Buscar

AD1 de Gestão deDestino Turístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA - AD1 – 2019/2
Disciplina: Gestão de Destinos Turísticos
Docente: Leandro Martins Fontoura
Tutora: Milena Almeida
Nome:
Polo: 
Matrícula:
1. Com base no texto “Destino turístico como construção coletiva: os atores envolvidos e sua necessidade de articulação”, explique por que o turismo é um sistema de atividade e processos autônomos e ao mesmo tempo interdependentes e, ainda, a importância de uma organização coletiva para sua gestão no âmbito local. (2,5)
Interpretação aula 03
2. De acordo com o texto “O posicionamento dos destinos turísticos nos ambientesmacro, meso e micro do sistema turístico”, classifique as sentenças em verdadeiro ou falso: (2,5)
( F ) Com a implantação do Programa de desenvolvimento do Turismo no Nordeste/NE, os investimentos e os fluxos turísticos tornaram-se homogêneos. As capitais, os destinos litorâneos e não litorâneos recebem igualmente os recursos, tanto público como privado.
Interpretação pág 17 e 18. “O autor percebeu que, de modo geral, os resultados dos investimentos públicos (aeroportos, vias litorâneas) e privados (notadamente os empreendimentos hoteleiros) no estado do Ceará são condições para atração e distribuição dos fluxos turísticos no Nordeste. Contudo, observa que esses fluxos permanecem concentrados principalmente nas capitais nordestinas e pouco alcançam outros destinos litorâneos, menos ainda os não litorâneos.”
( F ) O Sistema turístico é composto por vários elementos, que não estão isolados entre si, mas se relacionam e são mutuamente dependentes. O ambiente é um elemento do sistema turístico, apesar disso, não exerce influência sobre ele. 
Resp.: pág 5 O Sistema turístico é composto por vários elementos, que não estão isolados entre si, mas se relacionam e são mutuamente dependentes. O ambiente do sistema, segundo Beni (2001), é composto pelos objetos que não fazem parte do sistema, mas que, apesar disso, exercem influência sobre ele. 
( F ) Segundo Leiper (1990), um dos elementos que constituem o sistema é o setor turístico, onde se sentem os impactos da atividade e na qual as estratégias de planejamento e gestão serão executadas;
Resp.:pág 4 - Segundo Leiper (1990), o elemento que constitui o sistema, onde se sentem os impactos do turismo e na qual as estratégias de planejamento e gestão serão executadas, é a região de destino.
(V ) Segundo o texto, há uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e o da atividade turística. Em diferentes escalas do ambiente (macro, meso e micro) é possível perceber uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita, tornando os destinos heterogêneos.
Resp.: interpretação da pág 8 à 18.
( F ) O ambiente do sistema turístico (SISTUR), segundo Beni (2001), é formado apenas pelos subsistemas: social, econômico.
Resp.: pág 2 – “Como foi demonstrado por Beni (2001), o ambiente do sistema turístico (SISTUR) é composto por quatro subsistemas: ecológico, econômico, social e cultural.”
3. O texto “Formação de uma entidade de gestão coletiva do Destino Turístico” conclui que o processo de associação é a base da constituição dos grupos sociais. Num Destino Turístico, existem muitas e diferentes organizações, que podem se agrupar e formar um novo Grupo, necessariamente secundário, denominado Instituição. As organizações podem se associar para resolver problemas de governança, isto é, de gestão coletiva e compartilhada de problemas e recursos comuns. Diante disso, descreva com suas palavras, as cinco formas básicas abordadas no texto que a instituição pode assumir, e cite exemplos reais sobre cada uma delas. (2,5) 
Aula 04 - As cinco formas básicas que esta instituição pode assumir são as seguintes: a) associação, que é uma forma de organização mais genérica e é a base para as outras; b) a OSCIP, que é um tipo específico de associação, de caráter privado, isto é, dos membros do grupo, mas de finalidade pública; c) os conselhos, que são instrumentos de gestão descentralizados e compartilhados entre o poder público e a sociedade civil organizada; d) os fóruns e comitês, que são formas mais momentâneas para debate coletivo e validação de ideias e para resolução de problemas específicos, respectivamente; e) os consórcios, que são tipos específicos de parcerias entre entidades, em geral, públicas e o poder público estatal.
4. Assinale a alternativa correta: (2,5)
(a) Para Wanke (2001), a estratégia de posicionamento logístico é composta de quatro categorias de decisão organizacionais, que devem ser tomadas de forma coerente e devem ser articuladas entre si: 1) a coordenação do fluxo de produtos; 2) a política de produção; 3) a alocação de estoques; 4) a política de transportes.
Errada, São cinco categorias: 1) a coordenação do fluxo de produtos; 2) a política de produção; 3) a alocação de estoques; 4) a política de transportes; 5) o dimensionamento da rede.
(b) O processo de agregação de valor no Turismo é feito pela combinação de um conjunto de microprodutos turísticos, resultantes de cada uma das empresas do setor. Surge de forma espontânea e, assim, não necessita de gestão.
Errada, não surge de forma espontânea e necessita de gestão.
(c) Segundo Goulart (2000), as atividades do PCP podem ser divididas em quatro fases, que são hierarquizadas segundo sua precedência. Tal abordagem considera diferentes horizontes de planejamento: longo, médio e curto. 
Errada, Tal abordagem hierarquizada considera diferentes horizontes de planejamento: longo, médio, curto e curtíssimo prazo.
(d) A função do planejamento e controle da produção é gerenciar as quantidades de cada recurso que serão processados na produção de determinado bem (produto ou serviço), assim como o tempo necessário para sua execução e sua disposição espacial.
Certa

Outros materiais