosa. Já a classificação doutrinária é aquela atribuída pela ciência tendo em consideração as características das infrações penais.
Considerando as várias espécies de crimes, avalie as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção correta.
I. O crime de mão própria é aquele que somente pode ser cometido por determinado agente designado no tipo penal, exigindo a atuação pessoal do sujeito ativo, que não pode ser substituído por mais ninguém. 
II. Crime permanente é aquele em que a execução se prolonga no tempo por determinação do sujeito ativo, de modo que a ofensa ao bem jurídico se dá de maneira constante e cessa de acordo com a vontade do agente.
III. Nos crimes instantâneos de efeitos permanentes, a consumação também ocorre em momento determinado, mas os efeitos dela decorrentes não podem ser revertidos.
a) apenas a assertiva I está correta.
b) apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) apenas as assertivas I e III estão corretas.
d) apenas as assertivas II e III estão corretas.
e) todas as assertivas estão corretas.
Acerca das classificações do crime, avalie as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção correta.
I. No crime consumado, há a conduta e resultado; todas as elementares da figura delituosa estão reunidas. No crime tentado, há conduta, há início de execução da ação delituosa, todavia, o resultado não sobrevém por fatores alheios à vontade do agente.
II. Crime unissubjetivo ou de concurso necessário é aquele em que o tipo exige a presença de mais de uma pessoa. Já o crime plurissubjetivo ou de concurso eventual é aquele em que o tipo descreve a sua realização por um só sujeito, ainda que, eventualmente, possa ser praticado por mais de uma pessoa. 
III. O crime unissubsistente é o que se dá num único ato, ou seja, a conduta não admite fracionamento. Diversamente, os crimes plurissubsistentes admitem o fracionamento da conduta em diversos atos. 
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
Sobre a eficácia da lei penal no espaço, analise as assertivas seguintes.
I. De acordo com o art. 5º do Código Penal, as embaixadas são consideradas, para os efeitos penais, extensão do território estrangeiro.
II. De acordo com o art. 5º do Código Penal, as embaixadas não são consideradas, para os efeitos penais, extensão do território estrangeiro.
III. Para os efeitos penais, uma aeronave brasileira, pública ou a serviço do poder público, que se encontre pousada em aeroporto de outro país é considerada extensão do território nacional.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Segundo o artigo 5º do Código Penal, aplica-se a lei penal brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 
Sobre o território nacional, analise as assertivas a seguir.
I. Estende-se o território nacional a embarcações e aeronaves brasileiras de natureza pública, desde que se encontrem no espaço aéreo brasileiro ou em alto-mar.
II. O território nacional estende-se a embarcações e aeronaves brasileiras de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.
III. O território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, desde que estejam a serviço do governo do Brasil e se encontrem no espaço aéreo brasileiro ou em alto-mar. 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Sobre a definição do Direito Penal, analise as assertivas abaixo.
I. O Direito Penal substantivo refere-sea um conjunto de normas que qualifica comportamentos como infrações penais – crimes/delitos ou contravenções –, determina os seus atores/agentes e fixa sanções – pena ou medida de segurança.
II. O Direito Penal Adjetivo instrumentaliza a atuação do Estado quando da prática de um crime. 
III. O Direito Penal substantivo é também conhecido por Direito Penal formal ou Direito Penal propriamente dito, enquanto que o Direito Penal Adjetivo é ainda conhecido por Direito Penal material ou Direito Processual Penal. 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
As ideias do médico e antropólogo Cesare Lombroso (1835-1909) são consideradas importantes contribuições para o estudo da Criminologia.
A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.
I. Partindo de uma observação teleológica, suas proposições causam uma ruptura com o paradigma estabelecido pelos Clássicos, especialmente no tocante ao criminoso.
II. Lombroso incorpora o método experimental em todos os seus trabalhos, derivando da aplicação desta orientação a figura do criminoso nato.
III. A teoria lombrosiana é, sem dúvida, eminentemente antropobiológica, mas, ao contrário do quanto rotineiramente se afirma, as considerações de causas exógenas e sociais não lhe são alheias. 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO
	1
	A
	2
	D
	3
	B
	4
	C
	5
	E
	6
	A
	7
	B
	8
	B
	9
	E
	10
	E

Continue navegando