Buscar

ATIVIDADE avaliação grau A - FILME (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade curricular:
(Nome da Disciplina)
	Gestão Ambiental
	Turma:
	
	Professor:
	Vanessa C. Brambilla
	Ano/semestre: 2018/1º
	Data: 23/05/2018
	Aluno(a):
	 Marcia cristiane de maman
	Grau: A
	Valor total:
______3 ,0_____
	Regras Avaliativas:
	Não serão aceitas rasuras; respostas à caneta. O desenvolvimento deverá aparecer para a questão ser considerada correta. Atividade em grupo.
 
 
FILME: Nosso Planeta, Nossa Casa
ATIVIDADE PARA ENTREGAR – ESTUDO DE CASO
•Fazer mapa conceitual dos exemplos citados no documentário;
•Elencar os problemas ambientais e as possíveis soluções;
O vídeo se preocupa em mostrar que o planeta Terra viveu ‘harmonicamente’ milhões de anos e de 1950 até a atualidade o homem explorou da Terra absurdamente e que a população está crescendo em proporções impressionantes. O planeta é um só e poluir o meio ambiente em qualquer lugar do mundo também está interferindo em lugares distantes como na Groelândia que o gelo está derretendo, e se derreter totalmente poderá ter um aumento na altitude do mar de 7 (sete) metros. No fim do vídeo fala diversos pontos negativos que estão acontecendo no planeta, como: Alimentação, perda da vegetação, consumo exagerado pelo homem, extinção de aves e peixes, poluição de rios, aumento da temperatura, fome, etc.
Mas logo no fim mostra vários pontos positivos deixando claro que ainda podemos mudar o destino do planeta com consumo responsável.
Melhoria de ensino, cultura, educação, solidariedade de ONGs, parques preservados, reflorestamento de países após a 2ª guerra mundial, desmatamento controlado em países, casa produzindo sua própria energia, Energia geotérmica, fazendas de vento, etc.
•Fazer uma análise crítica do documentário.
“Vida, um milagre do universo”. Com essa frase o narrador inicia o documentário que relata a trajetória de toda a vida no planeta terra e conta como o ser humano apesar de ter surgido a milhares de anos após o surgimento do Universo, conseguiu abalar tudo aquilo que existia muito antes dele.
 O autor lança um desafio: Escute atentamente essa história que é a sua história e decida o que quer fazer!
Foram 98 minutos de imagens aéreas belíssimas, que descrevem tanto a formação da terra, como os processos que levaram o planeta a ser habitat possível a organismos vivos – tanto fauna quanto flora – inclusive seres humanos que existe há 200 anos, imagens aéreas foram 500 horas de filmagens, em 54 países e 200 locações – dão a impressão do tão pequeno nós seres humanos somos em meio a grandiosidade do planeta.
O documentário inicia-se citando as características primitivas do nosso planeta, toda a constituição geoclimática antes da existência humana (pó,fogo,nuvem de poeiras aglutinadas...), uma situação climática impossível de existir vida, e segue contando como tudo foi sendo modificado e como os primeiros seres foram surgindo, e, à partir daí toda a narrativa foi direcionada ao surgimento de todas as coisas, desde as rochas solidificando e se expandindo, os vapores vindos da terra e congelamento dela pelo esfriamento fazendo com que a água na forma líquida passasse a existir; as bactérias como seres essenciais ao desenvolvimento da vida e sua contribuição para alteração da atmosfera.
Todo o ciclo mencionado anteriormente surgiu através de acontecimentos diversos que culminaram no motor da vida que, segundo o narrador, é a ligação entre tudo que é resultante desse equilíbrio entre todos os seres viventes, formando uma teia perfeitamente harmoniosa e adaptada entre si , e que a pesar de todo o conhecimento alcançado pelo homem, ainda há muito a ser desvendado nesse grande mistério que é a vida na terra .
O ser humano se beneficia de toda a natureza que foi deixa da na terra, apoderando-se de tudo ao seu alcance, e assim todos os elementos da natureza foram dominados dando início à evolução duvidosa do ser humano, pois para evoluir, o homem passou a devastar e destruir, a população começou a crescer e com ela várias necessidades, a princípio apenas para mera sobrevivência, porém com o passar do tempo surgiu a sede de posse, veio a agricultura trazendo consigo o uso indiscriminado dos recursos naturais.
Após o domínio das técnicas da agricultura, descobriu -se o carvão e com ele um grande avanço para os habitantes da terra sendo utilizado como combustível, porém o capitalismo passou a ter um espaço cada vez maior, o crescimento nas edificações, na mecanização para uso agrícola na busca por grandes colheitas que trouxe surgimento de pragas e a busca por produtos para combate-las (agrotóxicos), o crescimento da agricultura resultou em excedentes que foram destinados cada vez mais para a pecuária com a criação de gados, desencadeando assim uma sequência de eventos danosos tanto a o meio ambiente quanto ao próprio homem, pois toda essa “evolução” requer o uso dos recursos naturais de forma exagerada.
Na sequência de eventos evolutivos, veio a descoberta do petróleo que passou a controlar a vida econômica no planeta, trazendo cativo um vasto campo de possibilidades, sabendo-se que dele depende praticamente tudo no planeta, haja vista ser o combustível que move o mundo (nos dias atuais, alguns países bem desenvolvidos já estão utilizando outros meios para substituir o petróleo que não é renovável).
Observando-se todo esse progresso e devastação, percebe-se que, apesar de ser um fator negativo mostrado até aqui, o mesmo pode ser visto por outro ângulo, pois no processo de evolução das espécies há necessidades de grandes mudanças e para que elas ocorram às vezes se faz necessário deixar de existir algo para dar lugar à existência de outras coisas, outros seres, isso vem ocorrendo evolutivamente desde a era pré-histórica até os dias atuais.
Umas das curiosidades mostradas no documentário está relacionada a Dubai que, segundo o narrador – é o lugar onde o impossível se torna possível – visto que possui poucos recursos naturais mas por conta da sua grande extração de petróleo lhe oferece um poder econômico muito grande onde consegue importar tudo o que necessita, desde alimentos até à dessalinização da água para torná-la portável. Isso prova o quanto o ser humano tem destruído a si mesmo. O documentário também relata o triste fato sobre a pescaria marítima que tem sido devastada, em muitos locais onde a pesca já foi abundante, hoje já quase não existe; e o que dizer da água que é um dos recursos mais explorados e que trazem maior preocupação futura! Nos lugares onde a água é escassa, buscam-na nas profundezas do solo (água fóssil), porém é uma fonte não renovável que tem ficado cada vez mais distante. Os rios que antigamente foram grandes mananciais e bem conhecidos como Rio Jordão por exemplo, hoje praticamente inexistente, e muitos poços já foram abandonados por não oferecerem mais agua, a quantidade agua utilizada em grandes centros é exagerada e a falta dela pode afetar cerca de 2 bilhões de pessoas até 2025. Os pantanais são indispensáveis porem estamos usando utilizado de forma abusiva na criação de animais, devastando para o plantio a pastagem, arvores e florestas devastada para fabricação de carvão. O ser humano não respeita mais nem seu sustendo no que diz respeito ao alimento físico, destruindo aquilo que sempre foi seu sustento. O povo chamado Rapanui, que vivia na ilha de Pascoa utilizavam recursos naturais de tal forma que deixaram de existir ficando sem recursos e sem forma de sobrevivência. Narrador ressalta sobre os danos e as futuras consequência da forma que está caminhando a humanidade, todo o carbono capturado pela natureza por milhares de anos será liberado novamente o aquecimento está aumentando, geleiras derretendo, a exploração desenfreada está ameaçando a existência na terra – até 2050 pelo menos 25% da existência vivente na terra será ameaçada. A calota glacial do Polo Norte está derretendo misturando com o mar e subindo, os lençóis freáticos ficarão cada vez mais escassos. Queima de arvores libera dióxido de carbono; nós criamos fenômenos que não podemos controlar; 20% da populaçãoconsome 80% dos recursos do planeta; o mundo gasta 12 vezes com militares do que com desenvolvimento; 5 mil pessoas morrem por dia por consumir agua poluída ; 1 bilhão de pessoas não tem agua potável ; 50% dos grãos são utilizados para alimentar animais ou biocombustíveis; 40% das terras aráveis sofrem danos de longo prazo; 13 milhões de hectares de florestas desaparecem por ano, temperatura média nos últimos 15 anos foram as mais altas. Em 2050 pode haver mais de 200 milhões de refugiados do clima.
Sugestão:
Pode ser abordado as legislações e resoluções correlatas brasileiras como forma de buscar respaldo na identificação dos problemas.
As soluções por eles abordadas podem permear a Política pública de meio ambiente nos níveis internacional e nacional.
(Conferência de Estocolmo, Eco-92, Rio+20, Protocolo de Kyoto) para ampliar o debate.
Acredito que com a Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Dessa forma poderiam estar auxiliando sim ao meio ambiente por meio de respaldo de identificação de problemas.

Outros materiais