Buscar

acolhimento e humanizaçao

Prévia do material em texto

_devemos sempre manter os cuidados com o doente e seus familiares.
Praticar os princípios:
Eutanásia: Podemos defini-la como a antecipação da morte de um paciente que se encontra em uma situação clínica de sofrimento e sem possibilidade de cura, como é o caso dos pacientes terminais.A palavra “eutanásia” vem do grego e significa “boa morte”. Assim, a ideia seria a de oferecer uma morte mais humanizada e com um grau de sofrimento menor, uma espécie de “morte assistida”, já que a eutanásia é sempre realizada por outra pessoa que não o próprio paciente.
Tipos:
· Eutanásia ativa voluntária: é feita pela administração de medicamentos ou realização de algum procedimento com o intuito de levar o paciente à morte, após o seu consentimento;
· Suicídio assistido: é o ato realizado quando o médico fornece medicamentos para que o próprio paciente possa abreviar a vida;
· Eutanásia ativa involuntária: é a administração de medicamentos ou realização de procedimentos para levar o paciente à morte, em situação na qual o paciente não consentiu previamente. Esta prática é ilegal em todos os países.
Distanasia:  é o ato de prolongar o dia da morte de uma pessoa, prolongando, com isto, a dor e o sofrimento. Assim, a distanásia é considerada uma má prática médica, pois promove uma morte lenta, através de tratamentos considerados fúteis e sem benefícios para a pessoa em fase terminal de vida.
Ortotanasia: A ortotanásia promove uma morte natural, digna e que segue o curso da vida, sem que sejam feitos tratamentos considerados fúteis, invasivos e artificiais para manter a pessoa viva e prolongar a morte, como a respiração por aparelhos, por exemplo.A ortotanásia é praticada por meio dos cuidados paliativos, abordagem que procura manter a qualidade de vida do paciente, e da sua família, em casos de doenças graves e incuráveis, ajudando no controle de sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
“empatia não e sentir pelo outro,mas sentir com o outro”

Continue navegando