Buscar

aplicaçoes fisicoquimicas word3

Prévia do material em texto

Sistema de refrigeração e coeficiente de performance
Discentes: Adler Henrique de Paula Barroso, Ana Luiza Cardoso, Franciele Salvador, Joyce Camila Silva e Maria Patrícia 
1. Justificativa bibliográfica/embasamento teórico
Os primeiros equipamentos de refrigeração desenvolvidos e fabricados eram muito grandes, caros e pouco eficientes, o que restringia o uso da refrigeração mecânica a pequenas aplicações na indústria. Com o avanço das tecnologias industriais e a melhora nos processos de fabricação, em algumas décadas a área de refrigeração expandiu-se e atualmente é indispensável e essencial para a atividade humana. Consequentemente, o consumo de energia elétrica para acionar os motores e demais componentes pertencentes aos sistemas de refrigeração também se tornou indispensável. Os sistemas de refrigeração representam cerca de 20% do consumo total de energia elétrica do Brasil, no setor residencial, são responsáveis pelo maior consumo, com participação de 32%, e representam ainda 17% do consumo no setor comercial, e 9% do consumo global. 
 Segundo estudo de demanda para avaliação da eficiência energética entre os anos 2012-2021 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) (2012), vinculada ao governo brasileiro, questões como o esgotamento dos recursos naturais, destruição da camada de ozônio, efeito estufa e aquecimento global levaram à criação de novas leis, campanhas e incentivos para que se desenvolvessem produtos com maior eficiência energética. 
Nesse sentido, o presente trabalho contemplará uma análise bibliográfica de como a performance da unidade de refrigeração por compressão de vapor é afetado durante sua operação em diferentes regimes de trabalho, bem como avaliar como sua eficiência é afetada pela introdução de um trocador de calor entre o evaporador e o compressor.
2. Justificativa científica/tecnológica
 
Os equipamentos de refrigeração representam uma grande parcela do consumo total de energia elétrica no Brasil, chegando a 20%. O bom dimensionamento do sistema de refrigeração é necessário para obter um produto eficiente. 
Para que isto possa acontecer é necessário entender o comportamento dos equipamentos, bem como estabelecer os principais parâmetros que afetam o seu desempenho. Um dos equipamentos mais utilizados hoje em residências e na indústria são as unidades de refrigeração, que dependendo da situação, representam uma parcela importante do consumo de energia. A escassez dos recursos naturais, os esforços do governo através de incentivos para alcançar a diminuição do consumo de energia elétrica e a busca dos consumidores por produtos mais eficientes, o que tornará este trabalho relevante.
4. Metodologia
· Apresentação das leis da termodinâmica e dos ciclos de refrigeração por compressão de vapor;
· Descrição do funcionamento da unidade laboratorial de refrigeração;
· Descrição de ensaios e análise dos resultados;
5. Resultados e Discursões
O resultado esperado é conseguir mostrar, que o coeficiente de performance da unidade de refrigeração (COP) está ligado às temperaturas de evaporação e condensação do fluido de trabalho. Os coeficientes de performance aumentam com o aumento da temperatura de saturação no evaporador (quando se mantém a pressão no condensador constante), uma vez que pode estar utilizando ou não um trocador de calor. 
6. Referências
BAIER, H. I otimização do sistema de refrigeração de um expositor comercial leve para cervejas. Universidade do Vale do Taquari Centro de Ciências Exatas e Curso de Engenharia Mecânica, Lajeado, 2017. 
SILVA, João Paulo. Análise do desempenho de refrigeradores. Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, Juiz de Fora, 2016. 
Funcionamento de geladeira e ar condicionado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aUR0hJlsdos> Acesso em: 20 nov. 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina