Buscar

Síntese Coletivo de Autores 1 cap

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luis Paulo Siqueira Guimarães
Síntese Capitulo 1 do livro
METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O primeiro capítulo apresenta A Educação Física no currículo escolar: desenvolvimento da aptidão física ou reflexão sobre a cultura corporal a respeito do projeto político-pedagógico, que se trata de uma pedagogia emergente chamada de crítico-superadora, a qual é provida de três atributos: diagnóstica, pois verifica e decifra os elementos da realidade; judicativa, porque julga as constatação a partir de uma ética derivada dos interesses de alguma classe social, e teleológica pois apresenta um alvo específico. 
Na Concepção de currículo ampliado, o elemento do currículo é a reflexão do aluno, onde a escola se utilizaria do conhecimento científico oferecendo um tratamento metodológico de forma a confrontar assim o contexto social dos alunos. Desenvolve um eixo curricular determinando as disciplinas nucleares do currículo e a dinâmica curricular consistir em três pilares: o trato com o conhecimento, a organização e a normatização escolar. 
De acordo com princípios curriculares no trato com o conhecimento, os conteúdos tratados em sala necessitam estar ligados à realidade social dos alunos, para que cooperem com a construção da identidade de classe deles. Os conteúdos, enquanto elementos da realidade, precisam ser demonstrados simultaneamente e forma espiralada, evidenciando sucessivamente sua provisoriedade e historicidade, com a intenção de que o aluno tenha o conhecimento da totalidade.
Acerca dos Ciclos de escolarização, a nova forma de trato com os conteúdos é feita por meio de ciclos, que se dividem em quatro: 
O 1º Ciclo de escolarização diz respeito ao período da pré-escola até a 3º série, chamado de ciclo de organização da identidade dos dados da realidade, em que os alunos formariam sistemas, encontrando relações entre as coisas, identificando suas semelhanças e diferenças. O aluno daria um salto qualitativo quando começasse a qualificar e associar objetos; 
O 2º Ciclo envolveria o período da 4º a 6º série e é designado como ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento. Completando este ciclo o aluno desenvolveria a capacidade de abstração, constituindo relações complexas entre as coisas. O salto qualitativo acontece nesse momento quando o aluno consegue estabelecer relações. 
O 3º Ciclo de escolarização da 7º série à 8º série entendido como ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento. O aluno aqui expandiria a consciência da atividade teórica, consubstanciando um salto qualitativo quando se tornaria capaz de reorganizar a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico. 
O 4º Ciclo corresponde do 1º ao 3º anos do Ensino Médio, chamado de ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento. O aluno desenvolveria aqui a capacidade de refletir sobre os objetos, dando um salto qualitativo quando conseguisse estabelecer relações entre eles.
Na escola essa perspectiva de Educação Física colabora com os interesses populares, trocando a individualidade pela solidariedade. Assim sendo, esta nova abordagem de trabalho da educação física deve ser vista como caminho para proporcionar o desenvolvimento íntegro do aluno.

Continue navegando