Buscar

Redação depressão- nova intervenção

Prévia do material em texto

O filme '' Coringa'' apresenta o personagem Arthur Fleck,que, ao ter seu tratamento psicológico negado pelo Estado, aprofunda seus graves problemas emocionais e ocasiona uma série de violências a sua volta. Esse cenário,que metaforiza a sociedade contemporânea, pode ser vista como uma ilustração do avanço da depressão no Brasil, já que é fruto de uma negligência do Governo em relação à saúde mental da população. Entre os fatores que contribuem para essa problemática, destacam-se o despreparo familiar, juntamente com valores distorcidos da mídia. 
 Desse modo, observa-se que a negligência familiar aliado a ineficácia do Estado, abrange para o crescente índice de depressão no brasil. Isso ocorre, pois a estrutura familiar não possui uma base emocional ou não consideram a depressão como uma doença em que deve ser tratada, visto que o Estado está alienado apenas às ideias que lhe convém, não inserindo, assim, apoio e tratamento para famílias que possuem um ente com esse caso de doença psicológica. Como consequência disso, há cada vez mais uma inserção na sociedade de indivíduos que precisam de certo tratamento, cujo são deixados de lado pela família e pelo Estado, assim como o personagem Arthur Fleck. 
 Além disso, a atuação tendenciosa da mídia solidifica tal situação estarrecedora. Essa realidade advém do fato de a mídia reproduzir esterótipos em que silencia esse assunto letárgico, ao atuar como uma empresa de comunicação que defende os interesses do Estado. Essa ideia, assemelha-se ao pensamento do jornalista Caco Barcellos, para quem '' A culpa não é de quem não sabe, mas de quem não informa'', visto que enquanto a mídia não reproduzir informações necessárias para as pessoas, haverá uma tendência de ignorar a importância do combate à depressão para o bem estar coletivo. 
 Diante do exposto, é nítido que o descaso por parte do Governo, gera uma maior demanda de casos de depressão no país. Assim, para combater essa questão, a sociedade civil organizada juntamente com o Ministério Público precisa pressionar o Poder Executivo, para que esse estabeleça medidas que vise sanar esse problema. Desse modo, o Governo Federal deve criar um Programa de Prevenção à Depressão, que estabeleça à implantação de palestras públicas e propagandas midiáticas, as quais busquem instruir a nação sobre os males dessa patodologia e como lidar com eles. Espera-se que com essas medidas seja possível diminuir a realidade de casos de depressão no Brasil.

Continue navegando